INTEGRA UESC - Ciência, Tecnologia e Educação: Os desafios da Universidade Pública em um Mundo Transformado


O projeto “Integra Uesc” tem como foco a integração do ensino, da pesquisa e da extensão, incluindo a internacionalização e a inovação na Universidade como também, integrar a comunidade acadêmica nos três segmentos: os docentes, os técnicos e os discentes, e uma integração maior da Universidade com a comunidade externa.


Com o tema “Ciência, Tecnologia e Educação: Os desafios da Universidade Pública em um Mundo Transformado”, durante os dias 19, 20 e 21 de agosto, acontecerá a iniciativa virtual, coordenada pela Reitoria juntamente com os 10 Departamentos e executado por professores, servidores técnicos administrativos, alunos da Uesc e convidados.Os interessados podem se inscrever até dia 18 de agosto, o link da inscrição você encontra na atividade de seu interesse.


Atividades dia 19/08 às 14h


  • arrow_drop_down
    Atividade nº01 - Produção de ovinos sob clima tropical úmido

    Esta palestra tem como objetivo informar sobre a pecuária ovina e suas peculiaridades em condições de clima tropical úmido, visto que boa parte do conhecimento existente tem base no clima semi-árido. Portanto, serão abordadas informações sobre o potencial mercado, panorama da atividade e gestão da produção com estratégias de manejo, incluindo experiências práticas do Programa de Implantação do Banco de Ovinos - PIBO e da Fazenda Almada. Trata-se de uma contribuição para que os discentes se identifiquem com esta Área de conhecimento e possam investir seu currículo acadêmico. Palestrante: Caio Tácito Gomes Alvares

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Zno6z9w3Y37kj6ZU6

  • arrow_drop_down
    Atividade nº02 - Extração e identificação de Semioquímicos

    A ecologia química é o estudo das interações químicas usadas na comunicação entre organismos. Existem diferentes métodos para extração e identificação desses sinais químicos. Nessa palestra abordaremos como acontece o estudo químico dessas moléculas, desde os diferentes métodos de coleta de voláteis a diferentes métodos de análises para identificação. Diante disso, o objetivo dessa palestra é apresentar de forma simples e dinâmica os métodos para extração de semioquímicos, ou seja, os sinais químicos que intermediam a comunicação dos insetos e das plantas e também como é feito o processo para identificação desses compostos químicos. Além de expandir esse conhecimento para os estudantes de outras áreas de pesquisa, podendo assim gerar novas ideias de interação entre linhas de pesquisas diferentes. Por fim, espera-se agregar novas perspectivas do que vem sendo pesquisado nos últimos tempos na Ecologia Química que tem contribuído para a sociedade.

    Palestrantes:

    Carla Fernanda Fávaro (DCET/UESC)

    Ariane Morgana Leal Soares (Pós-Doutoranda PPGQUIM/UESC)

    Eliaber Barros Santos (Doutorando PPGPV/UESC)

    Danrley Santana Bento (Mestrando PPGQUIM/UESC)

    Quênia N. Viana (Graduanda em Química)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/focJ4KNTDknhvvHGA

  • arrow_drop_down
    Atividade nº03 - Festival Mixórdia: uma (n)ave em busca de novos voos

    Em 15 de Junho de 2019, num Teatro Municipal de Ilhéus lotado – O Borderô Oficial registrou 354 pessoas, subiram ao palco 15 atrações, envolvendo música, arte cênica, palhaçaria. Da necessidade de reviver/revisitar esta Experiência e da necessidade de apontar novos voos, a presente Mesa Redonda, busca dialogar com aqueles que se envolveram com “Astronautas, Woodstock e o Mundo em 1969”, tema do Festival Mixórdia.Mais do que realizar um balanço, após 400 dias, busca viabilizar não apenas a realização do Festival Mixórdia 2020, como institucionalizar o Evento enquanto atividade Permanente a partir da Comunidade Acadêmica.Não menos importante registrar que até então, o Festival Mixórdia integrará às atividades do Projeto de Iniciação à Docência "(Re)Virando Séculos: Leituras do Tempo Presente", integrante do PAEG/UESC.

    Palestrantes:

    Carlos Alberto de Oliveira (DFCH/UESC)

    Ian Lopes de Jesus (História/UESC)

    Jones Mota (IFBA/Ilhéus)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/5Ygab2vJytxdAkgK8

  • arrow_drop_down
    Atividade nº04 - Introdução ao uso do Mendeley - Software Gerenciador de referências e suporte à escrita científica.

    O MendeleyReference Manager é um aplicativo gratuito de gerenciamento de referência para web e desktop e ajuda a simplificar o fluxo de trabalho do gerenciamento de referência. A atividade proposta tem como objetivo principal oferecer aos participantes uma visão geral das principais funções do Mendeley e o papel que desempenha como ferramenta de produtividade no processo de escrita e publicação. Conteúdo: Construção de biblioteca com Mendeley (Armazenamento, organização e pesquisa de documentos); Adicionando referências; Pesquisando em sua Biblioteca e Organizando suas Referências; Lendo e anotando seus documentos; Importando conteúdo da Web; Gerando citações e bibliografias no MS Word. Palestrante: Carlos Henrique Leite Borges, Professor do Dep. Ciências Econômicas, Uesc.

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/vscTkZ3ef2WTd5Hw7

  • arrow_drop_down
    Atividade nº05 - A Pedagogia do Oprimido e a educação em tempos de pandemia: afirmação e enfrentamento da realidade

    A motivação para formulação dessa proposta de atividade diz respeito, sobretudo, a uma demanda, apresentada por professores e estudantes, que, em face do atual contexto social, educacional e político, resultado do cenário de incertezas advindo da pandemia da Covid-19, necessitam aprender com as intempéries e ressignificar a Educação em tempos de pandemia. Para tanto, o Programa de Extensão “Coletivo Paulo Freire”, vinculado ao DCIE e ao DLA, oportunamente, objetiva fomentar discussões e propor questões, sob a égide do legado freireano, para a convivência, afirmação e superação dos desafios educacionais e sociais que estão emergindo na contemporaneidade. Nesse intuito, o referido Coletivo debaterá, juntamente com professores, estudantes e comunidade interessada, uma das mais célebres obras do Patrono da Educação brasileira: Pedagogia do Oprimido. Com essa atividade, intencionamos, mais do que integrar os participantes em torno do ideal do Saber e do fortalecimento da Ciência – instâncias que vêm sendo reiteradamente atacadas e desprestigiadas –, consolidar reflexões que deem centralidade a Educação como instrumento e meio que tem por finalidade a emancipação dos sujeitos e a superação dos desafios em sociedade.

    Responsáveis:

    Cláudia Celeste (DCIE)

    Anderson Lins (DLA)

    Palestrantes:

    Joelma Carvalho Vilar (UFS)

    Patrícia Argôlo Rosa (DLA - UESC)

    Gilvânia da Conceição Nascimento (DCIE - UESC)

    Lílian Moreira Cruz (DCIE - UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/L9qLvS9SJ4rQ5sKi7
  • arrow_drop_down
    Atividade nº06 - Educação Ambiental e Alimentar na formação de professores: relações possíveis e necessárias para o enfrentamento do contexto social durante e após a pandemia

    Esta atividade pretende problematizar aspectos do contexto histórico, social e econômico que nos leva a pensar as relações entre a Educação Ambiental e Alimentar, além da sua necessária abordagem na formação de professores. Pretende-se abordar questões que emergiram no contexto pandêmico e situações que vão nos exigir enfrentamento para além da pandemia, no contexto da escola e para além dela.

    Responsáveis:

    Dr. Emerson Lucena, professor DCB/UESC

    Dra Adriane Halmann, professora DCB/UESC

    Palestrantes:

    Carlos Viana dos Santos, Teia dos Povos, Assentamento Nova Vitória em Ilhéus

    Dr. Emerson Lucena, professor DCB/UESC

    Dra Adriane Halmann, professora DCB/UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/fQdTEngAeQXvTQmF9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº07 - Atividades de Ensino de Química/Ciências em escolas do eixo Ilhéus-Itabuna: a experiência do GPeCFEC

    Serão apresentados os trabalhos do grupo realizados em escolas públicas da região. Asatividades do grupo ocorrem em escolas da rede pública do eixo Ilhéus-Itabuna, na Uesc e em eventos da área de Ensino de Química/Ciências na região e pelo Brasil.

