A LEITURA VAI À PRAÇA
A. RESUMO
O Projeto é uma ação sociocultural de inserção dos sujeitos em experiências e práticas leitoras, no intento de desenvolver a cultura letrada e de ampliar as condições sociais de exercício da cidadania. Conforme depõe Galeno Amorim na pesquisa Retratos da leitura no Brasil (2008) “ ultrapassar os muros da escola, visitar de forma planejada, conseqüente e prazerosa ambientes onde se criam jornais, revistas e livros, conversas com os atores de cada uma das cadeias de criação e produção desses materiais, conhecer sites que enfocam a leitura, ir a feiras parecem ações que ajudam a inserir a leitura no universo dos sujeitos, sobretudo dos mais novos”. É mister dessacralizar o ato de ler, popularizar a relação com o livro e com os autores locais. Os municípios de Ilhéus e Itabuna demandam ações mais efetivas e contínuas de incentivo à leitura. O projeto “A leitura vai à praça” propõe-se a ser uma ação afirmativa frente a tal demanda e tem estabelecido parcerias com secretarias de educação e cultura, com a FICC e com FUNDACI na promoção desta ação coletiva de promoção da leitura. A ONG Movimento Bandeirantes efetivou sua participação e novos parceiros estão sendo buscados para garantir a permanência do projeto nas praças. São objetivos do projeto: Promover um espaço sociocultural para formação de leitores, viabilizar experiências leitoras significativas, como forma de incentivo às praticas leitoras autônomas, ampliar as oportunidades de encontro com as múltiplas vozes e referências através da leitura, incutir uma cultura de letramento literário, abrindo um espaço de trocas de experiências leitoras e de atos de leitura e oportunizar o contato com os escritores regionais como forma de aproximação e dessacralização do livro. A metodologia é interativa e sua operacionalização não é rígida. O que se mantém a cada quinzena de presença na praça é o acesso ao livro, com disponibilização do acervo do PROLER e doação de livros patrocinada por editoras e outros patrocinadores. Atividades artísticas outras enriquecem o momento cultural na praça, performances teatrais e musicais acontecem sempre voltadas para a sensibilização e convite ao ato prazeroso de ler. CUNHA, In: AMORIM (2008) “precisamos oferecer facilidades especiais, como apoiar e multiplicar os projetos que se baseiem no deslocamento de materiais de leitura para pontos estratégicos, que vão do metrô e dos ônibus (nas regiões metropolitanas, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo, 7% dos entrevistados lêem no trânsito) a praças, jardins, hospitais, prisões, centros esportivos, empresas, residências particulares.” Tomando nossa parte neste compromisso, assumimos a praça como nosso loco de promoção e mediação de leitura.
Objetivos:
Promover um espaço sociocultural para formação de leitores.
Viabilizar experiências leitoras significativas, como forma de incentivo às praticas leitoras.
Ampliar as oportunidades de encontro com as múltiplas vozes e referências através da leitura.
Incutir uma cultura de letramento literário, abrindo um espaço de trocas de experiências leitoras e de atos de leitura. Oportunizar o contato com a literatura.
Atividades: