Geografia

Disciplinas

Antropologia Cultural (FCH303 – 45.3) - A Antropologia como ciência e suas relações com a Educação e a Geografia; Origem e evolução do homem; Pluralidade cultural e diferenciação social, escola e cidadania; Identidade, etnicidade e cultura na sociedade moderna.

Avaliação da Aprendizagem (CIE239 – 60.4) - Análise crítica do sistema de avaliação na educação brasileira. Avaliação: conceituação. Importância, pressupostos, tipos, fases. A avaliação numa perspectiva crítica e humanística de educação. Técnicas e instrumentos de avaliação.     

Biogeografia (CAA261 – 75.4) - Noções de ecologia de comunidades e de população para a biogeografia; biomas mundiais e ecossistemas brasileiros; fatores bióticos e abióticos que influenciam a distribuição das espécies; modelos de ilhas e aplicação à conservação; Extinção e invasão das espécies no Brasil; Biogeografia humana; Paisagens biogeográficas e grandes domínios vegetais e da fauna. Reservas da biosfera. A educação ambiental como fator de preservação e defesa dos ecossistemas.

Cartografia Básica (CAA239 – 60.4) - Conceitos, história, desenvolvimento; Projeções cartográficas, fusos horários e coordenadas geográficas; Cartografia no ensino da Geografia; Cartografia e a construção do conhecimento escolar; Alfabetização cartográfica no ensino da Geografia; representação e interpretação do espaço no ensino de Geografia.

Cartografia Temática (CAA240 – 60.4) - Leitura, análise e interpretação de documentos cartográficos; Definição de cartografia temática e suas relações com a Geografia; Metodologias e tecnologias de representação do espaço geográfico; construção de cartas temáticas.

Conceitos Básicos de Geografia (CAA238 – 75.5) - Abordagens metodológica, empírica e histórica: espaço, região, território, paisagem e lugar. As correntes do pensamento geográfico e a aplicação dos conceitos. Escala geográfica e intermediação entre processos locais/mundiais. Região, regionalismo e regionalização. Territorialidades, redes e fluxos geográficos.

Climatologia (CAA241 – 60.4) - Conceituação; sistemas climáticos: classificações e caracterizações. Os fatores e os elementos do clima. A dinâmica geral da atmosfera. A distribuição dos climas na superfície terrestre; Análises regionais do clima brasileiro. Construção e interpretação de dados e gráficos climatológicos. Associação entre o clima e a vida urbana e agrária. A ação antrópica, mudanças climáticas e poluição atmosférica.

Currículo (CIE234 - 60.4) -  Relações de poder, ideologia e controle social na construção e concepção de currículo. Diferentes perspectivas na relação entre conhecimento científico, conhecimento popular e conhecimento escolar. Formulação de propostas curriculares dos diferentes sistemas, redes e níveis de ensino.  

Didática (CIE028 – 60.4) - Educação, Pedagogia e Didática: conceituação, caracterização e objetivos. Planejamento: conceituação, importância, pressupostos, tipos, fases. Planejamento de ensino numa perspectiva crítico humanista de educação. A dimensão técnica e política do planejamento. Reflexão crítica sobre a determinação de objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação. Elaboração de planos de ensino e propostas pedagógicas.

Direito Agrário e Ambiental (CIJ097 – 45.3) - Princípios fundamentais; propriedade rural; reforma agrária; contatos agrários; A política nacional do meio ambiente; objetivos, sistemas (SISNAMA) e instrumentos legais para a preservação dos recursos naturais nas atividades rurais.  

Educação de Jovens e Adultos (CIE235 -60.4)- O analfabetismo no Brasil: perspectiva histórica e situação atual. A educação de jovens e adultos nos diversos contextos da política educacional no Brasil. A perspectiva freiriana. Objetivos da alfabetização de adultos no contexto da educação popular na atualidade. Aspectos a serem considerados na integração escolar de jovens e adultos.        

Elementos de Geologia (CAA222 – 105.6)- Origem do universo; Formação da terra; Tempo geológico. Estrutura interna da terra. Tectônica de placas e ciclo das rochas; Dinâmica interna, externa e formação das rochas; Classificação dos minerais; Geologia do Brasil e da Bahia; Recursos energéticos; A questão ambiental na geologia brasileira.    

Estágio Supervisionado em Geografia - Ensino Fundamental I (CAA226 – 90.2) - Orientação teórica para o planejamento da observação, co-participação e relatório específico no ensino fundamental. Supervisão da observação e das atividades de co-participação em salas de aula, reuniões, planejamento pedagógico e eventos.     

Estágio Supervisionado em Geografia - Ensino Fundamental II (CAA229 – 90.2) - Orientação para a regência em sala de aula no ensino fundamental: elaboração do planejamento pedagógico e do relatório de aulas. Supervisão das aulas, participação em reuniões, planejamento pedagógico e eventos.    

Estágio Supervisionado em Geografia - Ensino Médio I (CAA231 – 90.2) - Orientação teórica para o planejamento da observação, co-participação e relatório específico no ensino médio. Supervisão da observação e das atividades de co-participação em salas de aula, reuniões, planejamento pedagógico e eventos.   

Estágio Supervisionado em Geografia - Ensino Médio II (CAA233 – 135.3) - Orientação para a regência em sala de aula no ensino médio: elaboração do planejamento pedagógico e do relatório de aulas. Supervisão das aulas, da participação em reuniões, do planejamento pedagógico e eventos.     

Filosofia e Educação (FCH307 – 60.4) - Filósofos da Antigüidade clássica: contribuições para a construção da ciência. Correntes filosóficas: positivismo, neo-positivismo; kantismo; neo-kantismo; marxismo. Concepções filosóficas da educação; Modernidade e pós-modernidade; teorias filosóficas modernas e contemporâneas e suas influências na educação. 

Fundamentos de Estatística (CET631 – 45.3) - A importância da Estatística para a Geografia. Conceitos básicos, população e amostragem; dados de contagem e de mensuração; porcentagem. A aplicação da estatística nos trabalhos de final de curso. 

Fundamentos teórico-metodológicos em Educação Ambiental (CAA236 – 60.4) - Dinâmica ambiental e mudanças locais e globais; o estudo da natureza e da sociedade e a questão ambiental. Métodos e técnicas em educação ambiental.   

Geo – História (CAA056 – 45.3) - Fundamentos de astronomia: O desenvolvimento da ciência astronômica, o sistema solar, as teorias da gênese do universo, origem da terra. Eras geológicas e suas características.  

Geografia Agrária (CAA243 – 60.4) - Agricultura e Geografia: propostas de conceituação. A agricultura e os diferentes modos de produção. A industrialização da agricultura. Transformações históricas nas relações de produção e de trabalho no campo brasileiro. Estrutura fundiária, conflitos sociais e a questão política.

Geografia da Bahia (CAA228 – 90.5) - Caracterização: antecedentes históricos e reconfiguração regional; Divisão regional do Estado da Bahia: critérios, críticas e objetivos. A caracterização dos meios “natural”, técnico, e técnico-científico-informacional do espaço baiano: a diversificação da agricultura e a intensificação do capital no campo; A configuração do espaço urbano na Bahia. A metrópole baiana. Transformações dos ecossistemas baianos decorrentes do uso e ocupação do espaço.   

Geografia e Cultura Escolar (CAA217 – 60.4) - Culturalismo e multiculturalismo na educação; currículo e diferença; conhecimento cotidiano, escolar e científico na construção do conhecimento; teorias e métodos para o ensino e a aprendizagem diferenciadas em Geografia Escolar no Ensino Básico.   

Geografia do Brasil (CAA246 – 75.5) - Os fatores históricos, políticos, econômicos e socioculturais na configuração dos sucessivos meios geográficos no Brasil: O meio “natural”, os meios técnicos e o meio técnico-científico-informacional (TCI); a constituição do meio TCI e a globalização; as fases colonial exportadora e urbano-industrial; O meio TCI, a renovação da materialidade do território e sua (re)organização produtiva; A ação humana no espaço e as conseqüências para o meio ambiente no Brasil.   

Geografia Mundial (CAA248 – 75.5) - Delimitação, caracterização geográfica e regionalização do espaço mundial. As estruturas sócio-econômicas nas configurações territoriais do mundo; Globalização, blocos econômicos supranacionais e o Estado na nova ordem mundial. O meio técnico-científico-informacional: economia e a questão ambiental no mundo.       

Geografia da População (CAA244 – 60.4) - Gênese, conceito, objeto e objetivo da Geografia Humana. Concepções sobre população: malthusiana, marxista e neomalthusiana. Distribuição da população mundial: condicionantes naturais, culturais e econômicos. Dinâmica demográfica: estrutura, composição e ocupação da população. Conflitos étnico-culturais. A Geografia e o futuro dos grupos humanos. 

Geografia da Indústria, Comércio e Relações Internacionais (CAA245 – 60.4) - Gênese e evolução do capitalismo; Produção e reprodução das relações sociais. Políticas e econômicas no capitalismo e no socialismo. As três Revoluções Industriais e os paradigmas da produção industrial e do trabalho. As relações comerciais internacionais.  

Geografia do Turismo (CAA208 – 45.3) - Aspectos conceituais e históricos do turismo. A atividade turística e sua relação com os fatores naturais e sócio-econômicos. O turismo litorâneo, rural, urbano e de montanha. A atividade turística e a produção de "não-lugares". Principais atrações turísticas do Brasil e suas potencialidades como turismo ecologicamente sustentável.     

Geografia Política e Geopolítica (CAA247 – 60.4) - Concepções clássicas e contemporâneas da Geografia Política e da Geopolítica; as relações entre espaço e poder; Fronteiras internas e externas; guerra e paz segundo a geopolítica; poder central e poder local; políticas territoriais; problemas geopolíticos; níveis de luta pelo controle e organização dos espaços. A geopolítica e o meio ambiente no Brasil.  

Geografia Urbana (CAA223 – 90.5) - Gênese e evolução têmporo-espacial das cidades; Teorias e conceitos básicos da geografia urbana. O processo de reprodução do espaço urbano; Urbanização e metropolização brasileiras; Paisagem urbana e meio ambiente urbano. Gestão e ordenamento territorial urbano. A questão da educação ambiental para a preservação do ambiente urbano

Geomorfologia (CAA227 – 90.5) - Teorias geomorfológicas; Taxinomia do relevo; Os domínios morfoclimáticos do Brasil e do mundo; As grandes unidades estruturais do globo; Geomorfologia fluvial e cárstica; A questão ambiental.  

Gestão de Bacias Hidrográficas (CAA209- 45.3) - Definição e divisão da hidrologia;. Definição e caracterização e delimitação de bacias hidrográficas. Legislação ambiental e Política Nacional dos Recursos Hídricos. Conservação e manejo da água em bacias hidrográficas. Comitês e consórcios em bacias hidrográficas

Hidrografia (CAA065 – 75.4) - Introdução ao estudo da hidrografia; ciclo hidrográfico; bacias hidrográficas: conceituação, caracterização e classificação; bacias hidrográficas do Brasil; legislação federal e estadual dos recursos hídricos; A hidrografia e a questão ambiental: impactos, ações de defesa e preservação, leis ambientais.     

História da Educação Brasileira (CAA207 – 60.4) - Estudo da prática educacional nas sociedades antiga, medieval, moderna e contemporânea. A educação brasileira, no decorrer de sua evolução histórica, e o capitalismo como fator de mudança educacional. A história da educação ambiental no Brasil.  

História do Pensamento Geográfico (CAA235 – 90.6) - Produção do conhecimento pré-científico. Geografia e Ciência. Fundamentos filosóficos para a Geografia. Paradigmas clássicos, modernos e pós-modernos. Eventos históricos e sua contribuição para o pensamento geográfico no Brasil. Influência das ideologias externas no pensamento geográfico brasileiro. Institucionalização e processo de renovação do pensamento geográfico no Brasil. Contribuições dos pensadores da Geografia brasileira para a história do pensamento geográfico no Brasil. 

Introdução à Ciência da Computação (CET630 – 45.3) - Prática da informática básica: Bases de Excel, Word, Power Point; Elementos de hardware, Softwares aplicativos, linguagens de programação. 

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (LTA354) - Aquisição da língua de sinais. Estrutura Linguística e as regras gramaticais de Libras. Libras e o fazer pedagógico.

Língua Estrangeira: Espanhol (LTA320 – 45.3) - Fundamentos da expressão escrita e oral em língua espanhola.   

Língua Estrangeira: Francês (LTA319 – 45.3) - Fundamentos da expressão escrita e oral em língua francesa: Estudo de textos visando o plano semântico. Interpretação de textos.    

Língua Estrangeira: Inglês (LTA318 – 45.3) - Estudo de textos; estratégias de leitura; identificação geral do tópico frasal, das idéias centrais e das funções comunicativas; transferência de informações, cognatos, interpretação gráfica. Fundamentos da expressão escrita e oral em língua inglesa.

Língua Portuguesa (LTA317 – 45.3) - Estudo e produção de texto: expressão em língua Portuguesa. Características e modalidades do texto escrito. Mecanismos semânticos da organização do texto. Redação criativa. Produção de texto técnico.

Lingüística (LTA321 – 60.4) - Perspectivas teóricas básicas: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo. Ramos da Lingüística que interferem no processo de alfabetização: Sociolingüística e psicolingüística. O processo de aquisição da língua falada. Variação lingüística a partir do sistema fonológico do português. 

Manejo de Áreas Naturais Protegidas (CAA210 – 45.3) - Estudo das áreas naturais protegidas e sua integração regional; programas e projetos em áreas naturais. Relação entre população e populações tradicionais.  

Metodologia do Trabalho Científico em Geografia (CAA221 – 45.3) - Abordagens do trabalho científico em Geografia; Pré-requisitos do trabalho científico: fichamento bibliográfico, resumos e resenhas. Tipos de trabalho científico: monografia, artigo científico. Redação em trabalho científico; normatização do trabalho científico.    

Metodologia do Ensino da Geografia (CAA237 – 75.5) - O papel ideológico da Geografia escolar. O conhecimento cotidiano, escolar e cientifico no ensino da Geografia. Os manuais didáticos de Geografia no ensino fundamental e médio; Os programas de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. A investigação e produção do conhecimento sobre o ensino de Geografia. Os PCNs e a situação da Geografia Escolar. Os PCNs e a questão dos Estudos locais e regionais. Os temas transversais e o Ensino da Geografia.

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia (CAA230 – 45.3) - Tipos de pesquisa em Geografia; elementos da pesquisa científica; problema, justificativa, hipótese, variáveis, objetivos, metodologia. Métodos qualitativos em Geografia; métodos quantitativos em Geografia. Técnica de coleta de dados. Elaboração de dados. Critérios para escolha do tema e do orientador da pesquisa.

Morfodinâmica Costeira (CAA211 – 45.3) - Estudo da morfologia dos ambientes de transição entre o continente e o oceano, sua variabilidade em resposta à ação dos processos dinâmicos costeiros. Oceanografia Costeira.     

Movimentos Sociais (FCH306 – 45.3) - Conceitos básicos para a compreensão dos movimentos sociais. Características e tipologias dos movimentos sociais. Trajetória da Educação Popular no Brasil e na América Latina e sua relação com os movimentos sociais. Os movimentos sociais no Brasil contemporâneo. As lutas sociais por educação democrática e universal na sociedade contemporânea. A "nova linguagem" das ações coletivas nos anos 90 e a nova configuração da sociedade brasileira.       

Oceanografia (CAA224 – 90.5) - Formação dos oceanos. Morfologia do fundo oceânico e da Zona costeira; dinâmica oceânica e costeira; características físicas e químicas da água do mar; zonação dos organismos marinhos; a questão ambiental e o direito do mar no Brasil.  

Organização do Trabalho Pedagógico (CIE241 – 60.4) - Concepção, fundamentos, objetivos e componentes operacionais do projeto político-pedagógico. Princípios norteadores do projeto político-pedagógico. Relação entre as estruturas pedagógicas, administrativas e o projeto político-pedagógico. Gestão educacional voltada para a democracia e autonomia escolar. Projeto político pedagógico e a evolução do trabalho escolar e a qualidade do ensino.  