    Responsável: Elisa PrestesMassena

    Convidados

    :

    Prof. Dr. Andrei Steveen MorenoRodriguez (DCET/UESC)

    Profa. Me. IndmanRuana Lima Queiroz (DCET/UESC)

    Me. Sara Souza Pimenta

    Me. Nataélia Alves da Silva

    Profa. Me. Margarete Araújo (CEEPGTIAMV)

    Thiago Santos Guimarães,Mestrando (PPGECM/UESC)

    Flávia Cristina Santos Andrade,Mestranda (PPGECM/UESC) e professora da rede privada de Itabuna

    Magna Ioná Carvalho Oliveira,Mestranda (PPGECM/UESC)

    Joilma Cordeiro Costa,Mestranda (PPGECM/UESC)

    Jolúcia Santos de Jesus,Mestranda (PPGECM/UESC)

    Kelly de Santana Santana,Mestranda (PPGECM/UESC)

    Licenciandos/as em Química e bolsistas IC: Gabriel Adonai do Nascimento Mata, Brenda Zamerim Oliveira, Andressa Santos Nascimento e Bruna Luiza Messias Alves.

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/8w4qUHPYTLWB9dCs9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº08 - Um mar de oportunidades - Todas as populações da Terra dependem do mar, de uma maneira ou de outra

    Este ano teria sido apresentada e aberta em Lisboa a “Conferência sobre Oceanos”, que deveria ter inaugurado um “super ano” de temas ambientais (no dia 2 de junho - https://news.un.org/pt/story/2019/12/1698851) ela foi adiada, ainda sem nova data (https://news.un.org/pt/story/2020/06/1716102), mas não esquecida por sua enorme importância. Neste sentido já possui uma página(https://oceanconference.un.org/commitments/) para inscrição de ideias e propostas. Nesta conferência, seria promovida uma discussão sob o tema “Reforçar a ação dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14*: Avaliação, parcerias e soluções” e declarada aberta a “Década da ONU da Ciência dos Oceanos para o desenvolvimento sustentável (2021-2030)”. Creio que será muito oportuno trazermos isso para este evento da UESC.* Objetivo 14 – ODS14 – Vida na água. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

    Palestrantes: Erminda da Conceição Guerreiro Couto (DCB-UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/3FdTULdZMJEm9wm79
  • arrow_drop_down
    Atividade nº09 - Inovação em planos de ensino: por onde e como começar?

    Inovação no ensino é palavra persistente nos diálogos docentes, discentes e da sociedade. Mas por onde e como começar a inovação em sala de aula? Com base na modelagem de negócios, na ferramenta chamada Canvas, que propõe apresentar um modelo de negócios numa folha de papel, o Professor Geraldo Campos do Programa Academia da Rede de Inovação em Cidadania Empresarial e Sebrae/SC, apresentou em 2013 a proposta da ferramenta chamada Canvas do Professor. A ferramenta visa proporcionar a construção e organização dos planos de ensino da forma que os professores e alunos planejem em conjunto os processos de ensino aprendizagem, com a proposição de açõescompartilhadas.O mini curso proposto visará apresentar o que é o Canvas do Professor e como utilizá-lo na prática. Responsável: Katianny Gomes Santana Estival - DCAC Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenadora do Programa EPEC UESCAberto para comunidade em geralDocentes e discentes da UESC e outras IES BrasilDocentes dos IFS e escolas.

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/EViitWNFKNZGtW628
  • arrow_drop_down
    Atividade nº10 - Acessibilidade em Libras

    Aplicar um mini-curso, cuja a abordagem possa contribuir para que os participantes compreendam as dimensões sociais das vivências das pessoas surdas utentes da Língua Brasileira de Sinais-Libras, e como podem contribuir com o desenvolvimento de uma cultura acessível em Libras em tudo que precisarem organizar ou propor. O mini- curso terá a duração de cem minutos com o TÍTULO: ACESSIBILIDADE EM LIBRAS, e versará sobre os seguintes eixos:

    • Desmitificando os (não) saberes sobre a Libras e os surdos.

    • Conhecendo aspectos teóricos-conceituais sobre a Libras

    • Como promover acessibilidade em Libras.

    Responsável: Lucília Santos da França Lopes

    Convidados:

    Roberta Alena de Alcântara Brandão (Câmara de Vereadores Municipal de Itabuna)

    Vanilda Mendonça (Secretaria de Educação de Itabuna).

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/tit7ouc9mcVSPqth8

  • arrow_drop_down
    Atividade nº11 - Flippedclassroom como Metodologia ativa de ensino aprendizagem

    A proposta tem como objetivo debater acerca do FlippedClassroom (Sala de aula invertida) como método de ensino aprendizagem no ensino híbrido, conhecer os princípios, os benefícios e como implementá-la.

    Debatedoras:

    Nayara Mary Andrade Teles Monteiro (Docente-UESC)

    Hadassa Bastos Moreira (Discente - UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/MMPipepCGRyxhtmTA

  • arrow_drop_down
    Atividade nº12 - Efeitos da Pandemia Sobre os Contratos Empresariais

    As soluções oferecidas pelo ordenamento jurídico para os impasses gerados pela paralisação das atividades econômicas diante da pandemia.

    Palestrante: Otavio Augustus Carmo

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/UHW4TqPkZ6dwaUoL8

  • arrow_drop_down
    Atividade nº13 - Humanização do parto: desafios em época de pandemia da Covid-19

    Discutir sobre a Humanização do parto e os desafios em época de pandemia da Covid-19

    Palestrantes:

    ProfaDra Michelle Araújo Moreira

    Prof Me José Carlos de Araújo Júnior

    ProfaDraEmanuella Gomes Maia

    ProfaDraDejeane de Oliveira

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/mZztHTjf346upb738
  • arrow_drop_down
    Atividade nº14 - Pesquisa e formação acadêmica no novo normal: i) Relações laborais; ii) Métodos de formação; iii) Pesquisa (trabalho acadêmico, regimes de cooperação e divulgação científica)

    A pandemia do novo coronavírus exigiu a interrupção das atividades presenciais nas universidades, que precisam agora criar novas estratégias para a continuidade dos trabalhos acadêmicos. Essa conversa pretende debater possíveis consequências geradas por essa nova circunstâncias, concentrando-se, especialmente, em três dimensões: as relações de trabalho; os métodos de ensino e formação; e os modos de fazer pesquisa.

    Responsável: Profº. Dr. Marcial Cotes

    Palestrante:

    Profº Dr. Cleber Dias (UFMG).

    Componentes da Roda de Conversa:

    Profº Dr. Leonardo Maia (UFRJ / FE / EDF)

    Discente Carolina Venancio (Graduanda 7º semestre - EF – UESCe 8º semestre - Psicologia - Faculdade de Ilhéus).

    Mediador:

    Profº Dr. Marcial Cotes (UESC / DCS).

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/HUumTt5LQgDf7M4R8

  • arrow_drop_down
    Atividade nº15 - A Universidade e o Trabalho remoto dos técnicos

    Proporemos uma ampla discussão sobre a atividade administrativa remota, sua regulamentação, as vantagens e desvantagens, a necessidade de norma para amparar legalmente a atividade remota dos técnicos na UESC, sobre assédio moral, necessidade de subsídio para os técnicos diminuírem as despesas domésticas neste período e correlatos. O objetivo do espaço é nivelar o conhecimento dos técnicos sobre as principais nuances da atividade administrativa remota e sua necessária regulamentação.

    Mediador: Rafael Bertoldo (AFUSC)

    Convidado: Prof. Cairo Júnior (DCJUR/UESC)

    Convidado: Danilo Ribeiro (Advogado do Fórum dos Técnicos)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/wXExLigetfpiKKCJ7

  • arrow_drop_down
    Atividade nº16 - Linguagens, Emoções e Educações nas Pandemias

    O objetivo é apresentar estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias e Emoções (FORTE/CNPq). Os pesquisadores se agruparam em GTs e apresentarão resultados de pesquisas em andamentos sobre questões de linguagens, tecnologias, emoções, cultura digital e autoetnografia para lidarmos com os desafios da continuidade da vida e do ensino/aprendizagem com a suspensão de atividades presenciais e do isolamento físico na pandemia.

