Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica
Ementas
1. Metodologia da Pesquisa em Espanhol como Língua Estrangeira
Estudos específicos de metodologia de pesquisa inerentes ao ensino/aprendizagem de ELE em contexto brasileiro.
2. Política e planejamento linguístico para o ensino de LE no Brasil
Aproximações teóricas aos conceitos de política e planejamento linguístico. Política e planejamento linguístico para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Políticas de difusão e ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no sistema educativo brasileiro.
3. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem de ELE
A afetividade na prática educativa: concepções teóricas sobre a afetividade; as emoções e sentimentos como fenômenos afetivos centrais; teorias modernas sobre a afetividade; a emoção como processo: definição, características, classificação; o impacto das emoções positivas e negativas no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: o papel da gostatividade; o fenômeno da derivação afetiva; alguns desencadeadores de emoções positivas e negativas na sala de aula; o professor como EEC, entre outros. A inteligência emocional.
4. Abordagens de ensino de LE
Noções teóricas sobre abordagens e concepções acerca do processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE). Do método de gramática e tradução à abordagem intercultural. Ênfase na abordagem comunicativa e seus desdobramentos: Compreensão e prática. Abordagens de ensino-aprendizagem de ELE segundo os documentos curriculares oficiais para a Educação Básica.
5. Didática da produção e da compreensão escrita em ELE
O papel dos gêneros do discurso no ensino/aprendizagem de línguas no âmbito das pesquisas contemporâneas em Linguística Aplicada, considerando-se a relação entre linguagem, discurso e sociedade. Didática da compreensão leitora em ELE: ensino de técnicas de seu uso instrumental: aspectos psicolinguísticos do processo; concepções, funções, fatores, níveis e avaliação da compreensão leitora e estratégias de leitura. A produção escrita em ELE: as diferentes vertentes de ensino/aprendizagem de produção da escrita ao longo da história da disciplina de língua espanhola na escola; a escrita enquanto prática social sob a perspectiva de gêneros; os gêneros do discurso sob a ótica sociodialógica da linguagem. A elaboração e avaliação de atividades de compreensão e produção escrita em ELE para a Educação Básica.
6. Didática da produção e compreensão oral em ELE
O papel do professor contemporâneo de ELE no trabalho com a produção e compreensão oral no ensino/aprendizagem de ELE; diferenças entre comunicação oral e comunicação escrita; tipos de textos orais, suas características y funcionalidade; propostas para o ensino/aprendizagem da produção e compreensão oral para a Educação Básica; propostas para o ensino/aprendizagem da produção e compreensão oral para diferentes níveis; a realização do diálogo intercultural através do trabalho com as habilidades de compreensão e expressão oral; avaliação das atividades de produção e compreensão oral.
7. Novas tecnologias no ensino de ELE
As novas tecnologias na escola e sua utilização no ensino de ELE. Conceitos e abordagens relacionados a: Ciberdiscurso, alfabetização digital, novos gêneros virtuais, texto e hipertexto, Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, motivação mediada pelo uso das novas TIC's, aprendizagem através de Redes Sociais, todos aplicados ao ensino de ELE.
8. Panorama da Literatura Hispano-Americana do Boom
As obras literárias mais representativas do Boom latino-americano. As conquistas estilísticas e temáticas. Estudo teórico e transposição didática.
9. Didática do Ensino de Gramática em ELE
Didática para a reflexão metalinguística: a língua como objeto de conhecimento. Enfoques tradicionais e atuais no ensino de línguas estrangeiras: concepções do ensino de gramática. Competência discursiva e linguística. O texto como unidade de comunicação e sua exploração didática. Estratégias de ensino-aprendizagem de gramática. Orientações metodológicas para o ensino de conteúdos gramaticais na escola básica: o quê, quando e como ensinar. Avaliação e elaboração de material didático para trabalhar com os conteúdos gramaticais na escola básica.
A literatura e o ensino de línguas estrangeiras modernas. O texto literário na aula de ELE. O livro didático de espanhol para brasileiros e o tratamento do texto literário. Análise, produção e aplicação de atividades a partir do texto literário: uma proposta para o ensino de ELE na educação básica.
11. Seminário temático I: A abordagem intercultural no ensino de ELEDiálogos interculturais no ensino de espanhol como língua estrangeira. Confronto de manifestações culturais, materializadas em diferentes linguagens e gêneros.
12. Seminário temático II: O livro didático no ensino de ELEO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O Guia de Resenhas do PNLD. Critérios de avaliação do livro didático – A Ficha de Avaliação. Análise das atividades do Livro do Aluno e das orientações do Manual do Professor, de livros aprovados no PNLD.
13. Seminário temático V: Avaliação da aprendizagem em ELEReflexões acerca do processo de avaliação no ensino de ELE na Educação Básica. Tipos de avaliação. Identificação das distintas etapas da avaliação. Orientações metodológicas para a avaliação de ELE na Educação: o quê, como, quando e para quê avaliar.
14. Seminário temático IV: A elaboração de unidades didáticasA sequencia didática no ensino das quatro habilidades. Gêneros textuais e esferas de circulação do texto. O ensino dos gêneros orais e escritos. Ensino de vocabulário e de gramática. A importância da cultura e da interculturalidade. Os temas transversais. Orientação didática. A abordagem dos textos: emprego de estratégias e atividades apropriadas a cada gênero direcionadas ao ensino de espanhol como língua estrangeira. A integração das habilidades comunicativas.
15. Seminário temático III: A motivação na aprendizagem de ELEA motivação na sala de aula: definição e tipos de motivação. Condicionantes pessoais e contextuais da motivação para aprender. Aprendizagem e motivação. O papel do professor na motivação dos alunos. Medidas organizacionais para ajudar a motivação e aprendizagem na sala de aula de ELE.