Curso de Comunicação da UESC comemora 20 anos ganhando quatro prêmios nacionais

09/09/2019 - Assinado pela ASCOM

O curso de Comunicação Social, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que  comemora 20 anos,  participou do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, ocorrido na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 2 a 8 de setembro de 2019. Com o tema "Fluxos comunicacionais e crise da democracia", este ano o congresso reuniu estudantes, professores, pesquisadores e  comunicadores de todo o Brasil para debater jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros.

Além de apresentar trabalhos diversos na área de radio e audiovisual, a UESC concorreu em quatro categorias no prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação e ganhou os quatro prêmios: melhor trabalho em documentário, com  “A voz das Minas”, apresentado pela aluna Dayanna Monstans com orientação da professora Betânia Vilas Bôas;  "O Casamento de Seu João” vencedor de melhor filme de animação, apresentado pela aluna Erica Maria com orientação dos professores Roberto Pazos e Rodrigo Bomfim;  "Um Ser no Mundo" vencedor da categoria Programa Laboratorial de TV, apresentado pela aluna Lumma Maynart com orientação da professora Betânia Vilas Bôas e "Ipupiara: O chamado das águas" vencedor na modalidade ficção em vídeo, apresentado pelo aluno Florisval Elias Neto com orientação das professoras Eliana Albuquerque e Joliane Olschowsky.

“O curso de Comunicação da UESC ganhou todos os prêmios nas categorias em que concorreu. Os alunos já haviam ganhado a etapa Regional Nordeste do prêmio Foram para Belém representando todas as universidades desta região, mas especialmente a UESC,” festeja a professora Eliana Albuquerque.

Além desses prêmios, a universidade também participou de inúmeros grupos de pesquisa com apresentação de trabalhos dos professores Eliana Albuquerque, Betânia Barreto, Dirceu Alves; Karen Ramos, Rita Argolo, Rodrigo Bomfim e Antônio Figueiredo. E ainda integrou o 3º Fórum Nacional de Radio, onde ocorreu a reunião anual da Rede de Rádios Universitárias, com lançamento do seu primeiro livro coletivo. O livro, editado pela UFPB, teve organização das professoras Eliana Albuquerque (UESC) e Norma Meireles (UFPB), com capa de Silvia Barreto (estagiária da Radio UESC).

Radio UESC apresentou um relato de experiência no 3º Fórum Nacional de Radio e a professora. Eliana foi reeleita para o segundo mandato na diretoria da RUBRA (Rede de Rádios Universitárias do Brasil).

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento das pesquisas em comunicação e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. O próximo congresso da entidade será em Salvador, em 2020.

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas