Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Ciências Biológicas - Licenciatura

Disciplinas Optativas

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM FOCO NOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS - Ementa: Refletir sobre as possibilidades de utilização dos ecossistemas marinhos para integrar conceitos que muitas vezes são compartimentados e isolados. Diferentes metodologias e propostas de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula e em campo, utilizando os ecossistemas costeiros da região como fio condutor. Identificar a importância da aula de campo no ensino de ciências e biologia; reconhecer técnicas utilizadas em aulas de campo que favoreçam a construção do conhecimento/aprendizagem.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ESCOLA - Ementa: Aspectos sociais, históricos e econômicos das escolhas alimentares adotadas na sociedade contemporânea. Epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis e suas relações e impactos nos processos pedagógicos contemporâneos. Políticas públicas para educação alimentar e nutricional na escola. Princípios pedagógicos da educação alimentar e nutricional e sua aplicação na construção de práticas e materiais didáticos nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ementa: As narrativas como mecanismo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência. Referenciais, metodologias e estratégias na escrita de narrativas. Histórias de vida e formação docente. Narrativas e reflexão sobre formação inicial de professores.

EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA - Ementa: História da agricultura e da agroecologia. Conceitos e antecedentes da agroecologia. Agroecossistemas tradicionais do sul da Bahia. O papel do educador na agroecologia. Princípios e diretrizes da educação em agroecologia. O papel do biólogo na e para escola do campo. Perspectivas e exemplos da educação em agroecologia no sul da Bahia.

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA - Ementa: Elaboração de materiais didáticos, experimentos e aulas práticas nos diferentes temas da Botânica, como alternativa ao livro didático para o ensino básico e médio. Discussão sobre temas atuais em Botânica.

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: Significados dos recursos didáticos para o processo educativo. Conceito e concepções de recurso didático. Alternativas de materiais didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. Planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação de material didático.

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS - Ementa: Conceitos de Ensino por investigação. Ensino por investigação e alfabetização científica. Ensino por investigação e Argumentação. Pressupostos teóricos e metodológicos. Atividades de ensino por investigação em sala de aula.

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA - Ementa: Formação de professores e educação em saúde: aspectos históricos e curriculares. Conceitos de Educação em Saúde. Relação Educação em Saúde e Ensino de Ciências. Temáticas emergentes em Educação em Saúde. Metodologias, estratégias e atividades de Educação em Saúde no Ensino de Ciências.

HISTÓRIAS DE VIDA: O POTENCIAL DAS NARRATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE - Ementa: As narrativas como mecanismo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência. Referenciais, metodologias e estratégias na escrita de narrativas. Histórias de vida e formação docente. Narrativas e reflexão sobre formação inicial de professores.

JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA - Ementa: O jogo como instrumento didático. Tipos de jogos didáticos. Exemplos e aplicações de jogos didáticos no ensino de genética da herança e molecular. Elementos cognitivos e conhecimento científico para a confecção de jogos. Confecção de jogos e aplicações práticas. Avaliação de resultado de aprendizagem com e sem aplicação de jogos didáticos.

LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Ementa: Conceitos de lúdico e ludicidade. Relação ludicidade e ensino de ciências. Metodologias e estratégias lúdicas. Execução de atividades lúdicas no ensino de ciências.

PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS - Ementa: Integração dos licenciandos aos projetos existentes na escola, planejando e desenvolvendo ações, considerando as possibilidades e limitações das escolas. Organização do Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas (Semil).

RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - Ementa: O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências e biologia; as concepções de ciência e tecnologia presentes nos filmes; instrumentalização do ensino de ciências e biologia a partir do cinema; discussão dos mitos científicos e tecnológicos.

RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - Ementa: Movimento CTS e educação CTS na América Latina e no contexto brasileiro: histórico e interlocuções com a pedagogia progressista freireana; Temas sociais atuais na educação CTS: questões sociocientíficas no ensino em ciências. Formação para a cidadania. Educação CTS e formação de professores: questões que possibilitem e dificultam sua inserção na escola.