    Participantes:

    Rodrigo Aragão (UESC)

    Luan Guanaes (UESC)

    Ricardo Dantas (UESC/SEC)

    Eliana Sausmickt (UESC/IFBA)

    Suellen Martins (UESC)

    Ediele Moura (UESC)

    Francielle Silva (UESC)

    Igor Ramos (UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/FSxe1Jhuwtt5oxk98

  • arrow_drop_down
    Atividade nº17 - "Má conduta na ciência e na academia"

    Durante a palestra, apresentarei conceitos importantes para compreender o que é má conduta científica, um panorama histórico no Brasil e no mundo, e algumas propostas para diminuir a incidência desta questão no meio acadêmico/científico.

    Palestrante: RomariAlejandra Martinez Montano (UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Qvq7ynbJEVTEGb7K6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº18 - PesquisadorexsEscritorxs na Pós-graduação: Técnicas de Redação Científica para vencer a página em branco do projeto e chegar à defesa!

    Vamos trabalhar a partir da estrutura básica dos textos acadêmicos - projeto, exame de qualificação, dissertação, tese e artigos -, analisar exemplos e tirar dúvidas dos participantes em seus textos.

    Responsável: Tatiane Benvenuti, PROCIMM DCET UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/siGCg4ucwHwSMmM66
Atividades dia 19/08 às 16h


  • arrow_drop_down
    Atividade nº 01- Revisão bibliográfica x Pesquisa bibliográfica: conceitos, diferenças e similaridades

    Tratar-se-á de um minicurso que tem como objetivo discutir conceitos, diferenças e similaridades relacionados a Revisão bibliográfica e Pesquisa bibliográfica, com vistas a facilitar a compreensão de profissionais e acadêmicos de saúde sobre a temática, proporcionando a realização de trabalhos científicos melhor fundamentados.

    Responsável: Emanuela Cardoso da Silva

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/bNPEsSH4o93H6Piq6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 02 - Bromélias-tanque - Reservatórios de doenças tropicais ou indicadoras da qualidade do meio ambiente?

    Bromélias são elementos conspícuos da fitofisionomia baiana, sendo muito abundantes na Mata Atlântica, mas não só nela. Por sua beleza são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos, sendo, na maior parte deles, retiradas do ambiente natural e replantadas em áreas urbanizadas, o que promove a redução drástica de suas populações naturais. Além disso, os problemas causados pelo aumento de casos de doenças tropicais, como dengue, Zika e Chikungunya, em áreas urbanas tem levado a uma verdadeira campanha de “demonização” destas plantas, o que tem provocado a retirada e destruição das mesmas sem que entendamos seu real papel nestas epidemias. Por outro lado, muitas espécies de bromeliáceas, principalmente às pertencentes a sub-famíliaBromelioideae, ao acumularem água entre suas folhas dispostas em roseta, abrigam uma grande variedade de organismos que incluem algas, plantas vasculares e vários tipos de animais. Bromélias terrestres são particularmente interessantes, pois podem funcionar como abrigos temporários para sementes de plantas terrestres e refúgio para diferentes espécies de invertebrados e vertebrados. Assim elas funcionariam como um biômetro da qualidade de um ambiente. Nesta palestra, seguida de uma roda de conversa, iremos abordar o que já conhecemos sobre os organismos que utilizam estas plantas, entendendo a composição e o funcionamento delas dentro dos diferentes ambientes terrestres.

    Responsável: Erminda da Conceição Guerreiro Couto (DCB-UESC)

    Convidados:

    ● Túlio Paiva Chaves (pós doc no PPGZOO-UESC)

    ● Eduardo Malfatti (doutorando no PPGZOO-UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/YdVBPe7uz7HMdUe89
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 03 - Atuação da área de genética na Universidade Estadual de Santa Cruz

    A atividade tem como objetivo apresentar os membros da área de conhecimento da genética para comunidade. Os professores da área de conhecimento irão explicar de maneira sucinta as atividades desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão.

    Apresentadores:

    ● Fatima Alvim

    ● Fernanda Gaiotto

    ● Luciene Campos

    ● Leandro Loguercio

    ● Carla Kaneto

    ● Eric Guimaraes

    ● Fabienne Micheli

    ● Marcio Costa

    ● Ronan Xavier

    ● Margarete Magalhaes

    ● Carlos Priminho Pirovani

    ● JaniseteMiler

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/ZemzxxE29417SR3B8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 04 - DISCENTE E DOCENTE: ensino e aprendizagem no "novo normal"

    O Ensino Superior vem sendo desafiado não é de agora. Algumas reformas aqui e ali não foram suficientes de modo a impactar mudanças sensíveis. Entretanto, a pandemia empurrou-nos (docentes e discentes) a repensar sobre as novas formas de aprendizagem, ou melhor, aprender a aprender. Assim essa mesa redonda tem o objetivo dediscutir o que é aprendizagem e como o processo de aprendizagem pode acontecer nesse “novo normal”. Responsável: Josefa Sonia Fonseca

    Convidados:

    ● Profa. Dra Cristiane Tavares de Moraes Nunes - SEBRAE/SE

    ● Prof. Doutorando Jorge Luís Cabral Nunes - Universidade Estácio de Sá (Sergipe)

    ● Profa. Dra Sandra Maria Pinto Magina– UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/C61iB4cU3UxHj9u36

  • arrow_drop_down
    Atividade nº 05 - Conversa de Zoólogo

    Apresentar diversas áreas de pesquisa e atuação do Zoólogo, através da atividades desenvolvidas pelos professores da área de Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz.

    Responsável: Martin R. Alvarez

    Convidados: Professores da Área de Zoologia - DCB – UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/v1vt8qT9MENt9PyLA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 06 - Conhecendo o PERPP

    Apresentar o Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas, as ações acadêmicas, as inserções sociais de maneira a tornar mais conhecido o programa e o que vem sendo feito.

    Responsável: Mônica de Moura Pires

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/1Hwu8fcoD9DyDroj6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 07- Racismo e mídia no Brasil

    Um bate papo com os jornalistas e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Cássio Santana e Bruna Rocha. A atividade tem por objetivo reunir alunos do curso de Comunicação e afins para debater como os pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica e da Análise do Discurso podem auxiliar em uma análise antirracista dos meios de comunicação.

    Participantes:

    ● Priscila Chéquer

    ● Antônio Figueiredo

    ● Karen Ramos

    ● Eliana Albuquerque

    ● Rodrigo Bomfim

    ● Bruna Rocha (UFBA)

    ● Cássio Santana (UFBA)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/5vmt5Cg4qC6TWVoV7

  • arrow_drop_down
    Atividade nº 08 - Ferramentas online para ensino –e estudo- de Lógica para Computação

    Tutorial sobre uso de sistemas dedutivos online como ferramentas didáticas para disciplinas de “Lógica para Computação”

    Responsável: Prof. César Alberto Bravo Pariente

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Cj276yncDNU38zzF9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 09 - Necropolítica e biopoder: a gestão da pandemia de COVID-19 no Brasil

    Pretende-se apresentar e discutir a gestão da pandemia de COVID-19 no Brasil na perspectiva das políticas públicas, tendo como referência o modelo sociológico da gestão da peste pela medicina social (em oposição ao modelo da lepra), com remissão aos paradigmas sanitários europeus do século XVIII que, diferente da perspectiva mais geral do entendimento da saúde/doença do século XX como algo conectado ao indivíduo (o portador da doença), pensam a moléstia não como um evento singularizado no sujeito individualmente, mas sim como contágio social (e moral). Entendendo a pandemia como um possível divisor de águas em relação ao grau de controle social e gestão da morte física das pessoas por parte do estado, a abordagem proposta se desenvolve a partir das noções de necropolítica em AchilleMbembe e biopoder em Michel Foucault, plasmadas em termos práticos no contexto brasileiro nas bases normativas legais e infralegais do direito de matar. Ou de deixar morrer.

    Responsável: Roque Pinto

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/tiZB4x7q4xqVRXfw5
  • arrow_drop_down
    Atividade nº10 - Dinamizando o ensino de inglês em tempos de pandemia: o instagram e suas pontencialidades

    Este minicurso visa a apresentar as atividades desenvolvidas no UESC English (in quarantine), uma ação do projeto de extensão “Dinamizando o Ensino de Língua Inglesa na UESC”, que tem como objetivo abordar, em perspectivas diversas, o ensino de inglês e promover oportunidades de aprendizagem por meio das redes sociais, bem como estreitar o relacionamento entre conhecimento e comunidade, mesmo durante o distanciamento físico emtempos de pandemia. Do ponto de vista metodológico, durante o período de isolamento, a atuação se dá, exclusivamente, através do Instagram, por meio de atividades que oportunizam interações na língua-alvo pela utilização de diversas ferramentas disponibilizadas nessa plataforma digital, como postagens no mural (feed), transmissões ao vivo (live) e publicações em formato de histórias (stories). Mediante o desenvolvimento das atividades que são diariamente realizadas na conta perfil do projeto, verificamos as potencialidades diversas de uso do Instagram para o ensino de inglês, especialmente no desenvolvimento da compreensão oral e escrita, promovendo a interação na língua-alvo entre os seguidores-participantes, e sinais da construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa utilizando-se dessa plataforma.

    Responsáveis:

    ● Suellen Thomaz de Aquino Martins(DLA/UESC)

    ● Levi Silva Santos (DLA/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/AWL5xZ5vNXc425d39
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 11 - MESA "DEJAVU/GPDH UESC": O papel da ciência jurídica na proteção dos vulneráveis em um contexto de crise social provocada pela COVID-19

    O momento, realizado através de Mesa, terá a finalidade de demonstrar como categorias jurídicas podem ser utilizadas para entender o papel de profissionais do Direito na proteção dos vulneráveis diante da pandemia de COVID-19 - em especial as populações vulneráveis do campo e da cidade,a autonomia, reconhecimento e a tutela destes vulneráveis e as novas demandas legais que já estão surgindo a partir das consequências negativas da doença no Brasil e no mundo.

    Debatedores:

    Wagner de Oliveira Rodrigues(DCJUR/UESC)

    Laurício Alves Carvalho Pedrosa (DCJUR/UESC)

    Marcelo Pinto da Silva (CEPAIA/UNEB-I)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Mo8Jr8itUtuEbnWk6

Atividades dia 20/08 às 14h


  • arrow_drop_down
    Atividade nº 01 - O SENTIDO DE REGIÃO: IDENTIDADE E LUGAR – A REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA

    Na ciência geográfica os termos espaço, região, território, paisagem, lugar são uma constante em qualquer processo de análise espacial. Dependendo do contexto em que a análise seja feita, um ou outro conceito será utilizado com maior ou menor frequência. Assim, a região pode ser considerada a partir da percepção, valorizando suas qualidades sensoriais, pois “nossos sentidos são locais enquanto que nossa experiência é regional” (LYNCC, 1981, p. 10). Nesta apresentação será feita uma incursão no conceito do sentido de região no seu viés de identidade e lugar. No caso do Sul da Bahia, o conceito de Região Cacaueira poderia ser analisado no sentido de saber se ela é acessível a seus habitantes, se todos têm direito a ela como provedora de suas necessidades materiais, intelectuais, espirituais, se ela se constitui no lugar de seus moradores. Neste estudo, a Região Cacaueira do Sul da Bahia analisará a região como lugar, local de vivência, das experiências, do mundo-vivido, do cacau como signo regional que interferiu e interfere no modus vivendi dos habitantes da área produtora de cacau. Nesta apresentação será feita uma incursão no conceito do sentido de região no seu viés de identidade e lugar.

    Palestrantes:

    ● Lurdes Bertol Rocha - Palestrante - Professora aposentada da UESC

    ● Maria Cristina Rangel - Mediadora - Professora da UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/oKS4N2tcF9FqAyUe8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 02 - Como manter a UESC como universidade pública, gratuita e de qualidade na pandemia e pós-pandemia.

    Vai ser discutido sobre a garantia do Governo da Bahia e da UESC para manter uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva durante e pós-pandemia; sobre os ataques e a retirada de direitos por parte do governo estadual, e do discurso da preservação da vida cima do lucro.

    Debatedores:

    ● Arturo Rodolfo Samana/ADUSC

    ● Elvis Barbosa (UESC)

    ● Eliana Albuquerque (UESC)

    ● Wagner Oliveira (UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/XT1VUYB14pwbUwD2A

  • arrow_drop_down
    Atividade nº 03 - Ecologia Química aplicada à Agricultura

    A palestra abordará a Aplicação da Ecologia Química, ramo multidisciplinar de ciências, como tática dentro do método de controle comportamental, junto ao Manejo Integrado de Pragas, visando a difusão e o entendimento desse ramo de pesquisa no mercado agrícola. Será abordado: Histórico do desenvolvimento de pesquisas em Ecologia Química; Semioquímicos; Fontes de emissão e recepção de sinais químicos; Aplicação no Manejo Integrado de Pragas; Produtos registrados e formas de utilização no campo e quais são os desafios e perspectivas futuras.

    Palestrantes:

    ● Carla Fernanda Fávaro

    ● Ariane Morgana Leal Soares (Pós-Doutoranda PPGQUIM/UESC)

    ● Palmira Lino dos Santos Neta (Mestranda PPGPV/UESC)

    ● Vanusa Rodrigues de Sousa (Doutoranda PPGPV/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Vdrx2nbuTiuBDCh86
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 04 - VIVÊNCIAS URBANAS: REPRESENTAÇÕES E MEMÓRIAS (ILHÉUS-ITABUNA)

    A Mesa tem como objetivo promover o debate sobre investigações dos processos sociais que configuram a cidade e a sua paisagem tanto nos atos de intervenção técnica/política dos projetos dominantes, como naqueles que se cruzam e se conflitam nas relações vividas por seus moradores, nesse enfoque apreender a cidade como expressão de um campo conflituoso, no qual as muitas memórias e histórias exprimem-se como atos de apropriação, de pertencimento social de diferentes sujeitos históricos, mediante suas vivencias e experiências nos processos de exclusão, expropriação e, portanto de dominação/resistência e insubordinação. Refletir esses significados por meio das memórias – nos diferentes suportes materiais - tem significado trabalhar com o que chamamos de “Muitas Memórias, portadoras de outras histórias”, porque reveladoras de significados e sentidos que pontuam os espaços da cidade, nos territórios de viveres dos trabalhadores.A partir de estudos sobre Ilhéus e Itabuna, o Projeto de Ensino “Laboratório de Pesquisa Histórica” (PAEG/UESC), busca não apenas dar visibilidade ao presente Campo Temático como estimular novos estudos, pesquisas e reflexões.

    Debatedores:

    ● Carlos Alberto de Oliveira (DFCH/UESC)

    ● Igor Campos Santos (Licenciado em História pela UESC, Mestrando em História pela UNEB - Alagoinhas)

    ● Rodrigo de Oliveira Lelis (Licenciado em História pela UESC, Mestrando em História

    pela UEFS, Professor da Educação Básica - SEC/BA)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/yHxS4GMUMANbNmrc8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 05 - Surfando em um oceano de plástico

    O plástico da forma que conhecemos existe há cerca de 70 anos. E, desde então, o uso desse material tem transformado muitas áreas - da confecção de roupas à culinária, passando pela engenharia, design e até o comércio varejista. Produzimos hoje 20 vezes mais objetos de plástico que nos anos sessenta (dos quais ⅓ são para embalagens). Não existem perspectivas de que seja colocado um freio nessa corrida até os anos 2050. Anualmente, mais que 13 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, prejudicando mais de 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção. Qual sua origem, distribuição e impactos? O que são macro, micro e nanoplásticos – por que o tamanho importa? Em qual mar estamos e em qual queremos surfar?

    Palestrante: Erminda da Conceição Guerreiro Couto

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/zumDsLFK8q9vcPjY6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 06 - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: desafios e perspectivas no sul da Bahia

    O objetivo desta comunicação é apresentar uma análise dos projetos de ensino, pesquisa extensão desenvolvidos no Departamento de Ciências da de Educação que tem como recorte a implementação da Lei 10.639/03 na formação de professores nos cursos de licenciatura da UESC. A Lei 10.639/03 altera a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino - LDBEN que determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Africana e Afro-Brasileira". Justificamos o fato uma vez que identificamos que há dificuldades para incorporação nos currículos escolares da incorporação imediata da temática. É imprescindível que haja um entendimento da importância de se estudar as relações étnico-raciais nos vários contextos sociais nos quais estamos inseridos e na educação não deve ser diferente, visto que através dela podemos conscientizar e intensificar a necessidade de reconhecermos e valorizarmos as diferenças humanas e culturais já existentes dentro e fora da escola. Responsáveis: Luciana Leitão e Luzineide Miranda Borges – DCIE/UESC Debatedoras:

    ● Luciana Leitão – DCIE/UESC

    Rachel Oliveira – DCIE/UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/MSyWjqgpiVRvXQbG8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 07 - Oficina de noções básicas de Libras

    Desenvolvimento de uma OFICINA específica para o Ensino de Noções Básicas de Libras aos participantes, essa oficina buscará a integração de discentes que estejam matriculados na disciplina nesse período e desejem contribuir. Para aplicação da oficina, usaremos o tempo de 100 minutos e a mesma abordará as seguintes temáticas: • Atividades de aquecimento visual e motor;• Apresentação das Unidades: MLMov (Mão, Locação e Movimento) • Noções de saudações na cultura surda através das Libras • Noções de tempo e uso dos numerais para horas e quantidade

    Responsáveis:

    ● Lucília Santos da França Lopes

    ● Gabriel Nascimento, Ana Paula Santos, Moabe Sousa e Matilde Santos (Membros da Associação de Surdos de Ilhéus e Itabuna).

