Núcleo de Inovação Tecnológica

Passo a Passo da Patente


ROTEIRO PARA O PEDIDO DE PATENTE

  1. Professor/Pesquisador da UESC realiza o preenchimento Formulário de Informação de Propriedade Intelectual e entrega ao NIT;
  2. O NIT realiza a busca de anterioridade em bancos de patentes;
  3. O NIT  encaminha a solicitação do pedido de patente para a Comissão de Propriedade Intelectual, que irá avaliar a viabilidade do pedido solicitado.
  4. Após a emissão do parecer, em caso favorável, o NIT encaminha a solicitação a Reitoria, e esta tem o prazo de 60 dias para declarar a intenção de depósito do pedido ou não.
  5. Caso a Reitoria declare interesse em realizar o depósito é gerada a Guia de Recolhimento da União e paga pela Universidade.
  6. Após o tramite interno, ( pagamento das taxas perante o INPI) e o texto do pedido de patente redigido pelo pesquisador , o NIT efetuará os ajustes necessários (especificações determinadas pelo INPI) e o pedido será encaminhado junto com toda   documentação necessária para depósito junto ao INPI.
  7. O Núcleo de Inovação Tecnológica e o Professor/Pesquisador, poderão    acompanhar o pedido de patente no INPI através da Revista de Propriedade Industrial (http://revistas.inpi.gov.br/rpi/), que tem sua publicação semanal.



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster