Cidade Imaginada, Cidade Possível
Apresentação
O projeto Cidade Imaginada, Cidade Possível busca despertar no indivíduo seu papel como agente transformador do espaço ou, como costumamos falar, do meio ambiente urbano.
Somos nós, habitantes e/ou visitantes, que nos apropriamos e usamos o espaço, que o construímos e/ou destruímos, que podemos preservá-lo ou deteriorá-lo. Nós somos corresponsáveis pela qualidade do nosso patrimônio urbano, do nosso espaço construído.
Somos corresponsáveis pelas nossas cidades.
Nosso objetivo é provocar a percepção das condições e do estado de conservação dos espaços urbanos e mostrar como os espaços podem ser alterados apenas com a qualificação da forma como seus habitantes e/ou visitantes se apropriam e fazem uso deles, para que assim a comunidade se perceba refletida nas imagens da sua cidade e, partindo desta identificação, despertar a necessidade e o desejo de melhorar, conservar e preservar o ambiente urbano.
Capaz de produzir uma interação entre disciplinas que, não somente se restringindo ao conteúdo disciplinar, propõe um diálogo entre campos do saber, buscando sensibilizar a percepção, cognição ou comportamento do sujeito.
Somos um projeto transdisciplinar e Interdepartamental. Transdisciplinar porque interagimos com as mais diversas disciplinas, não somente no que tange aos conteúdos mas também interagindo com os diversos campos do saber, buscando instigar a transformação por meio da sensibilidade, percepção, cognição ou comportamento atores dentro dos espaços urbanos. Interdepartamental porque contamos com a participação de professores do Departamento de Engenharias e Computação (DEC) e do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA).
Nossa equipe é comporta professores das mais diversas formações, discentes bolsistas dos mais diversos cursos de graduação e voluntários internos e de outras Instituições de Ensino Superior como também do Ensino Médio.