Núcleo de Saúde Coletiva

Apresentação

A sociedade brasileira adentra o novo milênio diante dos apelos da modernidade em um processo de planetização irreversível. Vê-se uma população com qualidade de vida questionável, refletindo desigualdade social acentuada e em progressão.

O país se encontra preso a uma realidade de baixos indicadores de qualidade de vida, caracterizando uma baixa expectativa de vida, índices de desenvolvimento indesejáveis, recrudescimento de doenças preveníveis, ambientes de vida insalubres, sistemas de previdência, saúde e educação inoperantes, já evidenciam o esgarçamento do tecido social brasileiro, sugerindo a necessidade urgente de investir-se na ruptura de determinadas práticas de gestão, arraigadas no autoritarismo, dificultando o agir democrático, o que provoca tensões sociais desnecessárias.

É preciso investir em produção de recursos humanos com capacidade de equacionar os problemas com o uso de criatividade, baseados na ética e conhecimento das necessidades de sua comunidade. Este é um dos papéis da Universidade, e que na área de saúde implica dedicação e respeito com a vida do próximo. A busca por um conhecimento interdisciplinar aprofundado e contextualizado, leva à criação dos Núcleos de Estudo.

A UESC, na região sul da Bahia, tem se destacado, enquanto uma instituição formadora de RH para atender as necessidades regionais. Por isso seu diálogo com os setores da sociedade tem contribuído para o avanço do processo de fomento de alianças, que se consolidam em fortes parcerias nas áreas de pesquisa, ensino e serviços à comunidade, o que muito tem contribuído para o seu crescimento acadêmico, mas, principalmente para o desenvolvimento regional.

Neste sentido, forma-se o Núcleo de Saúde Coletiva, sendo este um espaço institucional, em que alunos, professores, técnicos e profissionais agregam conhecimentos sob forma de pesquisa e extensão. Esta vitória está atribuída ao empenho de professores e alunos envolvidos em trabalhos científicos em nome da UESC. O seu funcionamento torna-se pleno no ano de 2005, com compromisso e seriedade, marcos de um grupo forte e contextualizado na busca por melhoras no campo da Saúde.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster