Ciências Biológicas - Licenciatura

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está fundamentado nas referências legais que orientam a proposta pedagógica do curso, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1.301/2001; Resolução CNE/CES 07/2002) e as que estabelecem as diretrizes para a formação dos professores nos cursos de graduação (Parecer CNE/CP 02/2019).

O Licenciado em Ciências Biológicas deverá possuir uma formação básica e ampla, com fundamentação teórica e prática envolvendo o conhecimento da diversidade dos seres vivos, sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem, e fundamentalmente alicerçada e articulada com saberes pedagógicos, com saberes da experiência e com saberes teóricos que contribuirão no exercício da profissão e na construção da identidade docente.

O profissional deverá comprometer-se com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais, tendo consciência da realidade em que vai atuar, das especificidades dos espaços educativos formais e não formais, da necessidade de colaborar para a formação de cidadãos com conhecimento crítico, capazes de transformarem sua realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana.

Nesse contexto, a formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática deverá incluir o conhecimento profundo sobre o processo educativo no que diz respeito ao currículo, modos de produção do conhecimento e avaliação. Associado a esses aspectos, o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional. Deverá, também, formar-se para a busca autônoma do constante aprendizado, compreender-se como produtor de conhecimento em seu ambiente de trabalho (professor pesquisador), envolver-se com a divulgação do conhecimento, entendendo-o como uma forma de ampliar e promover a alfabetização científica, e vislumbrar as possibilidades presentes e futuras da profissão.

 

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