Departamento de Ciências Exatas
Apresentação
O Departamento de Ciências Exatas – DCEX surgiu do desmembramento do antigo Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET em 24 janeiro de 2023. A partir de então, o DCEX passou a administrar os Cursos de Bacharelado em Física, Matemática e Química e as Licenciaturas em Física, Matemática e Química, tanto na modalidade presencial, quanto na EAD.
O Departamento conta também com um Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Mestrado em Química - PPGQUIM, Programa de Mestrado Profissional em Química - PROFQUI, Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT e com programas de pós-graduação, tais como o Programa de pós-graduação em Física – PROFÍSICA e o Programa de pós-graduação em Educação de Ciências e Matemática - PPGECM.
Missão
O DCEX tem como missão primordial atender às demandas básicas da sociedade e seus diversos setores, no que concerne ao ensino, à pesquisa e extensão nas áreas das ciências exatas. O Departamento procura alcançar este objetivo, fundamentalmente, de uma forma multidisciplinar e abrangente, em consonância com os demais cursos da UESC, desenvolvendo atividades voltadas para a geração e divulgação do conhecimento científico e para a prestação de serviços à comunidade, através de suas Áreas de conhecimento: Estatística, Física, Matemática, Oceanografia e Química.
Objetivo Geral
Articular, elaborar e desenvolver as atividades e programas de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão nas áreas de Estatística, Física, Matemática, Oceanografia e Química de forma a desenvolver uma sustentabilidade institucional conforme os padrões da Eficiência, Eficácia, Efetividade e Equidade. Ministrando disciplinas de graduação, de pós-graduação e cursos de extensão universitária.
Histórico
O Departamento de Ciências Exatas (DCEX), foi criado em 27 de outubro de 2022 (Resolução Consu 13/2022) a partir do desmembramento do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). A 1ª Diretoria, constituída pelos professores Neurivaldo José de Guzzi Filho e Nestor Felipe Castañeda Centurión foi empossada em 25 de janeiro de 2023, determinando neste ato a extinção do DCET. O DCEX é integrado pelos docentes das áreas de Estatística, Fisica, Matemática, Oceanografia e Química. Possui oito cursos de graduação, sendo três bacharelados (Física, Matemática e Química), três licenciaturas (Física, Matemática e Química), e dois cursos EAD (Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática), e os seguintes cursos de Pós-Graduação: MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, PROFÍSICA - Programa de pós-graduação em Física, PROFMAT - Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFQUI - Programa de Mestrado Profissional em Química, PPGQUIM - Mestrado em Química, PPGECM - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.