Programa de Extensão Revisões do Cânone
Apresentação
O Programa de Extensão Revisões do cânone tem por objetivo, em linhas gerais, desenvolver uma série de ações voltadas para incrementar a formação dos discentes em Letras no tocante a dois pontos problemáticos: a) insuficiência no letramento e no conhecimento prévio necessários ao domínio da literatura; b) desconhecimento dos mecanismos de formação e permanência do cânone literário, assim como de conceitos fundamentais da Teoria Literária. Essa situação decorre, entre outros motivos, da pulverização do Curso de Letras em disciplinas de vária ordem e da direta inserção dxs alunxs em debates levados a termo pela epistemologia contemporânea.
Isso conduz a um paradoxo pouco produtivo, uma vez que, sem o domínio de elementos considerados basilares, xs discentes não demonstram condições de acompanhar as discussões acerca das atuais abordagens em torno da cultura e do fenômeno literário que lhes são propostas num contexto em que se processaram fortes questionamentos sobre as bases epistemológicas calcadas na noção de literatura como objeto aurático. Tais debates e transformações trouxeram uma produtiva e democrática abertura no conceito de literário e permitiram a entrada do conceito de cultura e a ampliação do eixo dos debates levados a termo pela epistemologia contemporânea.
Em geral, essa revolução teórica e crítica, capitaneada sobretudo pela crítica feminista, pelos estudos culturais, étnicos, indígenas, da homocultura, da negritude, do testemunho e de outras formas (auto)biográficas, por exemplo, ocorreu no plano da pós-graduação. Assim, buscamos promover discussões sobre a cultura e o fenômeno literário, voltadas à graduação e à comunidade externa, focadas em propostas de revisão do cânone literário e dos métodos tradicionais às vezes adotados como única possibilidade para estudo do fenômeno literário, numa abordagem que contemple perspectivas capazes de rasurar abordagens essencialistas, eurocêntricas e excludentes.