Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

08/05/2020 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do projeto “Pets Solos”, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), está presente no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”, recém-publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência de Solo (SBCC), sediada no município de Viçosa (MG), em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo.

A publicação reúne 78 ações que foram cadastradas, pelos coordenadores, no Banco de Dados Nacional de Iniciativas de Educação em Solos. De acordo com os organizadores do livro-Marcelo Ricardo de Lima, Fabiane Machado Vezzani, Valentim da Silva e Cristine Carole Muggler-“a educação em solos é um processo formativo e humanizador dos sujeitos envolvidos, em que o conhecimento sobre solos é construído a partir de suas vivências”.

O PET Solos da UESC é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial –PET do MEC e é o primeiro PET do Brasil com a temática em Solos  com atividades iniciadas  em dezembro de 2010. Atualmente é constituído por 12 bolsistas dos cursos de graduação em Geografia e Agronomia, sob a coordenação da professora Dra. Ana Maria Moreau e apoio professor Dr. Mauricio Moreau.

As atividades desenvolvidas pelo grupo PET Solos abrangem os três pilares da universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. Tem por objetivo promover uma formação ampla e de qualidade dos alunos envolvidos com o programa, bem como, dos acadêmicos dos cursos de Geografia e Agronomia.

Os resultados das atividades de pesquisa são muitos, explica a professora Ana Maria Moreau. “Desde a sua instalação em seis de dezembro de 2010, já foram apresentados 66 trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais e publicação de 04 capítulos de livros. Participaram desse programa 25 bolsistas com permanência mínima de dois anos, destes, 10 ingressaram em Programas de Pós-Graduação, cinco já atuam como professores e os demais em empresas agrícolas.”

A "Oficina da Ciência da Terra" e as exposições no projeto "Caminhão com Ciência" são formas de ação no exercício do ensino/extensão buscando atingir estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino da região. No ano passado foram realizadas 20 oficinas da Ciência da Terra com participação de 618 estudantes desde o ciclo fundamental I e II até ensino médio e curso técnico. No último ano o  PET Solos participou de 17 exposições do "Caminhão com Ciência", totalizando 930 estudantes assistidos no stand do grupo.

O Ciclo de Palestras consiste da realização de encontros, com periodicidade quinzenal e duração de 30 minutos para preleção e 30 minutos para discussão, onde são apresentados artigos científicos, comunicados técnicos e atualizações sobre temas relevantes à formação acadêmica dos estudantes dos diversos cursos das áreas de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, na UESC.

De acordo com a professora Moreau “em 2019, foram realizadas duas palestras com emissão de 123 certificados. Vale destacar a abertura das atividades do 1º semestre do ano passado, promovida pelo PET Solos, com a conferência intitulada: ‘Análise da viabilidade ambiental aplicada a construção de barragens – O caso Brumadinho e Fundão’ proferida pelo Consultor Ambiental prof. MSc. Jackson Cleiton.”

“O PET Solos e o Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA/UESC) promovem, desde 2012, o Seminário Baiano de Solos e, em 2019, foi realizada a 6ª edição como o  tema “Fator terra no Brasil, Uso do solo e Produção de alimentos”. A realização do evento teve o objetivo comemorar  o Dia Mundial do Solo, instituído pela ONU, cinco de dezembro, com a 1ª Competição de Solos da Bahia.”