Colegiado de Administração
Apresentação
Num mundo contemporâneo cujas características estão voltadas para os fenômenos da globalização, complexidade e competitividade, torna-se necessário dispor de profissionais qualificados para atingir um nível de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural adequados à garantia de um elevado padrão de vida para a sociedade.
Nesse contexto, instituições de ensino superior cumprem papel importante não só na formação de recursos humanos qualificados, mas também na vanguarda da inovação, criatividade e inventividade para superação de dificuldades e saltos qualitativos nos processos gerados pelas demanda da sociedade.
No final da década de 90, as escolas de Administração do país se reuniram para atualizar e adequar o seu currículo às substanciais mudanças experimentadas pela sociedade e organizações, de maneira geral, e no campo administrativo, em particular. Estabeleceram, por consenso, um currículo mínimo a ser adotado por todas as Instituições de Ensino Superior que influencia até os dias atuais.
Transcorridos alguns anos, necessário se faz atualizações e adequações a esse currículo visando coloca-lo em sintonia com as novas tendências e realidades sociais e empresariais. O curso de Administração não deve ser visto apenas como formador de mão-de-obra especializada, mas como um centro educacional preparado para formar um profissional plenamente habilitado para o exercício das funções de Administrador.
Na atualidade, salienta-se que a ênfase deve ser dada na formação de empreendedores e gestores com responsabilidade social devido às tendências de desaparecimento do emprego e do aumento da participação do indivíduo na responsabilidade social. Dentro da perspectiva abordada, deve-se dotar o profissional de Administração de visão estratégica, capacidade de análise e reflexão crítica sobre a realidade atual, preparando-o para atuar com autonomia na condição de empreendedor e de gestor das organizações sociais.