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Ementa: História das tecnologias na educação. Novos paradigmas sociais. Processo de informatização da sociedade. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso dessas tecnologias no ensino de ciências e biologia. O ensino mediado por tecnologias da informação e comunicação (TIC) para auxiliar o processo ensino – aprendizagem (presencial ou a distância) e as implicações do uso das TICs no ensino de ciências e biologia.

AMOSTRAGEM DE AVES PARA CONSULTORIA AMBIENTAL - Ementa: Ecologia de aves. Desenho amostral, planejamento, proposição e treinamento em metodologias específicas. Tabulação e análise de dados. Elaboração de relatórios técnicos.

AMOSTRAGEM DE MAMÍFEROS PARA CONSULTORIA AMBIENTAL - Ementa: Desenho amostral, planejamento, proposição e treinamento em metodologias específicas para mamíferos terrestres (pequenos, médios e grandes) e morcegos. Elaboração de relatórios técnicos e de propostas comerciais.

ANÁLISE DE DADOS BIOLÓGICOS - Ementa: Desenho amostral. Organização de base de dados. Organização de dados para análises. Análises exploratórias com uso de gráficos. Medidas de tendência central e dispersão. Testes estatísticos. Interpretação e representação de resultados em gráficos e tabelas.

ANIMAIS PEÇONHENTOS - Ementa: Reconhecimento de Poríferos, Cnidários, Moluscos, Equinodermos, Quilópodes, Insetos, Aracnídeos, Peixes e Serpentes de importância médica, com ênfase na fauna regional. Importância farmacológica das toxinas animais. Epidemiologia dos acidentes e manifestações das toxinas no organismo humano. Produção e distribuição de soros antivenenos e atendimento ao acidentado. Campanhas para a profilaxia dos acidentes.

ARBORIZAÇÃO URBANA - Ementa: Histórico da arborização urbana. Usos, benefícios e funções das árvores nas cidades. Noções de paisagismo e planejamento em arborização urbana. Fisiologia das árvores no ambiente urbano. Propagação e plantio de espécies arbóreas em ambientes urbanos. Poda. Legislação.

BASES DE HISTOPATOLOGIA - Ementa: Caracterização histológica dos diferentes processos patológicos em diferentes tecidos. Degeneração. Morte celular (apoptose e necrose). Alterações do interstício. Alterações circulatórias. Inflamação aguda. Inflamação crônica. Reparação tecidual. Calcificações. Pigmentações patológicas. Alteração do desenvolvimento e crescimento celular. Neoplasias benignas e malignas.

BASES MOLECULARES DO CÂNCER - Ementa: Estudo dos aspectos genéticos associados ao câncer, destacando a importância da sua dinâmica frente à iniciação, promoção e progressão desta patologia em particular. Histórico das doenças neoplásicas. Epidemiologia do câncer. Características biológicas e bioquímicas da célula tumoral. Aspectos histopatológicos do câncer. Etapas da carcinogênese. Nomenclatura. Características das neoplasias benignas e malignas. Angiogênese. Patogênese do processo metastático. Estadiamento tumoral. Conceito de hiperplasia, metaplasia e displasia. Elucidação do mecanismo de ação de fármacos, pesquisa e síntese de novos fármacos aplicados ao tratamento do câncer. Xenobióticos e Câncer. Investigação molecular do câncer hereditário e esporádico. Proto-oncogenes e genes supressores de tumor. Ciclo celular e apoptose. Controles epigenéticos: metilação gênica e imprinting do DNA. Instabilidade cromossômica e câncer. Leucemia e tumores sólidos. Câncer em síndromes hereditárias. Marcadores tumorais. Citogenética clássica e molecular de neoplasias humanas. Alterações genéticas em tumores. Prevenção do câncer.

BIODIVERSIDADE - Ementa: O conceito de biodiversidade, componentes e níveis de estudo. Padrões geográficos de biodiversidade, explicações e teorias. Métodos de estudo de diversidade de espécies: inventários, índices e estimativas de riqueza. O papel da diversidade na estabilidade e funcionamento dos ecossistemas. A situação atual da diversidade biológica no Brasil e no mundo.

BIOACÚSTICA COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO - Ementa: Conceitos teóricos sobre acústica. Uso de som pelos animais. Comunicação e conceito de paisagem acústica. Ecolocalização. Monitoramento acústico da biota e ecossistemas.

BIOLOGIA DAS CÉLULAS TRONCO - Ementa: Conceito e classificação das células tronco. Diferenciação das células tronco embrionárias em relação às células tronco adultas e trofoblásticas. Nicho biológico das células tronco nas diferentes etapas do desenvolvimento. Células tronco na biologia do desenvolvimento. Controle gênico da pluripotência. Terapia e pesquisas com células tronco. Legislação no uso com células tronco. Técnicas de manuseio das células tronco em laboratórios. Coleta das células tronco de diferentes sítios. Cultura e caracterização das células tronco in vitro. Diferenciação das CTMs. Reagentes para cultivo e sua função. Apresentação e discussão de artigos científicos.

BIOLOGIA DE ANIMAIS SILVESTRES - Ementa: História natural das espécies silvestres. O processo de domesticação e utilização dos animais domésticos e silvestres. Ecologia dos animais: biodiversidade. Classificação zoológica e zoogeográfica. Legislação brasileira e Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Caça e defaunação. Manejo in situ e ex situ de animais silvestres visando à conservação, controle ou uso sustentável. Criação de animais silvestres: aspectos da reprodução, alimentação e nutrição de animais silvestres em cativeiro. Técnicas de manejo de algumas espécies selecionadas de animais silvestres.

BIOLOGIA DE ÁRVORES TROPICAIS - Ementa: Formas de vida e distribuição de espécies arbóreas em florestas tropicais. Processos fisiológicos e o crescimento das árvores. Fatores limitantes ao crescimento das árvores e florestas em ambientes tropicais. Propagação de plantas lenhosas e estabelecimento de mudas. Estudos de caso (arborização urbana, restauração florestal, sistemas agroflorestais, viveiros florestais).

BIOLOGIA DE ESPÉCIES INVASORAS - Ementa: Introdução de espécies, biogeografia, nicho ecológico e nicho fundamental de espécies. Espécies não invasoras. Aspectos biológicos, ecológicos e ecofisiológicos de espécies exóticas invasoras. Impactos causados por espécies invasoras. Padrões globais e locais de invasões biológicas.

BIOLOGIA DE INSETOS SOCIAIS - Ementa: Socialidade. Biologia de Blattaria-Isoptera; Os himenópteros sociais: Apidae, Formicidae, Vespidae; Reprodução, nidificação e comunicação nos grupos eusociais de Hymenoptera; Origem e manutenção da eusocialidade.

BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE FUNGOS - Ementa: Estrutura e organização dos fungos. Constituintes químicos da célula dos fungos. Genética de fungos. Reprodução e ciclo de vida dos fungos. O meio nutricional e físico para crescimento de fungos. Técnicas de cultivo de fungos. Aplicações de fungos na indústria e na alimentação.

BIOLOGIA FLORAL - Ementa: Morfologia floral. Sistemas reprodutivos. Recursos florais e atributos florais. Síndromes de polinização. Visitantes florais e pilhadores. Noções de fenologia floral.

BIOLOGIA MARINHA - Ementa: Domínios marinhos. Características físicas e químicas da água do mar e o oceano global. Plâncton, bentos, nécton. Teia trófica. Alça microbiana. Produção primária. Produção secundária. Técnicas de amostragem e estudo. Recursos marinhos.

BIOTERISMO - Ementa: Conceito de bioterismo. Importância. Normas e legislações para o bioterismo. Infraestrutura e biossegurança. Linhagens isogênicas e heterogênicas. Controle sanitário. Controle reprodutivo. Coleta de material biológico. Métodos de eutanásia. Principais doenças.

BOTÂNICA DE CAMPO - Ementa: Curso interdisciplinar, de caráter intensivo com atividades de campo. Estudo de plantas nativas da mata atlântica relacionando a sua importância ecológica ou econômica aos aspectos taxonômicos, anatômicos, morfológicos e ecofisiológicos.

