Matemática - Licenciatura

Perfil

Quanto às competências e habilidades desejadas do acadêmico egresso do Curso de Matemática aqui proposto, cumpre destacar que as mesmas são concebidas de forma indissociável uma da outra. Esta indissociabilidade é entendida no sentido da valorização, tanto da dimensão intelectual do futuro professor como a dimensão prática/experimental do conhecimento com o qual o mesmo estará trabalhando. Não se trata de priorizar a ciência em detrimento das condições reais de aprendizagem, da mesma forma como não se trata de priorizar a subjetividade estrita em detrimento da ciência.

Esta concepção deverá ter implicações diretas na forma de entender as relações íntimas e coerentes que deverão existir entre as disciplinas da formação básica em matemática e as disciplinas pedagógicas. No currículo aqui proposto, apostamos na prática pedagógica como eixo articulador dessas relações.  O profissional competente em educação matemática é aquele capaz de fazer dialogar os saberes historicamente construídos da matemática e das ciências da educação, com a finalidade de torná-los acessíveis às subjetividades de cada um dos seres humanos, principalmente daqueles que se dispõem a aprender esta ciência.

O perfil esperado dos acadêmicos egressos do Curso de Matemática se traduz nas habilidades e competências que estes forem capazes de mobilizar, ao terminarem sua formação básica. A linha mestra deste perfil busca valorizar, de forma indissociável, tanto a dimensão objetiva do saber científico como a dimensão subjetiva do aluno para o qual o currículo escolar é proposto. O professor egresso do curso deverá ser capaz de desenvolver ações educacionais, pedagógicas e científicas a partir de uma visão que valorize a multiplicidade de dimensões do ser humano, nos limites e metas definidas na proposta política e educacional da UESC.

O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deverá apresentar não só o domínio dos conteúdos a serem socializados e de sua articulação interdisciplinar, mas também do conhecimento pedagógico, a fim de saber mobilizar o conhecimento em situações concretas, ou seja, de atuar em situações singulares, apresentando respostas adequadas e fazendo intervenções produtivas nos ensinos fundamental e médio. Para tanto, receberá uma formação que lhe garanta conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, sobre crianças, jovens e adultos, cultura geral e profissional e sobre processos de investigação que lhe possibilitem compreender o papel social da escola.

A sua atuação como profissional deverá revelar autonomia, responsabilidade, cooperação, espírito crítico e comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos inspiradores da sociedade democrática. Nessa perspectiva, ele deverá ser capaz de superar a dicotomia teoria-prática, por meio de um fazer articulado com a reflexão e sistematização teórica desse fazer, em situações de aprendizagem centradas em situações-problema reais e no desenvolvimento de investigações científicas e projetos que possibilitem a interação dos diferentes saberes

 

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