Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Metodologia em Educação Física e Esporte

Estrutura Curricular

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - 30H
Ementa: A pesquisa científica - uma reflexão e uma discussão epistemológica do saber-fazer científico. Tipologia de pesquisa: natureza e objetivos. A ética em pesquisa com seres humanos. O projeto de pesquisa - concepções, processo e produto. A estrutura de um projeto de pesquisa e de textos científicos. A importância científica e social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade. Inserção da Educação Física no cenário da produção e difusão do conhecimento científico.

CORPOREIDADE CONTEMPORANEIDADE – 30h
Ementa: Corpo e Poder: Discute a constituição do corpo pela coerção disciplinar contrapondo a visão interacionista; Trata de abordar a questão do corpo enquanto sintoma, pensamento e devir numa perspectiva ético-estético-política.

ORDENAMENTO LEGAL – 30h
Ementa: Desenvolvimento histórico da sociedade brasileira e suas relações com a educação/educação física. Ordenamento legal da educação/educação física. Políticas públicas e privadas no âmbito da educação, esporte e lazer.

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (ÊNFASE-INCLUSÃO E DIVERSIDADE) – 15h
Ementa: A disciplina enfoca diversas formas de educação dentro e fora da escola e os mecanismos de inclusão e exclusão dos sujeitos. Traz repertório teórico para repensar a escola e o convívio dos diferentes grupos sociais. Reflete como as características multiétnicas, multiraciais, de gênero e de classe na sociedade brasileira estão/não estão contempladas nas políticas educacionais. Pretende ampliar a formação cultural das(os) professor(es) construindo uma pedagogia intercultural.

TIROCÍNIO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS – 30h
Ementa: Trata-se de uma disciplina em que o acadêmico, sob a orientação de um docente do programa, fará um projeto de experimentação com os alunos das escolas públicas e/ou da graduação em educação da UESC.

METODOLOGIA DO ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (ÊNFASE - ESPORTE ESCOLAR) – 45h
Ementa: Discussão teórica e prática aplicada à intervenção do professor de educação física, buscando a formação integral do aluno por meio dos esportes individuais e coletivos. Metodologias e métodos de ensino dos esportes. Pedagogia dos esportes. Dimensões pedagógicas do esporte. Didática do esporte. Concepções e tendências da Educação Física Escolar no ensino dos esportes. O processo de formação esportiva: da iniciação ao treino. Iniciação esportiva. Percepção corporal no esporte. Esporte e inclusão social.

CURRÍCULO E CONHECIMENTO – 30h
Ementa: Conceito de currículo. O currículo como construção social completa e como seleção sistematizada e ideológica de conhecimento. O curricular e sua mediação psicológica, sociais e culturais. Currículo e multirreferêncialidades nos espaços de aprendizagem.

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (com ênfase no lazer, saúde e atividade física) – 30h
Ementa: Reflexões históricas sobre a relação trabalho e lazer. Fundamentos teóricos do lazer: conceitos, conteúdos, caracterização e barreiras. Análise crítica da recreação e do lazer no contexto social e escolar. Resgate do lúdico. Preconceitos sobre o lúdico. Lazer e temas transversais: consumo, meio ambiente, cultura, qualidade de vida, preconceito, gênero, comunicação e educação. Jogos e atividades lúdicas: fundamentação teórico-metodológico. O comportamento lúdico na vida humana. O jogo e o lúdico no processo de desenvolvimento social, político, moral, emocional e cognitivo da criança e do adolescente. Atividades lúdicas e jogos pedagógicos no contexto escolar. Jogos Cooperativos. Procedimentos para atividades lúdicas que envolvam grupos especiais e pessoas com necessidades especiais. Atividade e saúde no contexto da educação básica.

SEMINÁRIO DE PROJETO – 30h
Ementa: Disciplina de caráter teórico e prático, que tem como objetivo compreender e analisar a realidade escolar e propor mecanismos de diagnóstico e intervenção que possam contribuir para o estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a escola, cuja finalidade é a elaboração de um projeto de pesquisa, relacionado com a realidade escolar. Discute e orienta para a elaboração e publicação de um artigo.

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (com ênfase em lutas, capoeira e atividades físicas de esporte na natureza) – 45h
Ementa: Estudo da relação que se estabelece entre o Lazer e o Meio Ambiente, inseridos no âmbito da Educação Física Escolar, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais atrelados à temática da educação para o lazer e da preservação ambiental. Histórico das artes marciais/lutas e sua relação com a educação física escolar. Metodologias para o ensino das artes marciais/lutas em ambiente escolar. Aprendizagem dos fundamentos e movimentos básicos das marciais/lutas praticadas na atualidade, assim como o desenvolvimento das capacidades físicas a elas relacionadas. Capoeira na escola.

SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA – 30H
Ementa: Discussão, orientação e apresentação da monografia ou dos artigos.

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE - (Ênfase em Ginástica e Dança) - 30 h/a
Ementa: Análise histórico-crítica da ginástica e da dança. Discussão teórica e prática sobre a intervenção do professor de educação física, por meio da ginástica e da dança. Metodologias e métodos de ensino da ginástica e da dança. Concepções e tendências da Educação Física Escolar no ensino da ginástica e da dança. A ginástica e a dança e a inclusão social.

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 15 h/a
Ementa: Fundamentos, pressupostos e perspectivas das novas tecnologias na educação. Concepções de aprendizagem. Aplicação das novas tecnologias na educação. O uso do computador e de outros recursos tecnológicos na educação. A utilização de materiais didáticos: metodologias e materiais. A aquisição de conhecimentos e a melhoria do processo pedagógico.