Pró-Reitoria de Administração e Finanças - PROAD

Programa de Compras Planejadas

Perguntas e Respostas Compras

Por que precisaremos planejar as compras na UESC?

A UESC é uma instituição pública. Como tal, está sujeita a uma legislação ampla e detalhista que estabelece normas para as compras, o que gera uma série de processos que não existem no âmbito privado. Ao planejar, a comunidade acadêmica permitirá que se avance nos processos de compras ao mesmo tempo em que se atenda à legislação.

Como será o programa de planejamento anual de compras de bens permanentes e de consumo?

A UESC concentrará os processos licitatórios. Ao invés de fazer várias licitações de um mesmo item ou de itens semelhantes, haverá reunião deles em poucos processos.

Com o planejamento de compras, eu receberei todos os itens que solicitei de uma só vez?

Não. A entrega dos itens continuará como desconcentrada. Você receberá como é feito atualmente.

Quais os benefícios do planejamento de compras?

Vários benefícios serão alcançados. Os setores responsáveis pelas compras terão condições para o atendimento mais eficaz e eficiente às requisições, pois, uma vez planejada a compra, os contratos serão celebrados com antecedência, ficando mais rápida a entrega no período desejado. Serão otimizados recursos, inclusive humanos. As diferentes equipes envolvidas nos processos (compras, licitação, jurídico, administrativo, financeiro...) terão um número menor de processos a se dedicar. A UESC reduzirá os custos que tem com processos de compras, tais como publicação de editais, gastos com papel... Comprando em maior quantidade, haverá maior poder de barganha, permitindo que os preços caiam. Estas vantagens são amplamente reconhecidas.

Como as requisições serão encaminhadas?

Continuarão sendo realizadas via SCP que ganhou uma nova versão.

Se vou planejar as compras pelo SCP, como farei para solicitar a entrega dos itens quando chegar o período previsto?

Você utilizará o mesmo SCP. Neste caso, deve ser indicada a opção "RESSUPRIMENTO", gerando, assim, a informação de que é o momento da entrega.

Como as compras serão planejadas?

Foram criados "grupos de compras" ordenados num cronograma que indica as fases do processo de compras. O requisitante deverá planejar a quantidade que precisará de cada item para um período de 12 meses.

Considerando que sou professor, como elaborar meu planejamento para o grupo de compras quando este coincidir como minhas férias?

O cronograma de planejamento considerou o período de férias escolares. O grupo de compras próximo a tal período tem um prazo de planejamento extenso o suficiente para contemplar férias escolares.

O período de 12 meses em que meus pedidos serão entregues pode envolver dois anos diferentes?

Sim. Depende do cronograma de entrega.

Como eu vou indicar a programação de entrega dos itens que pedi?

O fornecimento considerará a demanda programada indicada no SCP pelo requisitante. Mesmo que existam vários pedidos numa mesma requisição, o cronograma de entrega é feito separado, por item.

Quem analisará minhas requisições?

A análise continuará sendo feita da mesma forma. Requisições de bens permanentes serão analisadas pelo Pró-Reitor de Administração e Finanças. Requisições de material de consumo serão analisadas pela coordenação do Almoxarifado. Em determinados casos haverá um parecer antes da análise para subsidiá-la.

E as compras previstas em projetos de ensino, pesquisa ou extensão? Devem ser planejadas também?

Não! Requisições vinculadas a projetos não têm obrigação de seguir o planejamento de compras. No entanto, quando for possível, é desejável segui-lo para usufruir dos benefícios do planejamento.

O que ocorrerá com um processo de compra que não obtiver sucesso no prazo estabelecido? Por exemplo, uma licitação fracassada?

Continuará em pauta.

Compras de equipamentos de informática precisarão estar previstas no Plano de Aquisição de TI?

Sim! O Plano de Aquisição de TI (conhecido como PA) é uma solicitação do Governo do Estado da Bahia a todos os seus Órgãos e Unidades.

Como solicito materiais para manutenção de imóveis?
Você deve acionar a Coman via menu Help Desk no SCP. Técnicos da Coman analisarão a demanda e encaminharão a requisição.
Como solicito materiais para manutenção de equipamentos de informática?
Você deve acionar a UDO via menu Help Desk no SCP. Técnicos da UDO analisarão a demanda e encaminharão a requisição.
A implantação do planejamento de compras trará risco quanto à falta de produtos?
Não! Foi criado um cronograma de transição para os 12 primeiros meses de implantação do planejamento de compras. Nele há certa flexibilidade em relação ao planejamento. Inclusive, os processos de compras já iniciados serão mantidos. Após o período de transição, será implantado o planejamento definitivo.
Precisarei elaborar termo de referência para os itens que eu solicitar?
Sim!
Pedidos de livros seguirão o planejamento?
Não! As solicitações de acervo bibliográfico deverão ser realizadas via sistema adotado pela Biblioteca Central. Poderão ser feitas a qualquer momento.
O que devo fazer quando não existir no catálogo de materiais do SCP o material ou a especificação detalhada não atenda à necessidade?
Você deve solicitar inclusão de item novo no SCP. Para realizar a solicitação, é necessário consultar o catálogo de material do Governo Estadual no site <http://www.comprasnet.ba.gov.br/>, menu catálogo > consulta e, após identificar a especificação do material desejado, preencher a solicitação do cadastro, informando, inclusive, o código do material nos campos adequados do SCP.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster