Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como Assim?

19/09/2017 atualizada em 19/09/2017 13:55

O projeto de extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil do Departamento de Ciências da Educação em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil/FBEI – Polo Sul e secretarias municipais de educação do Sul da Bahia promovem o Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como assim? no dia 25 de setembro do corrente, das 8h30 às 17h, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc.

Vivenciamos um momento de grandes desafios na educação brasileira, principalmente, para a Educação Infantil. Dentre os desafios, destacamos a discussão da Leitura e da Escrita nesta etapa. O contexto exige reflexão, aprofundamento e discussões teóricas sobre o tema da leitura e da escrita na Educação Infantil, igualmente, a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a qualidade do atendimento nessa etapa da Educação Básica. Além disso, temos em debate a 3ª versão da BNCC e o reflexo para formação de professores/as que atuam na Educação Infantil.

Tendo como público alvo, professores, gestores, coordenadores, Secretários/as e/ou Representantes dos municípios, Conselhos Municipais de Educação, Sindicatos, Estudantes de Pedagogia, este Seminário pretende trazer estas reflexões e aprofundamento sobre o trabalho pedagógico com a Leitura e Escrita na Educação Infantil, bem como analisar políticas para a formação de professores/as que atuam nessa etapa. Este debate é urgente e necessário e precisa envolver, em diálogo, os gestores municipais e demais profissionais da educação. Participem!

8h30 - Abertura com apresentação das entidades presentes

9h00 - "Palestra/Diálogo" – Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como assim?
Convidadas: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Perrusi Alves Brandão/UFPE
Mediadora: Prof.ª Msc. Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro/PM Ilhéus

10h30 – Intervalo

10h45 – "Palestra/Diálogo" – Políticas de formação de professores e a Educação Infantil