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/kHbitvBhuU1hzGMm8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 08 - Acesso, permanência e evasão na UESC: compartilhando discussões sobre a pesquisa

    Trata-se de uma roda de conversa para compartilhar informações sobre a pesquisa em andamento "Acesso, permanência e evasão na UESC". Os participantes do grupo de pesquisa irão apresentar os dados iniciais da pesquisa, bem como propiciar aos participantes tratarem de suas vivências sobre o tema na UESC.

    Responsável: Maíra Tavares Mendes

    Participantes:

    ● Wenderson Ribeiro (IC/Pedagogia-UESC)

    ● Rafael Novais (IC/C. Sociais-UESC)

    ● Camila Santos (IC/C. Sociais-UESC)

    ● Luana Santos (IC/C. Biológicas-UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/sXaggr7gHo8DmPwF6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 09 - COLEÇÕES CIENTIFICAS: reunindo ensino, pesquisa e extensão

    Através das apresentações de 3 palestrantes, cada um desde sua especificidade, serão abordados os três assuntos propostos: ensino, pesquisa e extensão, e como se inserem as Coleções Científicas da UESC nos pilares da existência da Universidade. Responsável: Martin R. Alvarez

    Palestrantes:

    ● Christiana A. Vianna Prudencio

    ● Victor Goyannes Dill Orrico

    ● Eliege Julia Eudoxia dos Santos

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/ugvNEupWvCm6MyqKA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 10 - Redução de danos para as profissionais do sexo diante da pandemia de Covid-19

    Discutir a redução de danos para as profissionais do sexo diante da pandemia de Covid-19.

    Debatedores:

    ● ProfaDra Michelle Araújo Moreira- Uesc

    ● Prof Me José Carlos de Araújo Júnior- Uesc

    ● Membros da Liga Acadêmica de Enfermagem Ginecológica e Obstétrica da UescLAEGO/UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/5KxCXkL7AgT6dJZ77
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 11 - Estágio Supervisionado - Formação e pesquisa pelo saber e fazer profissional em diferentes contextos

    Discutir o estágio como momento formativo de inserção no contexto profissional que, para além da concretização da prática, estimula a pesquisa e a construção de saberes e fazeres da profissão professor/a em diferentes contextos.

    Debatedoras:

    ● Rosenaide Pereira dos Reis Ramos (UESC)

    ● Alba Lúcia Gonçalves (UESC)

    ● Arlete Ramos dos Santos(UESB)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/KNgh4cyu61GYVJCV7
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 12 - MESA "MISS DIDI" + GEDUESC: Sujeitos LGBTQIA+: discurso, cidadania e direitos na contemporaneidade.

    Discutir a questão dos direitos LGBTQIA+ diante dos atuais desafios no presente com vistas para o futuro que se faz construir. Trata-se de um papo bastante descontraído com vistas a dar lugar a vozes e falas que, conosco, podem contribuir para o aprofundamento do debate em questão.

    Debatedores:

    ● Wagner de Oliveira Rodrigues (DCJUR/UESC)

    ● Bryan Silva Rangel (DCJUR/UESC)

    ● Iago Moura Melo dos Santos (PPGLLR/UESC)

    ● Ciro Antonio das Mercês Carvalho (PPGLLR/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/gFGadah6zKVemXN6A

Atividades dia 20/08 às 16h


  • arrow_drop_down
    Atividade nº 01 - Educação Financeira para e com jovens adultos: fundamentos básicos e primeiros passos

    O objetivo desta ação é discutir e apresentar junto à comunidade conceitos sobre Educação Financeira e tomada de decisão sobre: investimento, endividamento, qualidade de vida e planejamento financeiro. A inquietude é que há mais de 5 anos 60% da população brasileira não consegue pagar suas contas o que impacta diretamente na sua qualidade de vida, nos seus sonhos e na sua motivação. Como superar esse problema? Será que a orquestração da engenharia financeira pessoal e familiar, a conscientização de hábitos de compra e o letramento financeiro podem proporcionar uma melhoria nas contas pessoais e nas tomadas de decisões dos indivíduos? Coordenador e moderador:Alfredo Dib (DCAC/UESC).

    Participantes da mesa:

    ● Heloisa Querino (DCAC/UESC)

    ● Fernanda Santos (DCAC/UESC)

    ● Mariene Oliveira (DCAC/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/mxLHD7z7o5PHck3M9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 02 - Projeto Aliança dos Saberes: sensibilização ambiental de crianças e jovens em Colônia de Una

    A proposta visa apresentar algumas das principais atividades realizadas pelo projeto de extensão 'Aliança dos Saberes', que tem por objetivo fomentar mudanças no comportamento em relação ao meio ambiente através da sensibilização e troca de conhecimentos, e diminuir a lacuna entre a academia e a sociedade

    Participantes:

    ● Camila RiguettoCassano– UESC

    ● Maíra Benchimol– UESC

    ● Ana Cláudia Fandi - Projeto BioBrasil

    ● Daniela Custódio Talora– UESC

    ● Nayra Coelho – UESC

    ● Elaine Rios – UESC

    ● Stela Maria Gomes Menezes – UESC

    ● Luzia Gonçalves - Escola Municipal Cândido Romero Pessoa

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/TLT4owCzZyTf773H6

  • arrow_drop_down
    Atividade nº 03 - Payback” – capitalismo, desastres ecológicos e pragas pandêmicas

    Como se entrelaçam o uso desenfreado dos recursos planetários pelo sistema capitalista - que visa o acúmulo de riqueza nas mãos de poucos; os desastres causados ao meio ambiente, como derrames de petróleo, queimadas e contaminação dos corpos d´água; e seus reflexos sobre a vida humana e nossas estruturas sócio-econômicas.

    Palestrantes:

    ● Erminda da Conceição Guerreiro Couto (DCB-UESC)

    ● José Glauco Ribeiro Tostes (UFF/UENF professor aposentado)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/sMxHdns4FanzBZRr6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 04 - A CULTURA E LEI DE EMERGÊNCIA CULTURAL: A GESTÃO PÚBLICA E OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO

    Trata-se da organização de duas mesas voltadas para a reflexão e o debate sobre o grande tema da Cultura e a Lei de Emergência Cultural criada para enfrentamento das condições decorrentes do impacto da pandemia no Setor Cultural, face ao agravamento da crise sanitária, da crise econômica e social, com profundos rebatimentos na área da cultura e seus segmentos. Diga-se de passagem, o último setor a ser assistido pelo Estado brasileiro, com alguma política compensatória alternativa de distribuição de recursos, face às perdas sofridas pelos artistas, gestores de espaços culturais e grupos artísticos, e frente às possibilidades abertas pela criação da Lei de Emergência Cultural (LEI ALDIR BLANC). Convidamos a SECULT e a UESC para juntas fazerem essa reflexão. Muitos desafios se apresentam ao setor público para a implementação dessa política. Eis ao que nos propomos à reflexão no âmbito do seminário de interação, INTEGRA UESC, que muito contribuirá para os avanços das análises e esclarecimentos sobre a Lei e os rebatimentos na cultura e nas diversas atividades artísticas e populares, que manteve acesa a chama da alma brasileira nesses tempos de quarentena e isolamento social.

