Página Inicial | Trabalhos | Fotos | O CEDOC | Contato
O Projeto " Levantamento do Patrimônio Histórico - Cultural das Áreas de Inserção da Universidade Estadual de Santa Cruz" foi criado em 1997 pelos professores da área de Ciências Humanas da UESC, Aurélio Farias de Macêdo e Janete Ruiz de Macêdo, como uma proposta para identificar, inventariar e, posteriormente, produzir trabalhos sobre o Patrimônio Histórico/Cultural Regional. Nos seus oito anos de existência, o projeto identificou alguns bens móveis e imóveis nas cidades do eixo Ilhéus-Itabuna, considerados como patrimônio que a cultura cacaueira legou à esta região.
Na fase inicial, Ilhéus foi o foco de estudo que ocasionou um trabalho mais eclético, devido à localização de alguns imóveis considerados de valor histórico, no que tange a área da religiosidade. Foram estudados o Convento da Piedade (Museu de Arte Sacra, Capela, Colégio e a Ambiência), a Igreja Nossa Senhora da Vitória e anexo (Cemitério Local). Nos anos subseqüentes, Itabuna foi a cidade contemplada com diversos estudos sobre o seu patrimônio, destacando-se edificações localizadas no Centro Histórico da cidade, como por exemplo, o Cinema Ideal, a Cadeia Pública e a Casa dos Hóspedes de Itabuna, esta última edificada no final do séc. XIX, no antigo largo da Matriz, no então Arraial das Tabocas.
O último ano do projeto refere-se à Avenida Cinqüentenário, em Itabuna, e intitula-se
"Memória e Lugar: Fragmentos do Passado - Rua da Lama/Avenida Cinqüentenário
(1908-1970)", e tem como objetivo reconstituir
as representações e a memória histórica do logradouro, pontuando-a como espaço
testemunho da trajetória da cidade de Itabuna, a partir dos testemunhos visuais
arquitetônicos e dos seus usos sociais.
Vários bolsistas do PROIIC, PIBIC/CNPq e alguns voluntários, desenvolveram diversas pesquisas voltadas a esta temática, resultando bons frutos, tais como: relatórios finais, artigos, apresentação em eventos, vídeos e livros que, de certa forma, contribuiu para a Historiografia Regional em termos de patrimônio, história e cultura. A proposta deste site é, portanto, mostrar o que já foi pesquisado sobre o patrimônio histórico-cultural da área de inserção da Universidade Estadual de Santa Cruz e do atual subprojeto, para que possam servir como instrumentos importantes no conhecimento da história e da cultura regionais, através dos seus patrimônios e testemunhos visuais.
Equipe: Profª.
Janete Ruiz de Macêdo; Prof. Aurélio Farias de Macêdo (orientadores)
Alexandre David Moreira Assis; André Luiz Rosa Ribeiro; João Cordeiro de Andrade; Philipe Santana de Carvalho; Rodrigo Muniz F. Nogueira (bolsistas PIBIC/ CNPq - PROIIC/ UESC) |
___________________
por Rodrigo Muniz - 2005
Programa Institucional de Iniciação Científica