Laboratórios

GERLAB - PAVILHÃO MANOEL NABUCO - TÉRREO

LABORATÓRIO RAMAL
01 Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular - LAFEM 5155
02 Fungos Entomopatogênicos * ---
03 Coleções Zoológicas de Vertebrados 5462
04 Fitopatologia e Nematologia 5269
05 Técnicas de Enfermagem ---
06 Anatomia Humana 5124
07 Anatomia de Animais Domésticos 5125
08 Fisiologia Veterinária 5315
09 Climatologia 5018
10 Ecologia 5019
11 Paleontologia 5263
13 Oceanografia Geológica ---
14 Oceanografia Física 5299
--- Casa de Gases Especiais ---

(*) Fase de implantação

 

  • FARMACOGENOMA E EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR - LAFEM  

O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular faz parte da rede de laboratórios da GERLAB, localizando-se no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Atua no estudo de polimorfismos genéticos associados à variabilidade interindividual de resposta a medicamentos, como também implicados na modulação de susceptibilidade ao desenvolvimento de patologias diversas. Os principais equipamentos utilizados no laboratório são termociclador, banho-maria, centrífugas e microcentrífugas, cubas de eletroforese, lavador de placa de Elisa, etc.

  • FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS

O Laboratório de Fungos Entomopatogênicos faz parte da rede de laboratórios da GERLAB, localizando-se no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Neste laboratório serão desenvolvidas atividades de preparo de meios de cultura, isolamento, crescimento e manutenção de fungos; análise de amostras biológicas: estudos morfológicos (macro e microscópicos), produção de fungos em larga escala, produção de bioinseticida (análise de viabilidade dos conídios, patogenicidade do fungo através de bioensáios).
Os principais equipamentos são: capela de fluxo laminar, sala de inoculação, sala de crescimento, estufa para crescimento microbiano,  destilador, autoclave, balança, microscópio, bancadas, geladeira, vidrarias e meios de cultura.

  • FITOPATOLOGIA / NEMATOLOGIA

O Laboratório de Fitopatologia e Nematologia faz parte da rede de laboratórios da GERLAB, localizando-se no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Permite o desenvolvimento de atividades de ensino, contribuindo para a formação de profissionais capacitados de graduação de Agronomia e áreas afins e pós-graduação, bem como a geração de conhecimentos por meio das pesquisas em Fitopatologia/Nematologia, além de prestar serviços relevantes à comunidade da região.
Os conhecimentos gerados nas diferentes linhas de pesquisa dentro da área de Fitopatologia poderão ser utilizados em programas de melhoramento genético, visando o desenvolvimento de cultivares resistentes/tolerantes às doenças, garantindo, assim, um incremento na produtividade destas culturas. Este laboratório procura integrar os jovens discentes no processo de mapeamento, catalogação e identificação das principais doenças de plantas de importância econômica.

  • TÉCNICAS DE ENFERMAGEM

O Laboratório de Técnicas de Enfermagem está sob a responsabilidade da Gerlab e está localizado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Tem como principais objetivos capacitar o aluno no processo de assimilação de técnicas nos cuidados de enfermagem; oferecer ao aluno do Curso de Enfermagem a possibilidade de aprender técnicas e procedimentos, assim como de adquirir maior habilidade em laboratório antes de executar técnicas junto ao paciente; diminuir o impacto psicológico do aluno quando obrigado à execução de técnicas invasivas (punções venosas, sondagens e outros procedimentos) pela primeira vez junto ao paciente, minimizando suas dificuldades iniciais; proporcionar um ambiente adequado ao ensino prático a partir do uso de equipamentos modernos que simulam situações reais e reproduzem o ambiente hospitalar; propiciar o aprimoramento no desenvolvimento de técnicas básicas de enfermagem.
Os principais equipamentos utilizados nesse laboratório são: simuladores de cuidados com o paciente, balanças pediátrica e antropométrica, modelos anatômicos, manequins, macas, camas, biombos, divãs, mesas de cabeceira e refeição, entre outros.

  •  ANATOMIA HUMANA

O Laboratório de Anatomia Humana se localiza no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco e faz parte da rede de Laboratórios da Gerlab. Propicia o desenvolvimento das aulas práticas das disciplinas de Anatomia Humana dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas e dos projetos relativos ao estágio curricular visando habilitar os alunos para o exercício da profissão, bem como a execução de projetos de pesquisa sobre a estrutura anatômica e o funcionamento dos sistemas fisiológicos da espécie humana. Principais equipamentos: refrigerador, exaustores, refletores parabólicos, equipamento cirúrgico, modelos anatômicos, retro-projetor, projetor de slides, bancadas inox e condicionador de ar.

