I Mostra Uesc de Cinema

27/04/2017 atualizada em 27/04/2017 10:55

Não há como problematizar a sociedade e a cultura contemporânea sem levar em consideração o papel e a contribuição do cinema em sua capacidade de contar histórias, fabricar sonhos e narrativas reais e ficcionais sobre a realidade nacional, regional e local.

Diante deste fato, o Departamento de Letras e Artes (DLA) e o Colegiado de Comunicação Social convidam a comunidade acadêmica para participar da I Mostra Uesc de Cinema, a se realizar entre os dias 09, 10 e 11 de maio de 2017, no Campus da Universidade.

Quais as limitações à produção cinematográfica na Bahia e as alternativas à circulação em um mercado dominado pelo produto estrangeiro? Em tempos de crise, como realizar filmes ante a precariedade das políticas públicas e a fragilidade da atuação da ANCINE, para dinamizar a cadeia produtiva da indústria cinematográfica nas etapas de produção, infraestrutura, distribuição e exibição de filmes no Brasil? O que dizer do cenário atual da indústria de entretenimento audiovisual em que a Netflix se converte, de ofertadora de streaming, em produtora de conteúdo no Brasil? Essas e tantas outras perguntas vão orientar reflexões, debates e atividades do evento, que tem como tema “A Produção Cinematográfica na Bahia” e reunirá cineastas, produtores culturais, professores, pesquisadores e alunos para refletir sobre os rumos do cinema contemporâneo que está sendo produzido na Bahia nos dias atuais.

Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia 08/05 no site do evento.