Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Engenharia Civil

Apresentação

O curso de Engenharia Civil da UESC foi criado oficialmente pela Resolução CONSEPE Nº 56/2010, que aprovou o seu projeto pedagógico e autorizou seu funcionamento. Na ocasião, o Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, com fundamento na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, e considerando o deliberado na 84ª Reunião Ordinária do CONSEPE, realizada no dia 17 de junho de 2010, resolveu aprovar o Projeto Acadêmico Curricular do Curso de Engenharia Civil e autorizar o seu funcionamento na Universidade Estadual de Santa Cruz, conforme Resolução CONSEPE Nº 56/2010, (em Resoluções de Agosto de 2010). 

Em 2016, o projeto pedagógico passou por uma revisão e reformulação para se adequar a nova realidade do curso e as demandas da região. O período entre a instalação do curso e a primeira reformulação foi de implementação dos primeiros laboratórios e montagem do corpo docente do núcleo profissionalizante do curso, o que motivou a revisão do plano pedagógico do curso. Neste momento diversas disciplinas do núcleo básico e profissionalizantes foram retrabalhadas, considerando os objetivos principais do curso e os preceitos definidos pela CNE/CES/MEC 11/2002 e 02/2007.

A resolução CNE/CES/MEC 02/2019 foi promulgada, revogando os efeitos da resolução anterior e propondo uma revisão dos conteúdos dos cursos de Engenharia do país até 2023, trazendo novas diretrizes para a concepção de um novo plano pedagógico a fim de modernizar os currículos acadêmicos. Acrescenta-se as diretrizes definidas pela resolução CNE/CES/MEC 07/2018, que regulamenta a inclusão da extensão nos currículos dos cursos superiores do Brasil até 2022. Para adequar a esta nova realidade, o colegiado do curso indicou uma comissão para estudar e propor estratégias para revisão e atualização do plano pedagógico do curso de Engenharia Civil da UESC.

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da UESC é resultado de uma extensa articulação e acúmulo de experiências profissionais dos professores da instituição no desenvolvimento para a formação do profissional Engenheiro Civil. Trabalha-se com uma visão de formação voltada para o desenvolvimento da capacidade criativa e do espírito crítico do aluno, e, sobretudo, com uma visão completa das novas ferramentas que se acercam do exercício da Engenharia Civil no Brasil e no mundo.

Possui proposta completa e inovadora, que preenche lacunas verificadas em outras escolas de Engenharia Civil, preparando o discente tanto para o mercado de trabalho quanto para a carreira técnico-científica a nível de pós graduação. Com isso, busca-se que o novo e o consagrado se misturem aos conhecimentos fundamentais, de forma harmoniosa na formação desse Engenheiro. E que disso surja um profissional capaz de atuar nas fases essenciais de um projeto de engenharia, conseguindo conceber, planejar, dimensionar, construir e operar a Engenharia Civil plena. 

OBJETIVO

Oferecer sólida formação técnico-científica e profissional geral em Engenharia Civil, permitindo que o egresso possa atuar em diferentes áreas profissionais, destacando os projetos, planejamento, gerenciamento consultoria e execução de obras civis de um modo geral. 

O curso está organizado com ênfases em Materiais, Água, Meio Ambiente, Energia, Solos, Transportes, Estruturas e Gestão da Construção, adotando metodologia focada na resolução de problemas, vivência de situações práticas durante o aprendizado, em temas interdisciplinares a partir da elaboração de projetos integrados com ferramentas computacionais e experimentais, que permitem uma visão abrangente dos projetos e suas interferências, mas considerando uma formação humanística do futuro engenheiro, com vistas na responsabilidade socioambiental, e voltada para o crescimento e fortalecimento do país, sobretudo, da região Sul da Bahia.

DADOS SOBRE O CURSO

Implantação do Curso: 2011.2
Regime: Semestral
Turno: Diurno
Duração: 10 semestres (5 anos)
Carga Horária Total: 4.470 horas
Vagas Anuais: 40
Plano Pedagógico Vigente desde 2016