CEBIOMA - Centro de Biotecnologia da Mata Atlântica

Metas

O Projeto tem como meta a formação de um pólo de biotecnologia regional, que venha a contribuir para a ampliação dos trabalhos de conservação, a geração de tecnologias para a utilização sustentável da biodiversidade da Mata Atlântica, o desenvolvimento da agricultura tropical sustentável, a formação de recursos humanos, e a melhoria sócio-econômica da população local, inclusive quanto à geração de empregos e crescimento industrial.

De imediato, serão priorizadas as questões relativas à busca de soluções para o controle da doença do cacaueiro, vassoura-de-bruxa, propiciando ao cacauicultor possibilidades de auferir maiores lucros com a exploração dessa cultura e continuar preservando a Mata Atlântica associada ao cacau.

Uma outra questão muito relevante diz respeito à conservação da diversidade genética e à exploração das riquezas biológicas (prospeção gênica), para a obtenção de genes e produtos gênicos de interesse para a produção de bioinseticidas, remédios, lubrificantes, corantes, detergentes, celulose, etc. Não menos importante são os recursos biológicos do mar, que são explorados de forma predatória e carecem de novas tecnologias para o manejo dos estoques de peixes, moluscos e crustáceos.

Esforços serão alocados também, a fim de acelerar o desenvolvimento de plantas melhoradas geneticamente, especialmente as plantas perenes (cacau, dendê, côco, café, seringueira, fruteiras diversas e madeiras da Mata Atlântica), cultivadas em regiões tropicais, para que sistemas de agricultura tropical sustentável possam ser desenvolvidos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web