Kàwé
Apresentação
• Eventos:
O Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais (NEAB) e o Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizarão dois eventos na linha de estudos da tradição oral, linguagem e africanidade com o professor titular José Manuel Pedrosa, da Universidad de Alcalá de Henares, Madri/Espanha.
A palestra “Literatura oral e antropologia” ocorrerá no dia 19 de agosto, às 09h30, no auditório da Torre Administrativa – 5º andar. Nos dias 22 e 23 de agosto, será realizado o curso “Literaturas orais de três continentes: Europa, América e África”, das 08 às 12 horas, no Auditório de Direito, localizado no Pavilhão do Juizado Modelo. As inscrições serão feitas no local.
• Colóquio Kàwé “Falando de Ruy Póvoas”
Dia 09 de Maio
Na Universidade Estadual de Santa Cruz, um grupo de estudiosos se uniu, em de 1996, e propôs à instituição a criação de um Núcleo Temático interdisciplinar, voltado para a construção do conhecimento sobre o legado africano na Região Sul da Bahia.
Assim, surge o KÀWÉ — Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais, para invenção de um espaço onde seja possível estudar e abordar a tradição africana nesta Região da Bahia, Brasil. Desde então, o KÀWÉ passou a desenvolver uma pluralidade de ações: pesquisas, cursos, oficinas, seminários, aulas-abertas, palestras, encontros, exposições, grupos de estudos, publicações, que permitem tratar a temática almejada.
MAPEAMENTO DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE ILHÉUS
Resultado de mais um trabalho de pesquisa vinculado ao Nucleo Kawé, o Mapeamento dos Terreiros de Candomblé de Ilhéus constitui uma ferramenta importante para o estudo da história afro descendente no município de Ilhéus e integra a tese de doutorado da professora Valéria Amin, intitulada “Águas de Angola em Ilhéus: um estudo sobre as configurações identitárias do candomblé no Sul da Bahia”. Mas esse trabalho não se encerra aqui. Numa nova etapa, a professora Valéria vai coordenar o levatamento e mapeamento dos terreiros de candomblé do Sul da Bahia, notamente os que estão localizados nos municípios de maior desnidade demográfica localizados na Bacia Hidrográfica do Leste.