BOTÂNICA ECONÔMICA - Ementa: Origem da agricultura. Centros de origem. Etnobotânica. Estudo das principais espécies vegetais de importância econômica. Características históricas, botânicas e econômicas de diferentes plantas e dos seus produtos explorados pelo homem (plantas cultivadas e extraídas). Contextualização da importância das plantas no cotidiano de estudantes da educação básica.
Bibliografia Básica

CITOGENÉTICA - Ementa: Os cromossomos. Símbolos e terminologia dos cromossomos. Características cariotípicas. Variação do número de cromossomos. Variação estrutural de cromossomos. Tecnologia do bandamento cromossômico. Citogenética vegetal, animal e humana. Citogenética clínica. Polimorfismo cariotípico. Evolução cromossômica. Citogenética molecular. Novas perspectivas da biologia dos cromossomos.

CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA APLICADAS - Ementa:
Mecanismos básicos de divisão celular. Anomalias cromossômicas em gametas e embriões de mamíferos. Diagnóstico pré-natal citogenético e molecular. Técnicas reprodutivas: citologia vaginal, técnicas de coleta e avaliação de sêmen, técnica de preparação de sêmen fresco, refrigerado e congelado, técnicas de inseminação artificial, técnicas de diagnóstico de gestação. Patologias reprodutivas: principais causas de infertilidade masculina e feminina. Tecnologias reprodutivas: superovulação, clonagem, criopreservação de gametas e tecido gonadal, sexagem, espermograma, avaliação in vitro e in vivo do desenvolvimento embrionário e placentário. Ética.

COGNIÇÃO ANIMAL - Ementa: Cognição e o estudo do comportamento; evolução, percepção e atenção. O teste de espelho. Aprendizagem. Reconhecimento. Estampagem. Discriminação. Memória. Cognição espacial. Mente animal e mente humana. Competência numérica. Inteligência social. Aprendizagem social. Comunicação e linguagem. Cognição: presa e predador. Viés cognitivo e a emoção animal.

COMPORTAMENTO ANIMAL - Ementa: Introdução aos conceitos básicos do estudo do comportamento animal. Da pergunta à interpretação: as etapas de uma pesquisa em comportamento. Principais métodos de registro e análise do comportamento. Concepções históricas do animal e do estudo do seu comportamento. A etologia moderna: abordagem naturalística e psicológica. O valor adaptativo do comportamento. Estresse, bem-estar e enriquecimento ambiental. Aplicações do comportamento animal.

COMPORTAMENTO, ÉTICA E BEM ESTAR ANIMAL - Ementa: Princípios da Etologia (comportamento animal) de forma aplicada à conservação, controle, produção e uso ético de animais. O que é etologia. Definição de bem-estar animal. Diferença entre bem-estar animal e direito dos animais. Conceitos de ética aplicáveis ao estudo de bem-estar animal. Definição de estresse. Definição de medo, marcadores do eixo hipotalâmico-pituitária adrenal: CRF, ACTH, Cortisol, Corticosterona. Como avaliar estresse e bem-estar comprometido? Metodologias de observação. Como mensurar bem-estar animal. Definição de comportamento anormal ou estereotipia. O que é enriquecimento ambiental e sua aplicação. Efeitos ambientais no bem-estar animal. Planos de contingência para proteger animais em períodos de emergência.

COMUNICAÇÃO ANIMAL - Ementa: Princípios de comunicação em animais. Perspectiva histórica e conceitual sobre a relação da emissão de sinais e o uso destes sinais na transferência de informação. Descobertas que marcaram o surgimento do estudo da comunicação animal. Experimentos e descobertas atuais.

CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AQUÁTICOS - Ementa: Definições e conceitos sobre o manejo e a conservação dos recursos aquáticos continentais e marinhos. Gestão dos recursos aquáticos. Manejo de sistemas aquáticos. Conservação da biodiversidade em ecossistemas aquáticos. Descrição, seleção, valoração de serviços ecossistêmicos em ambientes aquáticos. Avaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos. Medidas mitigadoras, de controle, compensatórias e de incremento para ecossistemas aquáticos. Seleção de espécies bioindicadoras. Estudos de caso sobre conservação de recursos aquáticos.

