CEBIOMA - Centro de Biotecnologia da Mata Atlântica

Apresentação

O Projeto CEBIOMA é um programa de biotecnologia para a Mata Atlântica, com diferentes ações de pesquisa, geração de conhecimentos científicos e tecnológicos voltados para as demandas das áreas de conservação e exploração sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais da mata e do mar, e o desenvolvimento de sistemas de agricultura/pecuária tropical sustentável.

O Projeto pretende estabelecer na região sul da Bahia um pólo de biotecnologia. Esta região, mais especificamente a faixa compreendida entre os rios Jequitinhonha e Contas, conserva a parcela mais significativa de Mata Atlântica no Nordeste do Brasil, sendo considerada por alguns ambientalistas, como um dos principais centros de endemismo desse Bioma, riquíssima em biodiversidade, uma das mais importantes para a conservação da biodiversidade global.

O CEBIOMA, além de dar um grande impulso na conservação da biodiversidade, atrairá indústrias, como a bioindústria, a indústria farmacêutica, a agroindústria, as indústrias madeireiras e de celulose e a indústria pesqueira. Por meio da biotecnologia, essas indústrias poderão transformar a biodiversidade em uma fonte inesgotável de alimentos, remédios, celulose, combustíveis, bioinseticidas, corantes, cosméticos, polímeros diversos, genes e produtos gênicos, trazendo desenvolvimento para a região e conservando o meio ambiente.

As ações do Projeto CEBIOMA serão detalhadas num programa orientador das atividades do Centro, denominado Programa de Biotecnologia da Mata Atlântica (PROBIOMA), que norteará o funcionamento do Centro. Esse programa será desenvolvido em parceria com diversas instituições, sendo bem articulado com a sociedade local, as universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, as ONGs e as empresas privadas.

O PROBIOMA foi iniciado no primeiro semestre do ano 2000, com alguns projetos, e vem funcionando de forma parcial, até que sejam cumpridas as diferentes fases de implantação do Projeto, previsto para ser concluído no ano 2005. Uma das etapas importantes é a construção de um prédio com todas as normas de biossegurança, no campus da universidade, para abrigar o Projeto.

As propostas do Projeto CEBIOMA coadunam-se com aquelas da Reserva da Biosfera propostas pela UNESCO, principalmente a de fomentar e difundir conhecimentos científicos. Com um Centro vocacionado para a Mata Atlântica, o Brasil estará dando um grande passo em direção à conservação e uso sustentável desse importante Bioma, formando um centro de excelência em biodiversidade e conservação ambiental, podendo, com isso, alcançar grandes benefícios e notoriedade internacional.

O sucesso do Projeto CEBIOMA está assegurado pela vontade política da UESC/Governo do Estado da Bahia de implantá-lo. Estão conclamados o Governo Federal, os políticos, as universidades e centros de pesquisa, os empresários, as ONGs e a comunidade em geral, para realizar esse relevante Projeto.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster