Geografia - Bacharelado

Prática de Campo 

As aulas práticas de campo do curso de Bacharelado em Geografia da UESC têm por objetivo integrar o conhecimento teórico, com a prática concreta do mundo real, e são de caráter obrigatório. Este objetivo se traduz na compreensão do objeto da Geografia, o espaço geográfico, através do estudo empírico dos processos ecológicos, sociais, econômicos e políticos da realidade regional visitada, procurando enfatizar a forma como estes elementos interagem para constituir a paisagem com seus fluxos e fixos. É importante verificar que nenhum destes elementos age individualmente, mas em conjunto, resultando no quadro observado em campo.

O conteúdo das aulas práticas deverá contextualizar os conteúdos propostos pela ementa da disciplina promovendo o entendimento prático do mundo real. A atividade buscará ainda desenvolver a capacidade de associar o conteúdo visto em sala de aula com a vivência do educando, sendo este seu maior desafio.

As aulas de campo permitirão integrar os dados físicos e sociais, com vistas à compreensão da relação homem-natureza na consecução do espaço geográfico. A carga horária referente às aulas pratica será distribuída entre as disciplinas do curso, perfazendo um total de 1.110 horas. As aulas de campo serão trabalhadas pelos professores das disciplinas, e poderão se constituir em atividades multidisciplinares e interdisciplinares, a depender do planejamento participativo, no qual um ou vários professores teriam objetivos e/ou metodologias comuns, permitindo a participação simultânea de diversos professores de uma determinada turma numa mesma aula de campo.

As aulas práticas são parte integrante do conteúdo das disciplinas de formação em Geografia, sendo, portanto obrigatória a participação discente. Para que a obrigatoriedade seja cumprida, a universidade deverá conceder a cada semestre letivo uma ajuda de custo para que estas aulas possam ser realizadas.

As atividades práticas desenvolvidas a titulo de trabalho de campo serão utilizadas no processo de avaliação discente, sendo facultada ao professor sua substituição por outra atividade somente em casos excepcionais. O método de avaliação destas atividades ficará a critério do professor responsável pela disciplina, podendo se dar na forma de relatório, questionário, seminário, prova ou participação ativa no desenvolvimento da atividade prática.


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