Professora Litza Mary Modesto Câmera

17/01/2017 atualizada em 17/01/2017 15:17 - Assinado pela ASCOM

A Comunidade Universitária da UESC registra o falecimento da professora aposentada LITZA MARY MODESTO CÂMERA, ocorrido na segunda-feira (16), aos 94 anos de idade. Pedagoga e mestra de História, Francês e Didática teve uma trajetória de vida comprometida com a educação no Sul da Bahia. Ao lado de outros idealistas foi uma das fundadoras da Faculdade de Filosofia de Itabuna (Fafi). Como docente do curso de Letras, integrou o quadro de professores da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e foi entusiasta da criação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O Colégio Divina Providência, o Colégio Estadual de Itabuna (do qual foi diretora) e o Colégio Cenecista Firmino Alves a tiveram como docente. Era natural de Itapé,  mas elegeu Itabuna como a sua cidade.  Era mãe de Paulo, Thales e Cristina, dos quais ganhou netos e bisnetos. A cerimônia de cremação ocorreu nesta terça-feira (17), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, onde residia atualmente.  Sua morte consternou antigos colegas, ex-alunos, amigos e admiradores. A Reitoria da UESC manifestou sentimento de pesar junto à família enlutada.