CURADORIA E GESTÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS - Ementa: Coleções científicas: conceitos, importância, funções e técnicas de coletas e preservação de acervos. Legislação. Responsabilidades do curador. Bases de dados de coleções. Segurança a elementos biológicos. Política museológica. Uso de coleções biológicas como espaço para o ensino não-formal de ciências e realização de atividades extensionistas e de educação ambiental. Empreendedorismo e áreas de atuação profissional do biólogo.

ECOLOGIA DE FLORESTAS TROPICAIS - Ementa: Estrutura e composição de florestas tropicais. Caracterização do microclima e do solo em florestas tropicais. Padrões de biodiversidade. Ciclagem de nutrientes. Crescimento e produtividade. Sucessão, regeneração florestal e florestas secundárias. Restauração de florestas tropicais. Interações ecológicas. Efeitos de distúrbios. Manejo florestal sustentável. Conservação de florestas do sul da Bahia.

ECOLOGIA DO NÉCTON - Ementa: Domínios marinhos. Componentes do Nécton. Adaptações para a vida no ambiente marinho. Biogeografia marinha.

ECOLOGIA DE PAISAGENS - Ementa: Histórico. Conceitos: paisagem, heterogeneidade espacial, escalas. Influência da estrutura de paisagens sobre padrões e processos ecológicos. Biogeografia de ilhas e metapopulações. Perda e fragmentação de habitat. Efeito de borda. Conectividade estrutural e funcional. Características e influência da matriz. Métricas. Tempo de latência e débito de extinção. Utilização dos conceitos de ecologia de paisagens em conservação e restauração florestal.

ECOLOGIA DO PLÂNCTON - Ementa: O plâncton marinho e o estado do conhecimento atual. Importância do plâncton na biosfera. Componentes e funções do plâncton. Ecologia e fisiologia. Teias alimentares planctônicas. Métodos de estudo.

ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS - Ementa: A evolução, biologia, ecologia e conservação de mamíferos aquáticos. Identificação e distribuição das principais espécies que ocorrem no Brasil e metodologias utilizadas para o seu estudo.

ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS - Ementa: Tipos de dados mais comuns. Organização de planilhas de dados. Ferramentas para manipulação de dados. Elaboração de diferentes tipos de tabelas; gráficos de frequência, gráfico de densidade; gráficos para comparação de médias, correlação/regressão e gráficos avançados. Análise exploratória de dados.

ENTOMOLOGIA - Ementa: Estudo de morfologia, anatomia, fisiologia e reprodução dos insetos. Métodos de coleta, montagem e conservação. Noções gerais de nomenclatura zoológica. Classificação: caracterização, sistemática, biologia das ordens da Classe Insecta.

GENÉTICA E BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO EM ANGIOSPERMAS - Ementa: A flor: órgãos reprodutivos e mutações associadas. Androsporogênese e megasporogênese. Genes que afetam o ciclo celular e suas consequências na reprodução. Macho-esterilidade e fêmea-esterilidade. Palinologia e genes associados à morfologia polínica. Viabilidade e fertilidade do pólen. Receptividade do estigma. Polinização, fertilização e ação gênica. Compatibilidade genética. Genética da heterostilia. Ação gênica para embriogênese.

HERPETOLOGIA - Ementa: Evolução, diversidade taxonômica, características morfológicas e biológicas de Lissamphibia; Chelonia; Archosauromorpha: Crocodylia; Lepidosauromorpha.

HISTOLOGIA DE PEIXES - Ementa: Introdução ao estudo histológico dos tecidos presentes em peixes. Diversos tipos de tecidos e sua estrutura celular. Em quais órgãos e sistemas eles estão presentes no organismo. A estrutura e a função da sua presença em tecidos, órgãos e sistemas; Presença de alterações que podem ocorrer em órgãos e sistemas. Estrutura histológica das alterações. Prováveis agentes causadores.