    Mediador:

    Fernando José Reis de Oliveira, Diretor do DLA e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Cultural, Lato Sensu

    Participantes:

    ● Alessandro Fernandes de Santana - Reitor da UESC

    ● Arany Santana - Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SECULT)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Pc2c9guRDkVK99MT7
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 05 - Marco legal de CT&I e política institucional de inovação

    Apresentação geral sobre as mudanças trazidas pelo Marco Legal de CT&I e o importante instrumento de autonomia que é a Política Institucional de Inovação. Palestrante: Gesil Sampaio Amarante Segundo

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/Bek8CQBC6zBGySyWA

  • arrow_drop_down
    Atividade nº 06 - A Bioquímica e suas diversas Aplicações

    Iremos debater a importância da Bioquímica e suas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento

    Debatedores:

    ● Dra. Helena Costa- UESC

    ● Dra. Sandra Rocha Gadelha-UESC

    ● Dra. Sônia Melo UESC

    ● Dr. Raul Melendez Valle CEPLAC/UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/py8KcB8KgQuNXNwT9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 07 - Potencial local para a produção de multimistura e sua utilização em cenários de escassez de alimentos e desnutrição

    A multimistura é definido como sendo um tipo de farinha composta por vários alimentos secos, que tem sido aplicado com sucesso na alimentação de crianças desnutridas. Os principais componentes usados na mistura são: Farelo de Arroz, Flocos de milho, Farinha de folha de mandioca, Casca de ovo, semente de abóbora e melão, dentre outras, que, quando misturadas em proporções adequadas, fornecem quantidades excelentes de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios) e micro nutrientes como minerais (Cálcio, ferro, potássio, magnésio, etc). Cada região, possui um potencial próprio para produção de uma multimistura com matéria prima própria, como no alto sertão que possui potencial para produção de farinha de gergilin. A região de Ilheus possui uma série de alimentos e resíduos agroindustriais com potencial de fabricação de multimistura, com destaque para a farinha de caroço de jaça, com quantidades significativas de carboidratos, proteínas e minerais, e com potencial para cultivo de novas variedades como ora pro nobis que é rica em proteínas. A multimistura já foi usada com sucesso por entidades como a Pastoral da Criança, tirando milhões de crianças e idosos da desnutrição, o que torna seu uso possível em Ilhéus, devido a grande ocorrência de crianças desnutridas e pode ser usado em cenários gerais de falta de alimentos, como pandemias, devido ao alto teor nutricional aliado à sua baixa perecibilidade.

    Palestrante: Janclei Pereira Coutinho- Universidade Estadual de Santa Cruz

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/ekJpLjS2TqHEZE3KA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 08 - Atividade Física e Comportamento Sedentário em tempos de pandemia: resultados preliminares do projeto MoveIlhéus

    Roda de conversa sobre os resultados preliminares do projeto MoveIlhéus, discutindo novos cenários para a saúde e mobilidade urbana na cidade em tempos de pandemia. Mediador: Marcos Menuchi (DCS - Uesc)

    Debatedores:

    ● Alberto Kruschewsky (DCS - Uesc)

    ● Marco Ávila (DCS - Uesc)

    ● David Ohara (DCS - Uesc)

    ● Peolla Stein (Ufsb)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/2v9hEjE1M2vXX7Dc9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 09 - Cuidado à mulher em situação de vulnerabilidade

    Objetiva-se discutir acerca das políticas públicas voltadas para o cuidado à mulher negra, indígena, LGBTQI e mulheres em situação de rua, a partir da ótica dos grupos representativos. Debatedoras:

    ● Nayara Mary Andrade Teles Monteiro (UESC)

    ● Suely Oliveira - Coordenadora Nacional do Movimento População de Rua e Região Nordeste, Carle Porcino - Psicóloga (voluntária) no Grupo Gay da Bahia (GGB) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Escola de Enfermagem UFBA Emanuelle Aduni Góis - CIDACS FIOCRUZ

    ● Rosilene Tupinambá- liderança indígena do Acuipe de Baixo

    ● Lahis Froes Bernardo Santos, Assistente Social

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/CiySvPPSUqQauaRbA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 10 - WhatsApp no Ensino de Inglês

    Falar uma outra língua é um sonho e um enorme desafio. Nesta apresentação exploro alguns sentimentos conhecidos por muitxs na sala de aula como a vergonha e o medo. Nesse processo, vamos conversar sobre alguns fatores que nos desafiam ao aprendermos a falar uma língua com fluência e confiança. Pretendo mostrar também como as tecnologias digitais de comunicação apresentam características que podem fazer com que algumas pessoas se sintam menos envergonhadas e possam se arriscar mais no uso da nova língua. Para cumprir com essa meta, trago resultados de pesquisas com aplicativos móveis como o WhatsApp. Como resultado, a ideia é conversarmos sobre algumas ações que podemos tomar para falarmos uma nova língua e ampliarmos as oportunidades de interação para além da sala de aula.

    Palestrante: Rodrigo Camargo Aragão

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/8GxwMv3QVxurjALw6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 11 - Produção e Genética da Reprodução em Búfalos

    Mesa abordando integração entre atualidades da pesquisa genética, produção animal e reprodução em bubalinos no Brasil.

    Debatedores:

    ● Profa. Dra. Sandra Cristina Becker Silva

    ● Prof. Dr. Ednaldo da Silva Filho (Universidade Federal Rural da Amazônia)

    ● Prof. Dr. Sebastião Tavares Rolim Filho (Universidade Federal Rural da Amazônia)

    ● Profa. Dra. Elizabeth Machado Barbosa (Universidade Federal do Amapá)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/u2v57w4HuukNhH4b8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 12 - Conversas fenomenológicas

    Os expositores irão apresentar e debater temas relacionados às suas pesquisas, tais como temporalidade, hermenêutica das ciências, linguagem e natureza. Tendo como pano de fundo as filosofias de Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty, os temas serão abordados dentro do campo da fenomenologia, contemplando as questões da atualidade.

    Debatedores:

    ● Antônio Balbino Marçal Lima (DFCH/UESC)

    ● Sanqueilo de Lima Santos (DFCH/UESC)

    ● Rogério Tolfo(DFCH/UESC)

    ● Carlos Roberto Guimarães (DFCH/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/3oD9528NQUN2ngf5A
Atividades dia 21/08 às 14h


  • arrow_drop_down
    Atividade nº 01 - Genética da Conservação no Antropoceno

    Nosso objetivo é apresentar a comunidade acadêmica, os conceitos relacionados a temática de genética da conservação e sua importância no mundo antropizado. Para isso, vamos apresentar e discutir as principais linhas de pesquisa do Grupo de Genética da Conservação da UESC, com síntese das pesquisas realizadas nas últimas décadas no âmbito da Mata Atlântica do Sul da Bahia.

    Responsável: Alesandro Souza Santos

    1ª Palestra: Genética da Conservação de Espécies Arbóreas

    Palestrante: Dr. Alesandro Souza Santos

    Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Posdoc no PPGECB - UESC

    2ª Palestra: Genética da Conservação de Microrganismos

    Palestrante: Msc. Elizabete Neta dos Santos Gusmão

    Doutoranda em Genética e Biologia Molecular - UESC

    3ª Palestra: Genética da Conservação na Restauração Florestal

    Palestrante: Msc. Taise Almeida Conceição

    Doutoranda em Genética e Biologia Molecular - UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/6PNk32S2pyoD1iwB6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 02 - E-commerce, Segurança Eletrônica e Rentabilidade: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como fator competitivo para micro, pequena empresa e média empresa

    Em tempos de pandemia ocorreu uma aceleração e um super dimensionamento das atividades remota, do home office e do e-commerce. A Lei Geral de Proteção de Dados regulariza os sistemas de informações e poderá impactar na rentabilidade empresarial. Desta forma a discussão, no âmbito dos primeiros passos, pretende contribuir para que empreendedores, empresários e estudantes atentem para a normativa e consigam obter melhoria na qualidade dos serviços prestados, na formação e sensibilização dos colaboradores e em resultados financeiros e mercadológicos expressivos.

    Coordenador e Moderador: Alfredo Dib (PROFNIT/UESC)

    .

    Participantes da mesa:

    ● Gersiline Beatriz (PROFNIT/UESC);

    ● Júlia MacielaFrasson Cardozo (PROFNIT/UNIVASF);

    ● Raisa Sousa de Magalhães (PROFNIT/UESC);

    ● Silvio Comin (PROFNIT/UESC);

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/3RgXUkiCUNxJVvKf7
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 03 - IMPLANTAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO JUDICIÁRIO DE ILHÉUS

    A celebração de Convênio de Cooperação celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado da

    Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz. O Convênio de Cooperação foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico do TJBA em 22 de Julho de 2019, sob número 43/19 – C, segue os moldes dos convênios anteriormente estabelecidos com outras IES – UNEB, UEFS, UESB e UFRB.