Organização dos Espaços Escolares (CIE236 – 60.4) - Perspectivas sócio-culturais na análise das instituições de ensino: normas, rituais, valores e símbolos. Gestão do tempo e do espaço na organização da escola. Práticas docente e organização dos tempos e espaços escolares. Arquitetura escolar e o uso do tempo na escola. Novas propostas e alternativas.    

Pedologia (CAA225 – 90.5) - Fatores e processos de formação de solo; Intemperismo, características e propriedades do solo; Horizontes e atributos diagnósticos; Sistema Brasileiro de Classificação de Solos; Distribuição dos solos no mundo, no Brasil, na Bahia; Planejamento e uso da terra; A questão ambiental no uso da terra.

Pesquisa em Ensino de Geografia (CAA232 – 45.2) - Estrutura do projeto de pesquisa; elaboração do projeto; pesquisa bibliográfica; coleta de dados.  

Políticas Educacionais e Estrutura de Ensino (CIE237 – 60.4) - Concepções teóricas de Estado. Estado e educação. Evolução do sistema de ensino: organização e funcionamento. Paradigmas em educação. Políticas educacionais e legislação do ensino: Educação básica e superior. Ensino público e privado: o papel político e social da escola.

Psicologia da Educação e Aprendizagem (CIE238 – 60.4) - Contribuições das principais teorias psicológicas para o processo ensino-aprendizagem. Fatores sócio-ambientais e interpessoais da aprendizagem escolar.     

Regionalização do Espaço Brasileiro (CAA249 – 75.5) - A Natureza do território: a federação brasileira. Análise histórica da questão regional no Brasil. Regionalização, critérios e objetivos; As Regiões Amazônica, Nordeste e Centro Sul: Análises regionais do clima, relevo, hidrografia, e vegetação ; a política ambiental e as unidades de conservação ; A dinâmica globalizadora nas  regiões; os circuitos regionais da produção; as políticas territoriais e a vinculação internacional:  os blocos econômicos regionais. Trajetória e perspectivas das regiões brasileiras.    

Sistemas de Informações Geográficas (SIG – CAA242 – 75.5) - Fundamentos de geoprocessamento e metodologias e tecnologias de representação do espaço geográfico.      

Sociologia da Educação (FCH309 – 60.4) - Importância da Sociologia para a Geografia; Os clássicos da Sociologia; Sociedade e cidadania; conceitos básicos para a compreensão da vida em sociedade; a abordagem da educação nas Teorias Sociológicas. A evolução da problemática da Sociologia da Educação. A Educação na perspectiva atual de organização da Sociedade: Projetos políticos e sócio-culturais.

Sociologia Rural e Urbana (FCH304 – 45.3) - Análise da perspectiva histórica do fenômeno urbano. Análise da política agrária no Brasil e das relações sociais da população no campo.

Tecnologias Educacionais (CIE240 – 60.4) - História das tecnologias na educação. Novos paradigmas sociais. Processo de informatização da sociedade. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso dessas tecnologias na educação. Programas educacionais como recursos didáticos. Categorias de programas educacionais.

Tópicos Especiais em Filosofia (FCH305 – 45.3) – a ser definida pelo professor

Tópicos Especiais em Geografia (CAA212 – 45.3) – a ser definida pelo professor

Tópicos Especiais em Geografia Mundial (CAA214 – 45.3) – a ser definida pelo professor

Tópicos Especiais em Geografia do Brasil (CAA215 – 45.3) – a ser definida pelo professor

Tópicos Especiais em Geografia da Bahia (CAA216 – 45.3) – a ser definida pelo professor

Tópicos Especiais em Ensino da Geografia (CAA219 – 60.4) – Educação especial: inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino; Planejamento: um instrumento que garante a qualidade do fazer didático-pedagógico: Educar pela pesquisa: possibilidade e desafios; Técnicas de ensino: revendo algumas práticas no Ensino de Geografia.
 
Tópicos Especiais em Educação Ambiental (CAA220 – 60.4) - a ser definida pelo professor

Trabalho de Conclusão de Curso (CAA234 – 75.3) - Tratamento, análise e interpretação de dados; elaboração do trabalho de conclusão do curso; seminário de apresentação do TCC.   

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web