entrada_uesc



Programa de Apoio Institucional e Gerencial


O Programa de Apoio Institucional e Gerencial – AGIR – LS, lançado no fim do ano de 2012, inicialmente com a gestão de três fóruns, sempre esteve atento ao seu objetivo principal que é “propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, com vistas a aumentar a eficiência e a eficácia na execução de políticas públicas”.

Com a parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC, o programa consolidou-se e a partir do ano de 2017 criou-se mais oito fóruns, passando a ser identificado como Programa AGIR MAIS.

Hoje contemplando o total de onze fóruns de secretários municipais das diversas áreas, tem sido um exemplo de sucesso na integração entre a UESC e os municípios do Território de Identidade Litoral Sul, e transcende seu limite geográfico, esse programa tem sido um dos principais canais de diálogo entre a UESC e os municípios do Território de Identidade Litoral Sul, atingindo de forma direta e/ou indireta a população deste território. Com base nos dados fornecidos pela AMURC “O AGIR MAIS”, vem atendendo as demandas das mais diversas áreas estruturantes da gestão pública municipal, onde o seu público alvo vai além dos gestores e equipe, atingindo, também, os beneficiários indiretos, que gira em torno de 39.519 pessoas (AMURC, 2018).

Dentre os fóruns constituídos e/ou ativos estão:


angle-right FREADE - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Coordenadores de Agricultura;

angle-right FORSEMS - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos de Saúde;

angle-right FRAMSUL - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Administração;

angle-right FAEG - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Agentes Municipais de Cultura;

angle-right FOPROM - Fórum de Procuradores Municipais;

angle-right FORCOM - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Assessores de Comunicação;

angle-right FORTUR - Fórum de Secretários, Diretores, Agentes e/ou Coordenadores Municipais de Turismo;

angle-right FORPLAF - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Secretaria de Planejamento e Finanças;

angle-right FRAS - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Secretaria de Assistência Social;

angle-right FORSEC - Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Secretaria de Educação.

entrada_uesc
O ano de 2018 foi de suma importância para o desenvolvimento do Programa com a consolidação de ações que haviam sido planejadas no ano de 2017. Mesmo com as interveniências do período eleitoral, o Programa conseguiu se estabelecer como um espaço privilegiado de diálogo entre a Universidade, AMURC e Prefeituras Municipais. Além disso, ampliaram-se as parcerias e articulações ao longo do ano, com a inserção do SEBRAE, Instituto Natura (Arapyaú) e Banco do Nordeste – BNB. Em relação às articulações destacamos: Núcleo de Artes da UESC - Nau juntamente com o Fórum de Agentes Culturais – FAEG, implementação do Curso de Extensão em Alfabetização do Departamento de Educação - DCIE junto ao Fórum de Secretários de Educação – FORSEC e a criação do grupo de trabalho para elaboração do Programa de Desenvolvimento Territorial PRODETER do BNB.
Dentre as ações desenvolvidas no ano de 2018, no período de abril a dezembro.

angle-right34 reuniões, distribuídas entre a sede da AMURC e dependências da UESC (com exceção das reuniões do FAEG que são itinerantes);

angle-right07 atividades em formatos de Palestras, Seminários, Fóruns e Rodas de conversa;

angle-right02 palestras ministradas pelos coordenadores do Programa AGIR;

angle-right01 Visita técnica à Policlínica de Jequié com o FORSEMS;

angle-right01 Oficina de Boas Práticas, em Ilhéus.