Departamento de Ciências da Educação

Marcos Históricos

1960
• Criação da Faculdade de Filosofia de Itabuna – FAFI  que se destinava à formação de professores nas áreas de Filosofia, Letras e Pedagogia (Decreto nº 40.058/60)

1968
• Reconhecimento da FAFI pelo Decreto 63.737/68
• Reforma do Ensino Superior, introduzindo a figura do especialista em educação ( Lei 5.540/68)

1972
• Ações de interesse regional com apoio do Governo do Estado da Bahia e da Ceplac para criação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – FESPI, agregando as unidades isoladas de ensino superior: Faculdade de Direito de Ilhéus – FDI; Faculdade de Filosofia de Itabuna – FAFI e Faculdade de Ciências Econômicas – FACEI

1974
• Reconhecimento da FESPI, Parecer do Conselho Federal de Educação, nº 1.637/74

1991
• Criação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Lei 6.344 em 05/12/91), após ampla mobilização da sociedade, professores, alunos e funcionários da antiga FESPI.
• Primeiros cursos: Direito, Pedagogia (com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Escolar  e Administração Escolar), Letras (com habilitação do Português para o Inglês, Francês e Espanhol), Estudos Sociais (com habilitação em História e Geografia); Filosofia; Ciências (com habilitação em Matemática, Química, Física e Biologia); Administração e Ciências Econômicas.

1996
• Revisão do curso de Pedagogia, a partir do Seminário “Revisitando a formação do educador”, promovido pelo Colegiado do curso e Prograd, com efetiva participação da comunidade acadêmica e de membros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE.
• Análise dos dados do Curso de Pedagogia (PAI – projeto de avaliação institucional), considerado ‘’BOM’’ por 237 alunos (51.3%) dos 535 no total.
• Criação da primeira Comissão (com membros do Colegiado de Pedagogia, Departamentos de Ciências da educação, Filosofia e Ciências Humanas, Diretório Acadêmico de Pedagogia) para elaborar uma proposta de reformulação curricular para o curso.

1997
• Reforma Curricular que suprime as habilitações de Orientação Educacional e Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia (em nível de graduação), em reunião do Colegiado de Pedagogia realizada em 01/04/97, tendo como embasamento legal a LDB 9.394/96 que dá abertura para a formação do especialista em nível de pós-graduação.

1998
• Aprovação de uma nova proposta curricular para o curso de Pedagogia, dando ênfase para a formação do professor e pedagogo generalista para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries e em matérias pedagógicas do curso Normal.

2002
• Revisão do Currículo de Pedagogia, tendo como objetivo adequá-lo à Resolução do Conselho Nacional de Educação nº02 de 19/02/02 que consistiu na extinção das áreas de concentração a fim de ampliar a carga horária do Estágio Supervisionado em atendimento à lei vigente (Consepe, Resolução nº 17/03)

2004
• Iniciação do processo de elaboração do Projeto Acadêmico Curricular (PAC) de Pedagogia.

2012

  • Mudanças no Curso de Pedagogia em atendimento à legislação nacional (CNE-CP  nº1 e 2  de 2002; CNE-CP nº 1 de 2006) e pela Resolução do CONSEPE- UESC nº 78 de 2012.
  • Alteração da nomenclatura do curso de Pedagogia para curso de Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Alteração da carga horária do curso de 2.805 para 3.245 horas.
  • Inclusão de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC como disciplina obrigatória e indispensável à integralização curricular.
  • Constituição de uma nova matriz curricular em substituição à do curso vigente na época.
  • Aprovação do Projeto Acadêmico Curricular – PAC do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Resolução Consepe nº134 de 2012.

 


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