Direito
Escritório Modelo
A implantação do Escritório Modelo de Direito coloca a Universidade Estadual de Santa Cruz mais próxima da Comunidade. O Escritório de Advocacia, além de suas atividades didático-pedagógicas, introduz o estudante nas práticas da advocacia, desenvolvendo práticas extensionistas, prestando assistência jurídica gratuita à comunidade externa, principalmente às pessoas mais carentes.
Aprendendo Direito
Escritório Modelo prepara os novos advogados
Criado em agosto de 1996, o Escritório Modelo de Direito tem desempenhado um papel Importante, possibilitando que os estudantes passem da teoria à prática durante o período de formação acadêmica. O escritório conta com 16 estagiários, divididos em dois turnos, que prestam assistência jurídica gratuita, orientados por dois professores.
O atendimento é feito nas áreas criminal, cível, trabalhista e comercial, beneficiando pessoas sem condições de arcar com as custas processuais. Cerca de 50 pessoas procuram os serviços do Escritório Modelo por mês, originando uma média de 15 processos, que são acompanhados pelos estagiários e professores de Direito até sua conclusão.
O Escritório Modelo reúne alunos a partir do 5º semestre e a carga horária do estágio é de 300 horas. A professora Lourice Hage Salume Lessa, diretora do Departamento de Ciências Jurídicas da UESC, afirma que o Escritório Modelo acaba contribuindo para a melhoria da qualidade do curso, "permitindo que os formandos saiam preparados para enfrentar um mercado altamente competitivo".
O reflexo dessa qualidade é que nos dois exames do Exame Nacional de Cursos (o Provão) realizado pelo Ministério da Educação e Cultura, o curso de Direito da UESC recebeu conceito A, o melhor resultado entre todas as universidades do Norte/Nordeste do País.