Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências da Educação

Produção Acadêmica

LIVROS REVISTA

 

As políticas educacionais no contexto da globalização
Maria Neuza de Oliveira (Org.)
Editus, 1999

Coletânea de textos apresentados no Ciclo de Conferências - Programação de 1998 - do Fórum de Debates sobre as Políticas e Reformas Educacionais no Contexto da Globalização
Escritos Pedagógicos
Editus, 2005

Periódico do Departamento de Ciências da Educação da UESC com o objetivo de provocar debates e reflexões a partir da praxis pedagógica dos educadores da área.

A educação em Itabuna: um estudo da organização
escolar (1906-1930)
Raimunda Alves Moreira de Assis
Editus, 2006

Produto de dissertação de mestrado, o livro apresenta um estudo sobre as políticas públicas de educação desenvolvidas no município de Itabuna, no período de 1906 a 1930. A autora faz um levantamento histórico sobre a implantação e organização do ensino público e particular do curso primário do município.
Educação infantil: percursos, percalços, dilemas e perspectivas
Eronilda M. Góis de Carvalho
Editus, 2007

Abordagem da educação infantil, destacando o aspecto da construção do conceito de infância como categoria, refletindo sobre os paradoxos vivenciados pela criança na sociedade brasileira, diante das leis que regulamentaram os seus direitos. Enfoca, também, o perfil das educadoras de crianças de zero a seis anos, problematizando a construção de sua identidade profissional e de sua formação inicial e continuada.
Indisciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar
Cândida Maria Santos Daltro Alves
Editus, 2006

Resultado de pesquisa proveniente de observações do cotidiano de professores de uma sala de aula, de escola pública da cidade de Piracicaba, estado de São Paulo, tem como pretexto a investigação da complexidade da questão da indisciplina em sala de aula. Busca investigar a influência de aspectos como conteúdo das aulas, metodologia empregada para trabalhar tais conteúdos e tipo de relações interpessoais presentes em uma sala de aula, no comportamento julgado indisciplinado.
Tramas da Cor – enfrentando o preconceito no dia a dia escolar.
Rachel de Oliveira
São Paulo, Editora Selo Negro, 2005

Jéssica é uma menina negra que, no cotidiano escolar, é constantemente exposta a imagens e expressões pejorativas, mas consideradas naturais e corriqueiras. Ela tem os sentimentos feridos e sente que luta sozinha contra a agressividade dos colegas de classe em relação a sua cor. Ao mesmo tempo, nega tudo que se refere à cultura afro-brasileira, principalmente os princípios religiosos. Um dia, um incidente mobiliza sua família e a escola, fazendo-os se envolver com a sua história. Assim, ela descobre que existem perspectivas para a resolução desse tipo de problema. De forma sensível e contundente, Rachel de Oliveira aponta os estereótipos e preconceitos que permeiam o contexto escolar.
Educação a Distância sem Distância
Mariano Castro Neto, Arsênio José Carmona Gutierrez e Vânia Ribas
Florianópolis/SC, Ed. Pandion, 2009

Não se trata de mais um discurso sobre o tema; fruto de investigação dos pesquisadores, a obra resgata raízes sócio-históricas do conceito de atividade e suas implicações em outro modo de se fazer educação. Premiado trabalho acerca do Sistema de Apoio à Aprendizagem "POLVO virtual", como ferramenta síncrona e assíncrona, em cursos de EAD.
Trilhas Negras e Indígenas
Rachel de Oliveira(org)
São Paulo, Editora Cone, 2008

O livro é um convite para que educadores e educadoras voltem seu olhar para si, e em seguida para os alunos que compõem a escola, ampliando-o para todo o país, no sentido de compreender que a educação brasileira deve ser um diálogo polissêmico, no qual as múltiplas identidades não se fundem em busca da harmonia, ao contrário, se destacam cada um ao seu próprio modo em busca da liberdade de ser. Este é o caminho que o Movimento Social Negro Paulistano, há mais de duas décadas, vêm traçando, em constante debate com os principais representantes deste muni¬cípio, entendendo que a melhoria da qualidade da Escola Pública, a elevação dos índices de alfabetização e o aumento dos anos de estudo, especialmente da população negra, não dependem exclusivamente das políticas de universalização do ensino.
Negro e educação
Iolanda de Oliveira, Márcia Ângela Aguiar, Petronilha Batriz Gonçalves e Silva, Rachel de Oliveira (org)
Brasília: Ação Educativa, INEP, ANPED, 2007

Não se trata de mais um discurso sobre o tema; fruto de investigação dos pesquisadores, a obra resgata raízes sócio-históricas do conceito de atividade e suas implicações em outro modo de se fazer educação. Premiado trabalho acerca do Sistema de Apoio à Aprendizagem "POLVO virtual", como ferramenta síncrona e assíncrona, em cursos de EAD.