Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

LEA

Apresentação

O projeto do Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA foi concebido em sistema de cooperação internacional, fruto de convênio assinados em 1999 e 2000 entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e a Universidade de La Rochelle (França), com o apoio da Embaixada da França no Brasil.
O Curso LEA-NI teve seu funcionamento autorizado pela Resolução CONSEPE nº 11/2002, e a sua implantação ocorreu no primeiro semestre de 2003. Em 2008, o curso foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação através do Parecer 174. O projeto acadêmico curricular do curso foi modificado pela Resolução CONSEPE n° 123/2012.
Como definição geral, pode-se dizer que o Curso LEA-NI corresponde a uma formação de caráter multi e interdisciplinar e profissionalizante, cujo eixo é a aprendizagem de três línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol) e culturas diversas, para aplicação em contextos de negociações internacionais, em empresas e demais tipos de organizações contemporâneas. O egresso representa um novo perfil de profissional de línguas estrangeiras com conhecimentos gerais - de história, economia, administração, direito, turismo, etc. - que lhe permitirão atuar em assessorias ou consultorias de negociações internacionais.

Assim, o curso tem como objetivo geral:

  • Desenvolver competências para o exercício profissional no âmbito dos diálogos e negociações internacionais, através do conhecimento de três línguas estrangeiras, com suas implicações culturais e sociais, além da língua e culturas maternas.

E os objetivos específicos:

  • Proporcionar conhecimento aprofundado de três línguas estrangeiras e diversas culturas, numa perspectiva comunicativa e intercultural, possibilitando ao egresso o exercício de atividades de captação e tratamento de informações, tradução, interpretação, redação e as diversas formas de comunicação escrita e oral direcionadas às negociações internacionais em diferentes setores da atividade;
  • Proporcionar conhecimento abrangente, flexível, diversificado e atualizado do mundo das organizações, a partir de uma abordagem multi e interdisciplinar, a fim de que o profissional adquira competências para o assessoramento, a intermediação e a coordenação de processos de negociações internacionais; contribuindo com as instâncias de decisão e viabilizando o desenvolvimento das ações propostas.

Turno: Vespertino

Vagas: 30 vagas, com uma entrada anual.

Duração do curso: 08 (oito) semestres letivos.

Médio / Máximo: médio 10 (dez) semestres letivos ou, no máximo, em 12 (doze) semestres letivos.

Carga horária total: 3.690 horas, distribuídas da seguinte forma: 
a) Disciplinas Teóricas e Práticas – carga horária de 3.090 horas; 
b) Estágios – carga horária de 450 horas;
c) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – carga horária de 150 horas.