Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica

Ementas

1. Metodologia da Pesquisa em Espanhol como Língua Estrangeira

Estudos específicos de metodologia de pesquisa inerentes ao ensino/aprendizagem de ELE em contexto brasileiro.

2. Política e planejamento linguístico para o ensino de LE no Brasil

Aproximações teóricas aos conceitos de política e planejamento linguístico. Política e planejamento linguístico para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Políticas de difusão e ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no sistema educativo brasileiro.

3. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem de ELE

A afetividade na prática educativa: concepções teóricas sobre a afetividade; as emoções e sentimentos como fenômenos afetivos centrais; teorias modernas sobre a afetividade; a emoção como processo: definição, características, classificação; o impacto das emoções positivas e negativas no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: o papel da gostatividade; o fenômeno da derivação afetiva; alguns desencadeadores de emoções positivas e negativas na sala de aula; o professor como EEC, entre outros. A inteligência emocional.

4. Abordagens de ensino de LE

Noções teóricas sobre abordagens e concepções acerca do processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE). Do método de gramática e tradução à abordagem intercultural. Ênfase na abordagem comunicativa e seus desdobramentos: Compreensão e prática. Abordagens de ensino-aprendizagem de ELE segundo os documentos curriculares oficiais para a Educação Básica.

5. Didática da produção e da compreensão escrita em ELE

O papel dos gêneros do discurso no ensino/aprendizagem de línguas no âmbito das pesquisas contemporâneas em Linguística Aplicada, considerando-se a relação entre linguagem, discurso e sociedade. Didática da compreensão leitora em ELE: ensino de técnicas de seu uso instrumental: aspectos psicolinguísticos do processo; concepções, funções, fatores, níveis e avaliação da compreensão leitora e estratégias de leitura. A produção escrita em ELE: as diferentes vertentes de ensino/aprendizagem de produção da escrita ao longo da história da disciplina de língua espanhola na escola; a escrita enquanto prática social sob a perspectiva de gêneros; os gêneros do discurso sob a ótica sociodialógica da linguagem. A elaboração e avaliação de atividades de compreensão e produção escrita em ELE para a Educação Básica.

6. Didática da produção e compreensão oral em ELE

O papel do professor contemporâneo de ELE no trabalho com a produção e compreensão oral no ensino/aprendizagem de ELE; diferenças entre comunicação oral e comunicação escrita; tipos de textos orais, suas características y funcionalidade; propostas para o ensino/aprendizagem da produção e compreensão oral para a Educação Básica; propostas para o ensino/aprendizagem da produção e compreensão oral para diferentes níveis; a realização do diálogo intercultural através do trabalho com as habilidades de compreensão e expressão oral; avaliação das atividades de produção e compreensão oral.

7. Novas tecnologias no ensino de ELE

As novas tecnologias na escola e sua utilização no ensino de ELE. Conceitos e abordagens relacionados a: Ciberdiscurso, alfabetização digital, novos gêneros virtuais, texto e hipertexto, Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, motivação mediada pelo uso das novas TIC's, aprendizagem através de Redes Sociais, todos aplicados ao ensino de ELE.

8. Panorama da Literatura Hispano-Americana do Boom

As obras literárias mais representativas do Boom latino-americano. As conquistas estilísticas e temáticas. Estudo teórico e transposição didática.

9. Didática do Ensino de Gramática em ELE

Didática para a reflexão metalinguística: a língua como objeto de conhecimento. Enfoques tradicionais e atuais no ensino de línguas estrangeiras: concepções do ensino de gramática. Competência discursiva e linguística. O texto como unidade de comunicação e sua exploração didática. Estratégias de ensino-aprendizagem de gramática. Orientações metodológicas para o ensino de conteúdos gramaticais na escola básica: o quê, quando e como ensinar. Avaliação e elaboração de material didático para trabalhar com os conteúdos gramaticais na escola básica.

10. Didática do Ensino de literaturas de língua espanhola

A literatura e o ensino de línguas estrangeiras modernas. O texto literário na aula de ELE. O livro didático de espanhol para brasileiros e o tratamento do texto literário. Análise, produção e aplicação de atividades a partir do texto literário: uma proposta para o ensino de ELE na educação básica.

11. Seminário temático I: A abordagem intercultural no ensino de ELE

Diálogos interculturais no ensino de espanhol como língua estrangeira. Confronto de manifestações culturais, materializadas em diferentes linguagens e gêneros.

12. Seminário temático II: O livro didático no ensino de ELE

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O Guia de Resenhas do PNLD. Critérios de avaliação do livro didático – A Ficha de Avaliação. Análise das atividades do Livro do Aluno e das orientações do Manual do Professor, de livros aprovados no PNLD.

13. Seminário temático V: Avaliação da aprendizagem em ELE

Reflexões acerca do processo de avaliação no ensino de ELE na Educação Básica. Tipos de avaliação. Identificação das distintas etapas da avaliação. Orientações metodológicas para a avaliação de ELE na Educação: o quê, como, quando e para quê avaliar.

14. Seminário temático IV: A elaboração de unidades didáticas

A sequencia didática no ensino das quatro habilidades. Gêneros textuais e esferas de circulação do texto. O ensino dos gêneros orais e escritos. Ensino de vocabulário e de gramática. A importância da cultura e da interculturalidade. Os temas transversais. Orientação didática. A abordagem dos textos: emprego de estratégias e atividades apropriadas a cada gênero direcionadas ao ensino de espanhol como língua estrangeira. A integração das habilidades comunicativas.

15. Seminário temático III: A motivação na aprendizagem de ELE

A motivação na sala de aula: definição e tipos de motivação. Condicionantes pessoais e contextuais da motivação para aprender. Aprendizagem e motivação. O papel do professor na motivação dos alunos. Medidas organizacionais para ajudar a motivação e aprendizagem na sala de aula de ELE.