  • ANATOMIA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

O Laboratório de Anatomia de Animais Domésticos faz parte da rede de laboratórios da Gerlab e está situado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Propicia aos professores elementos adequados para efetuarem estudos, análises e ensaios na área de Anatomia Animal, além de possibilita aos alunos condições para a realização de estudos e trabalhos práticos, ampliando seus conhecimentos acerca da estrutura anatômica e o funcionamento dos sistemas fisiológicos das diversas espécies animais, vislumbrando a formação acadêmica e científica para o exercício da clínica, cirurgia, reprodução e produção de animais domésticos. É composto pelas salas de Osteologia que abriga esqueletos completos articulados e não articulados de animais e balcões para acondicionamento de coleção óssea e exposição de esqueletos articulados e animais formalizados; de Miologia e Dissecação (para a realização de trabalhos práticos em miologia, artrologia, esplancnologia e dissecação); de Maceração de Ossos (para o trabalho de limpeza e clareamento de ossos) e Sala de Tanques (para a conservação, em formol, de peças inteiras ou partes do corpo dos animais). Principais equipamentos: refrigerador industrial, freezers horizontal, exaustores, fogão, refletores parabólicos, serra elétrica e equipamento cirúrgico, bancadas inox, condicionador de ar, modelos anatômicos, retro-projetor.

  • CLIMATOLOGIA

O Laboratório de Climatologia faz parte da rede de laboratórios da Gerlab e está situado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Proporcionará o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de instrumentação meteorológica e de climatologia e permitirá a interpretação de dados coletados nas estações de superfície (análise da variabilidade climática, cálculo de balanço hídrico, índices climáticos, zoneamentos agrícolas), além de criar meios para testes de desempenho, calibração e intercomparação de instrumentos meteorológicos. Atenderá no curso a disciplina Meteorologia e Climatologia.

  • ECOLOGIA

O Laboratório de Ecologia faz parte da rede de laboratórios da Gerlab e está situado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. No laboratório são desenvolvidas aulas práticas de Ecologia para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Agronomia e Biomedicina, além do curso de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. O laboratório permite o desenvolvimento de pesquisas em Ecologia, possibilitando tanto a adequada manipulação e processamento de amostras coletadas em campo (no espaço comum), quanto a digitalização e análise dos dados coletados em um espaço isolado, destinado aos computadores.
Recursos disponíveis: 4 computadores, duas impressoras, microscópio estereoscópio, microscópio binocular, freezer, geladeira, armários, equipamentos para coleta de campo.

  • PALEONTOLOGIA

A Paleontologia é a ciência natural que estuda a vida do passado da terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico.
Com seus 17,50m2, o Laboratório de Paleontologia da Universidade está localizado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco, sob a responsabilidade da Gerlab. Visa o desenvolvimento de projetos de pesquisa que se fundamentam em duas ciências: a Biologia e a Geologia. O objetivo deste é o estudo de fósseis, bem como, com base neles, o conhecimento do passado geológico da Terra.
Funciona também como acervo de material fóssil, com material diversificado obtido através da coleta de material da superfície e sub-superfície registrado nas várias unidades da região.
O laboratório conta com lupas estereoscópicas, e materiais básicos para coleta e preparação de amostras, como martelos, talhadeiras, pincéis.

  • OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA

O Laboratório de Oceanografia Geológica faz parte da rede de laboratórios da Gerlab, estando situado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Atualmente, estão sendo apoiados projetos de pesquisa, dissertações e monografias, destinados a obtenção de informações básicas sobre os processos sedimentares na Plataforma Continental no litoral Sul da Bahia. Entre eles destaca-se: a avaliação da descarga sedimentar dos rios de Contas e Cachoeira empregando técnicas de sensoriamento
remoto, com apoio do Instituto do Milênio; o mapeamento da plataforma continental interna no entorno do Porto de Ilhéus; e a caracterização da infauna bênthica e fácies sedimentares no estuário do Rio
Cachoeira. Está equipado com Busca-Fundo, Estufa, Destilador, Balança Analítica, Centrifugador,
Jogo de Peneiras e Agitador, destinados à coleta de amostra de sedimentos marinhos e seu processamento granulométrico. O laboratório conta também com um Ecobatímetro Bathy 500 MF e um GPS Diferencial destinados à realização de levantamentos batimétricos de precisão.

  • OCEANOGRAFIA FÍSICA

O Laboratório de Oceanografia Física faz parte da rede de laboratórios da Gerlab, estando situado no térreo do Pavilhão Manoel Nabuco. Tem como missão o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nos domínios científicos da física marinha pura e aplicada e, a formação de pessoal à nível de graduação e de pós-graduação. Suas atividades são voltadas á compreensão dos processos físico-oceanográficos com ênfases na circulação e transporte estuarino e costeiro e, das relações e trocas da plataforma continental com o oceano adjacente. Também são estudadas as marés e, a interação do meio físico com o clima e, comas atividades humanas (Portos, Industria do Petróleo, dentre outras).
O Laboratório de Oceanografia física mantém convênios de cooperação técnico-científica com instituições nacionais  e internacionais  e  atua no sentido maior de dotar o Estado da Bahia de autonomia na pesquisa físico-marinha de alto nível.O laboratório tem como estratégia a obtenção de dados de campo e, o desenvolvimento de modelos numéricos para aplicações locais e nacionais.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster