Governo da Bahia
 
UESC


 

O  processo de  Avaliação  Institucional  no Brasil  remonta  ao  ano de 1993, quando o Ministério da Educação e Cultura – MEC, através da Secretaria do Ensino  Superior – SESU, concebeu o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, consoante com a idéia de que a Universidade Brasileira precisava rever seu papel e refletir sobre o seu fazer acadêmico, sob o caráter de livre adesão das universidades, traçou os seguintes objetivos:

 

           1. impulsionar um processo criativo de autocrítica da instituição, como evidência da vontade política de autoavaliar-se, para garantir

               a qualidade da ação universitária e  para  prestar contas à sociedade da consonância dessa ação com as demandas científicas e

               sociais da atualidade;

          2. conhecer,  numa  atitude  diagnóstica,  como  se  realizam e  se inter-relacionam na universidade, as tarefas acadêmicas em suas

              dimensões de ensino, pesquisa, extensão e administração;

          3. reestabelecer    compromissos  com  a  sociedade,  explicitando  as diretrizes  de um projeto pedagógico e os fundamentos de um

              programa sistemático  e  participativo  de avaliação que permita o constante  reordenamento, consolidação e/ou reformulação das

              ações da Universidade;

          4. repensar  objetivos,  modos  de  atuação  e  resultados  na  perspectiva  de uma universidade mais consentânea com o momento

              histórico em que se insere;

          5. estudar  e  propor  mudanças  ao  cotidiano  das  tarefas  acadêmicas  do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a

              formulação de projetos pedagógicos socialmente legitimados e relevantes.

 

A Comissão  de  Avaliação  Interna,  entretanto,  promoveu  a  continuidade  do  projeto  concebido,  em  todo  o período,  no  que pese as dificuldades  enfrentadas  e a mudança de enfoque promovida pelo MEC, a partir de 1996, com a criação do “PROVÃO” e nova ênfase na avaliação.

 

Tal  instrumento  de avaliação,  de caráter  externo,  foi extinto e substituído pelo atual processo de avaliação externa, em 2004, através do Exame  Nacional  de  Desempenho  dos  Estudantes – ENADE,  no bojo do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, no qual se insere o redirecionamento de diretrizes para avaliação de instituições, curso e desempenho dos estudantes, traçados pela Comissão de Avaliação de Educação Superior – CONAES.

CONTEXTO HISTÓRICO

Com a criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, pelo o então Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC se tornou vanguarda, apresentando ao MEC um projeto de autoavaliação institucional.

 

O Projeto apresentado pela UESC, naquela ocasião, foi um dos 12 (doze) aprovados pelo MEC e implantado a partir de 1994, constituindo-se, pois, uma das primeiras iniciativas de universidades brasileiras a  procurar  desenvolver  um processo de avaliação do conjunto de suas atividades e estruturas, por decisão e iniciativas próprias.

 

 

Assim,  iniciou-se  o  processo  de  avaliação  na  Instituição,  que  contou,  inicialmente,  com  uma  série  de atividades de sensibilização e esclarecimento da comunidade acadêmica, quando foram realizados seminários gerais (com convidados de outras Instituições)  e  setoriais (visitas  aos  departamentos  e  colegiados  a  fim  de  prestar  esclarecimentos  sobre  o  processo),  com  vistas  à  preparação das etapas desenvolvidas posteriormente. Com a participação dos Colegiados e Departamentos, foram  feitos levantamentos  da  trajetória  e  situação didático-pedagógica dos cursos, foram aplicados questionários juntos aos estudantes, com o objetivo de mapear os  principais  indicadores de problemas curriculares e pedagógicos, sugestivos de intervenção de processos, da estrutura e funcionamento dos  cursos,  do  nível de envolvimento de professores, alunos, dirigentes e servidores técnico-administrativos, e do nível de satisfação dos discentes, relacionado às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como suas expectativas quanto à sua formação acadêmica.

 

Os   resultados   revelaram   aspectos  da  situação  acadêmica  e  da  estrutura  administrativa  da  UESC  que  desencadearam  diversas modificações, dentre outras, as matrizes  curriculares. Nos  10  anos  de  sua  vigência,  o  Projeto  desenvolveu  diversas ações, produziu diversos relatórios setoriais e globais, redefiniu e atualizou programas e instrumentos de análise, recebeu visita de uma Comissão Externa, em 1999, que analisou diversos aspectos da estrutura e funcionamento da universidade e, propôs alguns ajustes, entre outras atividades.

 

No  que  concerne  à  singularidade  da  experiência  de  Avaliação Institucional, a UESC, desde então, tem buscado instaurar uma cultura avaliativa sob bases sólidas, uma vez que se constitui em instrumento importante na articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

A  Comissão  Própria  de  Avaliação  (CPA),  através  da  promoção  da  avaliação  institucional,  tem  construído  conhecimento  sobre a sua realidade,  buscando  compreender  os  significados  do  conjunto  de  suas  atividades  para  melhorar a qualidade da  educação ofertada e alcançar maior relevância social.

 

No dia 12 de maio de 2021, o Conselho Universitário aprovou o novo Regulamento da CPA (Resolução CONSU nº 06/2021) com mudanças significativas, contemplando as novas ações implementadas no âmbito da Comissão.

 

Dentre  o  conjunto  de  ações  aprovadas  na  Comissão,  foi  criado  o  Programa  Gestar  UESC  que  é  uma  iniciativa  da  Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da instituição e da CPA que objetiva apresentar  resultados das dimensões acadêmicas estruturadas no âmbito da UESC.

 

O Programa Gestar UESC apresentará resultados para os 33 (trinta e três) cursos de graduação presencial da  instituição  apoiando-se nos dados obtidos por meio de indicadores sintéticos e índice criados para tal finalidade e especificamente para o Programa.

 

O Programa  Gestar  UESC  prevê  o  lançamento  oficial  para  o  mês de agosto de 2021, com a apresentação dos resultados obtidos aos Gestores dos cursos de graduação e disponibilização no site oficial à toda comunidade acadêmica e público externo.