    A presente Mesa busca trazer a trajetória inicial do processo de Implantação do Arquivo Histórico do Judiciário de Ilhéus, tendo como marco fundamental a Assinatura do Convênio de Cooperação celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz.

    Tal celebração exigiu a imediata organização de grupos de trabalho, sob a Supervisão Técnica do Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC – UESC), formado por discentes dos Cursos de História e Direito, visando inicialmente à sumária identificação de Processos de um período que se inicia em meados do Século XIX até os primeiros anos do Século XIX e posterior transferência de 1198 caixas contendo aproximadamente 15.000 Processos do Fórum de Ilhéus para as Instalações do Antigo Instituto do Cacau da Bahia, mantido do pela Universidade Estadual de Santa Cruz, localizado no Centro de Ilhéus. Trata-se, portanto, de importante ação fundamental para a preservação da história do Judiciário de Ilhéus e a consequente constituição de Arquivo que poderá nortear pesquisas nas diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

    Coordenador e moderador: Carlos Alberto de Oliveira (DFCH/UESC)

    Participantes da mesa:

    ● Cristiane Batista da Silva Santos (DCIE/UESC)

    ● Marcos Bacellar Souza (NDI/TJBA)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/L5jb18Z29QmnbJei8
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 04 - Diálogos Socioambientais: o Marco Legal do Saneamento Básico sob a ótica da Justiça Ambiental e Ecológica na Sociedade de Risco

    No dia 15 de julho de 2020 foi sancionado pelo Presidente da República o denominado Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que modifica a legislação já existente sobre o tema, e abre caminhos para o que, no senso comum, tem sido chamado de "privatização da água" no Brasil. Tais modificações trazem implicações nos âmbitos econômico, social, administrativo e ambiental, vez que normatizam aspectos da exploração econômica do mais importante recurso natural do século XXI: a água. Dessa forma, a atividade tem o objetivo de discutir o novo Marco Legal do Saneamento Básico a partir dos conceitos e perspectivas teórico-metodológicas da Sociedade do Risco, Justiça Ambiental e Justiça Ecológica. Será o resultado das discussões teóricas já realizadas pelo Grupo de Pesquisa REDIREITO, publicizadas através das ações do Projeto de Extensão VIDA, por meio de lives chamadas de "Seminários Temáticos", fazendo-se a aplicação prática desses pressupostos teóricos na análise do novo margo legal. as apresentações serão feitas pelos voluntários do grupo, com a mediação do Coordenador do projeto. Assim, num primeiro momento, haverá um roda de conversa sobre os conceitos teóricos, e num segundo momento, a análise da Lei.

    Coordenador e moderador: Guilhardes de Jesus Júnior

    Participantes da mesa:

    ● Tiago dos Santos Santana

    ● Vivaldo Ferreira de Souza Neto

    ● Pedro Lucas Ramos Mendes

    ● Maria Goretti Santos

    ● Soraia Rodrigues Vasques

    ● Barbara Magali Ferreira dos Passos

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/a4jGJmSvgGwv4eCeA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 05 - Sistema Imune: “Mocinho ou Vilão” na infecção COVID-19

    Desde sua instalação no mundo, a pandemia COVID-19 vem modificando a maneira de integração entre pessoas, instituições, áreas incluindo saúde, educação, cultura. Dessa forma, vemos o seminário Integrador da UESC como uma oportunidade para popularizar, de maneira simples, o complexo envolvimento do sistema de imunológico no combate ao vírus SARS-Cov-Responsável: Jane Lima dos Santos

    Modalidade das atividades: Oficina e mesa redonda

    ● 1ª atividade: Oficina Dra. Tania Barth (DCB/UESC) - o corpo humano com foco na organização do sistema imune pelo corpo humano. Dra Jane Lima dos Santos (DCB/UESC) - Maturação das células do sistema imune Dra Luciana Debortoli (DCB/UESC) Órgãos afetados pelo vírus SarsCov-2, entrada do vírus na célula

    ● 2ª atividade: Mesa redonda Sistema Imune: “Mocinho ou Vilão” na infecção COVID-19. Após o conhecimento do corpo humano e organização do sistema imune neste, a mesa redonda com os imunologistas:

    Dr Guilherme Rosemberg G. Queiroz (DCB/UESC)

    DraIzaltina Jardim Silva Cavalli (DCB/UESC)

    Dra Margareth Genari (DCB/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/bjqBjwVovr2TFXseA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 06 - “Home office: limites, cerceamento e avanços na docência e na gestão universitária”

    Discussões acerca da sistematização do trabalho remoto, impactos, limitações e avanços na saúde física e mental, entre o ambiente privado e público, entre o individual e coletivo, modos de produção e aparato legal.

    Responsável: Marcia Morel

    Mediadora: Dra. Joslei V. Souza (Coledufis/DCS)

    Debatedores:

    ● Dr. Samuel M. Guimarães (Coledufis/DCS)

    ● Ms. Gisleide Lima Silva (Colenfer/DCS)

    ● Dr. Marcelo Araújo (Colmed/DCS)

    ● Dra. Marcia Morel (Coledufis/DCS)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/242YexEWeTfvmmrj9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 08 - Metodologias ativas no ensino remoto em saúde: Desafios e perspectivas

    Objetiva-se discutir sobre os desafios e as possibilidades na utilização de metodologias ativas no ensino remoto em saúde.

    Responsável: Nayara Mary Andrade Teles Monteiro

    Participantes:

    ● Soraya Dantas Santiago Anjos - Professora DCS/UESC, Residência Multiprofissional em saúde da família

    ● Regiane Cristina Duarte, Professora DCS/UESC, Residência Multiprofissional em saúde da família

    ● Nayara Mary Andrade Teles Monteiro, Professora DCS/UESC, ● Rosenayde.

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/ikKVABt3gajfo6Ju7
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 08 - Crises na Formação de Professores de Línguas

    Na formação de professores de línguas, há crises com experiências de aprendizagem da língua e do seu ensino, bem como com a profissão docente no Brasil. Apoiado em pesquisas publicadas no Brasil, destaco as conversações observadas em estudos sobre formação inicial e em serviço de professores de línguas. Como resultado dessa análise, destaco as conversações pautadas na cultura patriarcal-matriarcal em que relações de submissão fundamentam o emocionar e o linguajar de professores. À luz desse quadro, traço algumas implicações para a área. Em seguida, examino conversações baseadas em culturas matrísticas e relações de confiança. Destaco aqui experiências de pesquisa pautadas no cuidado mútuo, na emergência de práticas de ensino com uso de tecnologias digitais e na problematização de modelos idealizados de ensino. Por fim, aponto para alguns fenômenos sistêmicos que nos fortalecem para lidarmos com as constantes crises que assolam a profissão docente agora agravadas com as crises sanitárias, políticas e econômicas no contexto da pandemia do novo coronavírus

    Responsável: Rodrigo Camargo Aragão

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/W4dvRBLQDxmqEbsR6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 09 - Desafios do ensino remoto em cursos de Graduação em Medicina Veterinária em tempos de COVID

    Propõem-se estabelecer uma roda de conversa, com a participação de docentes e discentes, visando a discussão e a troca de experiências acerca das atividades remotas que estão sendo desenvolvidas nos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária durante o cenário instalado pela epidemia da COVID-19, com consequente isolamento social. Serão abordadas questões desafiadoras, tais como, adaptações nas metodologias de ensino, substituição dos conteúdos práticos presenciais, impactos nos processos de ensino e aprendizagem, acessibilidade digital, dentre outras.

    Responsável: Profa. Roueda Abou Said

    Participantes:

    ● Prof. Leandro Costa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

    ● Profa. Marília de Oliveira Taumaturgo

    ● Prof. Pierre Barnabé Escodro - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    ● Luís Gustavo Ramos De Moraes Calheiros - Discente UFAL

    ● Profa. Gisele Andrade de Oliveira - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    ● Jullie Souza de Santana - Discente UESC

    ● Profa. Roueda Abou Said - UESC (Moderadora)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/NCHJYSPkfg6ZccQJ9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 10 - Linguagem, dívida e memória em Ricoeur

    Os expositores irão trazer para a discussão algumas questões que estão presentes na obra de Paul Ricoeur, A memória, a história, o esquecimento, que foi objeto de pesquisa de iniciação científica e de projeto de pesquisa. Os temas estão interligados, portanto, no horizonte da obra e tem muito a dizer sobre a atualidade.

