Vice-reitor participa de missão internacional da Abruem a universidades do Chile

09/10/2019 - Assinado pela ASCOM

O vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professor Elias Lins Guimarães, participou da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) ao Chile.

Na abertura da reunião extraordinária do Consepe, realizada na manha desta quarta-feira (9), o vice-reitor disse aos conselheiros que “durante a viagem verificou-se a possibilidade para estabelecer parcerias e projetos de cooperação científica e intercâmbio acadêmico, ampliando laços com outras instituições de ensino superior daquele país, para que possamos junto, contribuir para o desenvolvimento da ciência”.

A comitiva que participou de 30 de setembro a quatro de outubro, da Missão Internacional de 2019 da Abruem, visitou instituições de ensino superior (IES) nas cidades de Temuco e Valparaíso, no Chile.

No dia 2 de outubro, a comitiva da Abruem participou, no Museo Regional de La Araucanía, de apresentações da Universidad Austral de Chile (UACH) e da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC).

Além da comitiva, participaram das reuniões os diretores de Relações Internacionais da UACH e da UCSC, Angara Zambrano e Steve Baeza, respectivamente. Eles apresentaram as potencialidades da região, bem como os principais números das Instituições de Ensino Superior às quais estão vinculados.

Já em Valparaíso, os participantes da comitiva puderam conhecer um pouco mais de quatro universidades vinculadas ao Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas (CRUCH). A primeira IES a ser visitada no dia 3 de outubro foi a Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) e a segunda a Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM). Já na sexta-feira, 4, último dia da missão, ainda em Valparaíso, a comitiva pôde conhecer a Universidad de Playa Ancha (UPLA) e a Universidad de Valparaíso (UV).

Os brasileiros foram recebidos, na PUCV, pelo vice-reitor de Desenvolvimento da Universidade e o coordenador de Relações Internacionais, Arturo Chicano e Rodrigo Coloma, respectivamente. No local, também foi uma das anfitriãs a secretária executiva da região de Valparaíso, Andrea Mora.

Já no período vespertino a delegação conheceu a UTFSM. Na oportunidade foram recebidos pela diretora de assuntos internacionais, Karol Trautmann.

A missão ao Chile teve como objetivo principal discutir novas possibilidades de cooperação que proporcionem o aprimoramento e a internacionalização da educação superior entre os países e o apoio ao desenvolvimento de pesquisas bilaterais em temas relevantes ao desenvolvimento social e econômico, além da criação de novos mecanismos de mobilidade docente, discente e do corpo técnico entre as universidades participantes.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas