UESC ganha curso de Mestrado em Física

22/09/2008

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) iniciará, em 2009, um novo programa de pós-graduação na área de Física, recém-aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / MEC). Assim, a Universidade vai oferecer seu primeiro curso de pós-graduação na área de Ciências Exatas e Tecnológicas.

O professor Fermin Garcia, coordenador da proposta aprovada, informa que o curso pretende formar profissionais capacitados em pesquisas dentro da Física Básica e Aplicada. Ele relata que o curso conta com um corpo docente bem qualificado e distribuído em duas linhas de pesquisas: Astrofísica e Física Nuclear Teórica e Aplicada.

Salienta que os alunos contarão com a infra-estrutura disponível hoje no Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações (CPqCTR) e no Laboratório de Astrofísica Teórica e Observacional (LATO) do DCET. Segundo o coordenador do programa, “espera-se, também, obter a curto e médio prazos apoio em recursos da própria Instituição e de agências de fomento como FAPESB, CNPq, FINEP e CAPES”, visando o fortalecimento da infra-estrutura geral do curso.

A Física hoje tem um papel destacado no desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas e na formação das bases científicas e educacionais do país. Fermin espera que este novo curso tenha um efeito sinérgico no ulterior desenvolvimento de outras linhas de pesquisas dentro da Física e de outros cursos na área de exatas e tecnológicas da UESC, assim como na criação das condições para a aprovação e implementação de novos cursos de pós-graduação em áreas afins.