    Responsável: Sanqueilo de Lima Santos

    Participantes:

    ● Sanqueilo de Lima Santos (DFCH/UESC)

    ● Mariana Marcelino Silva Alvares (Filosofia/UESC)

    ● Rodrigo Ramos Oliveira (Filosofia/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/83udZTnhhXCZTGLR6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 11 - Descomplique seu TCC: dicas de escrita cientifica para começar e acelerar seu TCC

    Vamos trabalhar a estrutura do texto científico, analisar exemplos e tirar dúvidas sobre a elaboração do TCC 1 e 2, Resumo do SIC e trabalhos de congressos. Responsável: Tatiane Benvenuti

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/bbQBXRFKVc5ZGkC6A

Atividades dia 21/08 às 15h


  • arrow_drop_down
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DEBATE: higienismo, assistencialismo e discursos civilizatórios nos projetos educacionais

    A mesa proposta visa problematizar os projetos políticos, sociais e educacionais relacionados aos preceitos higienistas e civilizatórios promovidos por discursos em torno da prevenção, da proteção, da assistência, da moralização, da disciplina, do ordenamento da população à luz da ciência médica e da escolarização em diferentes contextos históricos da sociedade brasileira. Responsáveis: Profa. Dra. Cíntia Almeida - PPGE/DCIE/UESC e Prof. Dr. Marcelo Silva - PPGE/DCIE/UESC

    Palestrantes:

    ● Profa. Dra. Sônia Camara - ProPEd/UERJ

    ● Prof. Dr. José Cláudio Sooma Silva - PPGE/UFRJ

    Debatedores:

    ● Profa. Dra. Cíntia Almeida - PPGE/DCIE/UESC

    ● Prof. Dr. Marcelo Silva - PPGE/DCIE/UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/rJ4g2ewLwaRavmNr7
Atividades dia 21/08 às 16h


  • arrow_drop_down
    Atividade nº 01- Atuação de profissionais de saúde em eventos multiesportivos pós Covid 19: uma perspectiva com base no Guia da União Internacional de Triathlon.

    Apresentar uma perspectiva para a participação dos agentes de saúde nas diversas fases de um evento multiesportivo (pré evento, entrega de kits, check in dos atletas etc) com base no protocolo que será utilizado nos Jogos Olímpicos da modalidade, em Toquio, Japão.

    Responsável: Alberto BarrettoKruschewsky – UESC

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/zmv6ZEszS3sBUqvc6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 02 - Atividade física e tempo em comportamento sedentário: o que muda com o distanciamento social?

    Introduzir os conceitos de atividade física/inatividade física e comportamento sedentário; apresentar os distintos domínios da atividade física; apresentar e discutir os resultados de pesquisas acerca da atividade física, comportamento sedentário no contexto do distanciamento social; apresentar e discutir as perspectivas e repercussões do pós-pandemia sobre a atividade física e comportamento sedentário da população.

    Mediador: David Ohara (UESC)

    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UESC)

    Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UESB-UESC)

    Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UESC)

    Debatedores:

    ● Dr. Danilo Rodrigues Pereira da Silva (UFS)

    Programa de Pós-Graduação em Educação Física – UFS

    Membro do South American PhysicalActivityandSedentaryBehavior Network

    ● Dr. Diego Giuliano Destro Christofaro (UNESP/Presidente Prudente)

    Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq

    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade – UNESP

    Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia – UNESP

    Faça sua inscrição

    https://forms.gle/mZAQqLauDeheSHk18
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 03 - SÉCULO XXI A PARTIR DE 2020: QUATRO CRISES MUNDIAIS

    O século XXI vem atravessando grandes crises: islâmica (2001) e econômica (2008), e a Crise Pandêmica, em curso, que está catapultando grande Crise Econômica. “Estão no forno”, possivelmente: a Crise Ambiental e a Crise Demográfica. Partindo de teoria científica da história universal, o Materialismo Histórico, destacamos o capitalismo como determinante histórico último das quatro crises, que se realimentam mutuamente.

    Responsáveis:

    Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, professor do DCB UESC e Dr. José Glauco Ribeiro

    Tostes, professor aposentado de química da UENF-RJ.

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/qSrc8NC7ZguxFX5Q9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 04 - Dados sobre o financiamento a CT&I na Bahia nos últimos anos

    Apresentação de dados gerais que evidenciam a crise de financiamento em CT&I pela qual a Bahia passa, particularmente desde 2015.

    Palestrante: Gesil Sampaio Amarante Segundo, UESC

    Faça sua inscrição:

    ttps://forms.gle/8CK9TYA54FvnD5bs6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 05 - OFICINA DE MASCARAS, COMO E PORQUE USAR CORRETAMENTE

    Histórico e importância do uso de máscaras nas pandemias

    Responsável:

    João Carlos Teixeira Dias

    Palestrantes:

    ● João Carlos Teixeira Dias

    ● Carla Romano

    ● Rachel Rezende (UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/ZR7xqEJNfe1ScGPh6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 06 - #FiqueEmCasa (se puder): o contexto do idoso e os conflitos intergeracionais com apandemia

    Proposta da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (LAIGGER) da UESC que visa discutir os reflexos do isolamento social para os idosos em função da pandemia da Covid-19. Debater sobre os conflitos intergeracionais gerados pela convivência contínua entre idosos e pessoas mais jovens nos domicílios em função da pandemia.

    Participantes:

    ● Profa. Carla Daiane Costa Dutra (DCS-UESC)

    ● Prof. João Luis Almeida da Silva (DCS-UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/NHbpZ3RS3b2XP5jL6
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 07 - LÍNGUA INGLESA E REDES SOCIAIS: uma relação saudável em tempos de pandemia

    Este minicurso visa apresentar as atividades desenvolvidas no LINGUESTRAR, uma das ações do projeto de Extensão A Língua Inglesa para os Profissionais do Turismo, que tem como objetivo motivar o público em geral, através das Redes Sociais: Facebook e Instagram, a ter contato com a língua Inglesa (inicialmente) por intermédio de recursos multimodais como diálogos animados e cards ilustrados. Esta ação, ao pensar no enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), estabelece, também, como proposta o intercâmbio de informações para preparar aqueles que querem aprender o idioma através de situações específicas, enquanto estão seguros em casa. Do ponto de vista metodológico, este atua, exclusivamente, através das redes sociais, realizando postagens audiovisuais a respeito do tema viagem em diferentes contextos: aeroporto, imigração, Táxi, hotel, restaurante, hospital, transporte público, museu, pedindo informações, parque e supermercado. Pretende-se com este minicurso, primeiramente, apresentar o projeto, para em seguida, expor os recursos tecnológicos envolvidos no desenvolvimento do mesmo, bem como a sua implementação nas redes sociais.

    Responsáveis:

    ● Jorge Onodera (DLA/UESC)

    ● Patrícia Argôlo Rosa (DLA/UESC)

    ● Suellen Thomaz de Aquino Martins (DLA/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/5BS2pfjZJnSopDcNA
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 08 - Os ataques aos direitos dos trabalhadores em tempos de pandemia

    O objetivo da roda de conversa é problematizar as leis e resoluções que estão sendo votadas pelo Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa no estado da Bahia no período da pandemia do COVID-19, que atuam diretamente sobre os direitos dos trabalhadores e redesenham o pacto social e incidem nas relações entre capital e trabalho, alterando a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e o Estatuto do Magistério Superior do Estado da Bahia (Lei n.o 8.392/2002).

    Palestrantes:

    ● Luiz Henrique dos Santos Blume (DFCH/UESC)

    ● Marcos Antônio Soares Tavares (DCSA/UESB)

    ● Sandra Marinho Siqueira (FACED/UFBA)

    ● Arturo Rodolfo Samana (DCET/UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/P2DiZsmU7tVmNDvx9
  • arrow_drop_down
    Atividade nº 09 - Educação Financeira e Estratégias de Investimento

    A educação financeira tem, por propósito, auxiliar as pessoas na administração dos seus rendimentos e nas suas decisões de investimento. Nesse sentido, esta atividade trará estratégias para o acúmulo de renda passiva visando a liberdade financeira.

    Palestrantes: Marcelo Tramontin Souza (UESC)

    Faça sua inscrição:

    https://forms.gle/stYyFnwbcKp8PgGcA