Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

05/05/2020 - Assinado pela ASCOM

"Modelo Matemático Covid Epidêmico" é o artigo do professor Jorge Henrique Sales, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCET/UESC). O texto foi publicado na última edição do International Journal of Latest Research in Science and Technology.

No artigo o professor apresenta um modelo matemático via sistemas de equações não lineares para descrever a propagação do vírus COVID-19 na Itália e Brasil. O método usado é o da competição entre duas espécies de Lotka-Volterra (modelo predador-presa desenvolvido, separadamente, pelos matemáticos Alfred Lotka em1925, e Vito Volterra em 1926). O resultado mostra que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas. Esse tempo não pode exceder 60 dias, em consequência do número de óbitos.

A metodologia utilizada é baseada na matemática modelagem de um sistema de equações não lineares que correlacionam duas espécies concorrentes. Neste modelo, o professor Sales foca a interação entre duas espécies, onde uma delas tem comida em abundância (presas) e a segunda espécie se alimenta da primeira (predador).

O método é a modelagem matemática de um sistema de equações não lineares que correlacionam a quantidade de bactérias que produzem biogás à quantidade de biogás produzido dentro biodigestor, examinando as condições favoráveis à digestão anaeróbica na produção de biomassa e associando esses fatores à conversão de energia.

Assim, um estudo qualitativo de equações não lineares é necessário, para que seja possível, através de algumas considerações, descrever um modelo particular de competição entre duas espécies de populações. Neste caso, é considerado a produção de pessoas infectadas e a quantidade de pessoas como duas populações diretamente afetadas pela quantidade de recursos ambientais disponíveis e estudamos modelos gerais de competição entre duas populações espécies propostas na literatura.

O contágio do COVID-19 mostrou resultados interessantes em o prazo para a contenção da população, ou seja, ficando em suas casas. Outra medida para tentar conter o avanço da doença foi suspender a transporte rodoviário interestadual por 15 dias. Este limite não pode exceder 60 dias, após este prazo não é garantido que o método de contenção funcione bem.

O artigo “Modelo Matemático Covid Epidêmico” (Epidemic covid mathematical model) de Jorge Henrique Sales, pode ser acessado através do link https://www.mnkjournals.com/journal/ijlrst/Article.php?paper_id=10987