Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

18/05/2020 atualizada em 19/05/2020 14:13 - Assinado pela ASCOM

O primeiro túnel de desinfecção já está instalado pela Prefeitura municipal da cidade de Itajuípe, no Centro de Isolamento COVID-19. O projeto é desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Cruz e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi/UESC).

O equipamento, projetado para ofertar mais segurança para os profissionais de saúde das unidades hospitalares, possui formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, antes da retirada do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para desinfecção. Cada equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito.

Os professores ressaltam que a solução desinfectante não é produzida ou indicada  pela Universidade ou pelo Centro de Pesquisa. “Apenas estruturamos e programamos o equipamento.” O Projeto do túnel foi desenvolvido sob a supervisão dos professores do Departamento de Ciência Exatas e Tecnológica (DCET), da UESC, Jauberth Abijaude e José Alfredo que também é diretor do Cepedi.