HISTOTECNOLOGIA - Ementa: Noções sobre segurança no laboratório e preparo de soluções. Tipos de microscopia. Estudo das técnicas cito e histológicas de fixação, inclusão e microtomia. Utilização de colorações de rotina e especiais, técnicas cito e histoquímicas. Noções sobre imuno-histoquímica e microscopia eletrônica.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM "ÔMICAS - Ementa: Aspectos gerais das ômicas: genômica, proteômica e metabolômica. Aplicações das ômicas para solução de problemas ambientais, na agropecuária, saúde e indústria. Aplicações de ferramentas de edição gênica. Produção de biomoléculas de interesse comercial por vias heterólogas e suas aplicações. Projetos, mercado e patentes envolvendo ômicas. Patrimônio genético e conhecimento tradicional associado. Aspectos legais.

INVENTÁRIOS FAUNÍSTICOS - Ementa: Apresentação dos procedimentos para a realização de inventários faunísticos, que compreendem uma série de métodos e técnicas da área zoológica que visam identificar a diversidade de espécies animais presentes em uma área e período definidos. Caracteriza, avalia e monitora o estado de conservação das espécies, sua história natural, o manejo e seus impactos. Empreendedorismo e áreas de atuação profissional do consultor ambiental em inventários faunísticos.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS - Ementa: Legislação ambiental brasileira. O papel do Poder Público na prevenção do dano ambiental. Papel da ciência na elaboração e avaliação das políticas e legislação ambientais. Legislação e políticas públicas de conservação da biodiversidade e serviços ambientais.

LEITURAS DARWINIANAS - Ementa: A gênese e desenvolvimento do pensamento de Darwin.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM INGLÊS - Ementa: Noções básicas de gramática e vocabulário recorrente em textos científicos em inglês. Leitura e interpretação de textos de revistas científicas nas diversas áreas das Ciências Biológicas.

LIMNOLOGIA - Ementa: Tipos de corpos aquáticos continentais e costeiros. Processos físico-químicos da água. Ciclos e gases em dissolução. Metabolismo aquático. Compartimentos biológicos. Meio físico e biológico – interfaces. Qualidade e manejo da água. Dinâmica de corpos d´água continentais. Técnicas de amostragem. Técnicas de laboratório.

MASTOZOOLOGIA - Ementa: História evolutiva e natural dos mamíferos, as principais linhagens dos Mammalia. Biologia, diversidade, conservação, forma e função, desenvolvimento e discussão de pesquisas dos mamíferos, com ênfase no mastofauna brasileira. Empreendedorismo e áreas de atuação profissional na mastozoologia.

MÉTODOS EM ECOLOGIA DE CAMPO - Ementa: Método científico. Formulação de perguntas, hipóteses e desenvolvimento de projetos em ecologia. Delineamento amostral e coleta. Processamento de informações e análise de dados. Técnicas de comunicação científica, escrita e oral.

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL - Ementa: Ambientes naturais (solo, água e ar) e suas populações microbianas (características e desenvolvimento). Interações dos microrganismos no ambiente visando prevenção e controle da poluição do solo, água e atmosfera. Biorremediação. Microrganismos e ciclos biogeoquímicos. Microrganismos bioindicadores de qualidade e contaminação ambiental. Metodologias para estudo dos microrganismos nos diferentes ambientes.

MICOLOGIA - Ementa: Importância dos fungos (meio ambiente, medicamentos, alimentos, processos biotecnológicos e ciência). Morfologia e Citologia, Taxonomia, Reprodução, Fisiologia. Aplicabilidade dos fungos (controle biológico, micotoxinas e micotoxicoses, micorrizas, fermentação e cogumelos comestíveis).

PERMACULTURA TROPICAL - Ementa: Contexto histórico. Ética e princípios da permacultura. Fundamentos e termos utilizados. Padrões. Paisagem. Métodos de planejamento do espaço. Agricultura ecológica. Água. Solos. Bioconstruções. Energias e fluxos. Eco-socio-desenvolvimento. Design permacultural.

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS - Ementa: Estudo das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Identificação e caracterização morfológica e nutricional das principais espécies. Propagação e cultivo. Cuidados na escolha e preparação de receitas utilizando as PANC como ingrediente principal.

PLANTAS MEDICINAIS - Ementa: Introdução ao estudo de plantas aromáticas, medicinais e tóxicas. Conceitos básicos em fitoterapia. Importância econômica e social. Interação das plantas com o ambiente, preservação de espécies nativas. Caracterização morfológica das principais espécies silvestres e domesticadas. Metabolismo primário e secundário. Cultivo, manejo, processamento, embalagem e armazenamento.

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO - Ementa: Anotação funcional de uma proteína. Identificação de domínios funcionais. Sistemas de produção de proteínas. Purificação de proteínas com caudas. Purificação por cromatografia de afinidade. Unfolding e refolding. Dicroísmo circular. Produção de anticorpos contra efetores de fitopatógenos e proteínas de defesa de plantas. Técnicas avançadas de estudos de proteínas. Ensaios bioquímicos e bioensaios de caracterização.

TÉCNICAS DE ANÁLISE QUÍMICA DA ÁGUA - Ementa: Principais variáveis de interesse em biologia marinha e limnologia. Métodos de coleta, preservação e análise química de amostras de água, sedimento e material biológico (nutrientes, íons maiores), indicadores físico-químicos e biológicos da qualidade da água, padrões de qualidade e portabilidade de água (Resoluções CONAMA, MS etc.).

TÉCNICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA - Ementa: Redação científica no contexto do sistema de ensino brasileiro em todos os níveis e da formação dos discentes. A problemática do plágio acadêmico. Sistema integrado via internet de acesso e publicação. Contextualização, análise e interpretação de dados publicados. Sistema de avaliação 'por pares'. Tipos de manuscritos científicos. Subdivisão organizacional dos diferentes manuscritos científicos. Preparação do 'esquema central' do manuscrito: estratégias e procedimentos; elaboração de Figuras e Tabelas (entidades de dados) com respectivos títulos e legendas. Escrita das seções 'Resultados', 'Discussão', 'Introdução' e 'Resumo'; elaboração da Metodologia, lista de referências, título e palavras-chave. Critérios de escolha dos veículos de publicação. Ética na constituição dos co-autores do trabalho.

TÉCNICAS EM MORFOLOGIA VEGETAL - Ementa: Segurança laboratorial. Preparo de soluções. Reconhecimento e utilização das vidrarias e equipamentos. Técnicas de coleta de material botânico. Emprego das microtécnicas básicas, através do corte a mão livre e em micrótomo. Técnicas de inclusão e montagem de lâminas semipermanentes e permanentes. Confecção de pranchas científicas utilizando programas para edição de imagens.

TÓPICO ESPECIAL EM BIOLOGIA I - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM BIOLOGIA II - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM BIOLOGIA III - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA IV - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM BIOLOGIA V - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM BIOLOGIA VI - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE BIOLOGIA I - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE BIOLOGIA II - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE BIOLOGIA III - Ementa: Terá uma ementa aberta, que poderá ser utilizada para o oferecimento de diferentes disciplinas específicas relacionadas às áreas de atuação dos docentes, a critério do Curso e em vista da demanda por parte dos alunos.

USOS E APLICAÇÕES DOS METABÓLITOS VEGETAIS - Ementa: Histórico do uso de produtos secundários de plantas. Principais vias do metabolismo primário e secundário. Principais classes de metabólitos secundários. Distribuição dos metabólitos secundários em angiospermas. Metabólitos secundários e o fenômeno da alelopatia. Técnicas de extração e identificação de metabólitos secundários. Usos e aplicações de metabólitos.

ZOOTUBE: A VIDA DOS BICHOS NA WEB - Ementa: Produzir conteúdo/documentários de no máximo 10 minutos sobre animais em programas de edição de vídeos para disponibilização no YouTube, exercitando as atividades de filmagem, fotografia, pesquisa, elaboração do roteiro, edição, narração, trilha sonora, colocação de legendas, tradução e disponibilização na internet.