entrada_uesc

Ações do Projeto Uesc Salobrinho



Coordenado pela Professora Poliana de Castro Melo, o projeto Educação e Prevenção de Zoonoses/Pet Medicina Veterinária possui o objetivo de promover palestras educativas nas creches e escolas orientando sobre as zoonoses e como preveni-las além de informar do cuidado com a saúde do cão por meio de medidas como vacinação e vermifugação.

Coordenado pelo Professor Cristiano de Sant'anna Bahia, o projeto Cuidar: Programa de Extensão em Saúde/ UESC possui o objetivo de promover a saúde integral, individual e coletiva da comunidade do Salobrinho através do fortalecimento das equipes de saúde da família local.

Coordenado pelo Professor Maurício Santana Moreau, o projeto Salobrinho Verde: Semeando a qualidade de vida possui o objetivo de realizar ações que fomentem a sustentabilidade, a produção e o consumo de alimentos saudáveis e sem uso de agrotóxicos, mediante o conceito de educação ambiental e agricultura familiar, considerando práticas de horticultura em escolas públicas e espaços ociosos no bairro Salobrinho..

Coordenado pela Professora Christiana Andrea Vianna Prudencio, o projeto Horta Comunitária Sustentável: Plantando saberes e autonomiapossui o objetivo de desenvolver junto à comunidade do Salobrinho uma horta sustentável para fornecer alimentos e se constituir como espaço educador.

Coordenado pelos Professores Manoel Camilo Moleiro Cabrera e Ruan Carlos de Araújo Moura, o projeto Programa de apoio à construção de intesse social: aproveitamento Urbano de Águas de Chuva possui o objetivo de difundir o uso da minicisterna urbana como um sistema tecnicamente correto de aproveitamento de águas de chuva para fins não potáveis na comunidade do Salobrinho, visando assim, diminuir a falta de água no bairro. Além disso, o projeto tem como base gerar uma ação benéfica, transformadora e ambientalmente correta para aumentar a inserção da UESC no Saslobrinho e introduzir no bairro uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos.

Coordenado pelo Professor Rafael Rodrigues de Queiroz Freitas, o projeto Programa de Qualificação Profissional e Assessoria Técnica em Instalações Elétricas possui o objetivo de promover a disseminação de conhecimento técnico profissional na área de elétrica entre os moradores do bairro do Salobrinho em Ilhéus - BA. Desta forma busca-se a integração entre a Universidade e a referida comunidade, através de formação profissional e assessoria técnica acessível e gratuita na área de eletricidade, atendendo às demandas da comunidade para prestação de serviços e manutenção elétrica.

Coordenado pela Professora Flaviana dos Santos Silva, o projeto Formação de Professores para Integrar o Software Scratch no Processo de Aprendizagem de Conteúdos de Matemática por meio da Economia Doméstica e Financeira possui o objetivo de analisar o processo de formação de professores para integrar o software Scratch aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de matemática por meio da Economia doméstica e educação financeira no Ensino Fundamental.

Coordenado pelo Professor Adriano Marcus Stuchi,Ensino de Física no Colégio Estadual do Salobrinho por meio de Smartphones: aliando a prática às formação de professores para o exercício da cidadania possui o objetivo de promover a alfabetização científica e tecnológica de alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Salobrinho para o uso de smartphones em investigações de grandezas físicas em experimentos de baixo custo e no cotidiano, além de auxiliar na formação da professora de física da escola no uso da metodologia de Ensino de Física por investigação numa abordagem temática freireana em tecnologias da informação e comunicação

Coordenado pela Professor João Carlos de Pádua Andrade, o projeto Empreendedorismo como Fonte do Desenvolvimento Social e Econômico: ações de extensão no bairro Salobrinho em Ilhéus-Bahia possui o objetivo de Promover a interação socioeconômica entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e a comunidade de Salobrinho através de ações de extensão.

Coordenado pelos Professores Vanessa Guimarães de Freitas e Leônidas Azevedo Filho, o projeto Projeto de Saúde Infanto /Juvenil Salobrinho possui o objetivo de avaliar e intervir, de forma sumária, no estado de saúde da população infanto/juvenil no Bairro Salobrinho, Ilhéus (BA).

Coordenado pelos Professor Marcelo Píres de Oliveira, o projeto Marisqueiras de Celulóides possui o objetivo de realizar uma exposição de filmes didáticas e recreativos, com relação ao conteúdo das disciplinas das séries das escolas de Ensino Médio do Salobrinho, bem como par ao público em geral, através de uma mostra periódica que vise atender escolas e comunidade.

Coordenado pela Professora Maria Josefina Vervloet Fontes, o projeto Programa Empreende Salobrinho possui o objetivo de estimular ações de educação empreendedora e tecnológica junto aos estudantes do ensino fundamental e médio da comunidade Salobrinho. Além de apoiar as instituições de ensino, comunidade a adotarem, de modo permanente, o ensino do empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.