Filosofia

Ementas

1º semestre

FCH163 Introdução aos Estudos Filosóficos

 Filosofia: Princípios e Fundamentos.

FCH414 História da Filosofia Antiga I

Contexto histórico-político da origem da filosofia Os primeiros pensadores. Platão

FCH151 Lógica I

Lógica: Conceito, divisão, progressos. Idéias e termo. Juízo e Proposição. O raciocínio. Dedução e Indução. Silogismo.

FCH155- Ética

Abordagem histórico-filosófica das doutrinas Éticas. Abordagem racional e crítica, conceitos, origens, mudanças e principais problemas da Ética e da Moral. O Valor como base de compreensão do Bem e do Mal.

FCH415 Propedêutica à Leitura e Escrita Filosóficas

A construção do conhecimento filosófico: pensamento conceitual. Metodologias para leitura, interpretação e produção de textos filosóficos. A estrutura do trabalho científico.

FCH119 Sociologia geral

Contexto histórico do surgimento da Sociologia. Precursores do pensamento soiológico. A sociedade como ciência. Teorias clássicas da sociologia. Categorias de análise sociológica. A sociologia contemporânea  e a problemática social.

2º semestre

FCH416 História da Filosofia Antiga II

 Aristóteles e as escolas helenísticas

FCH152 Lógica II

Usos da linguagem e a noção de forma lógica. Argumentação: uso dedutivo de premissas; usos indutivos e falaciosos de premissas.

FCH153 Problemas Metafísicos I

Origem e sistematização da metafísica.

FCH092 Psicologia e Educação

A relação entre os fundamentos da Psicologia e da Educação. Contribuições para o ensino e a pesquisa em Psicologia e Educação.

FCH091 Filosofia e Educação

Filosofia e educação: aspectos conceituais. Tarefas de uma filosofia da educação. Articulações da filosofia com a educação: Aristóteles, Santo Agostinho, Kant, Marx, Nietzsche e Foucault.  Do senso comum pedagógico à consciência filosófica. A teoria do conhecimento e a produção do saber. As antropologias filosóficas fundamentadoras do fazer pedagógico. Ética e educação 

 

CIE024 Educação e Sociedade

O papel social da escola. Educação e poder. Educação e ideologia. Análise sociológica da escola.

3º semestre

FCH 161 Teoria do Conhecimento I

O estatuto da verdade e o problema das fontes do conhecimento: ciência- conhecimento demonstrativo, empirismo e ceticismo.

FCH417 História da Filosofia Medieval I

Neoplatonismo. Patrística. Escolástica.

FCH154 Problemas Metafísicos II

Superação e crise da filosofia do ser enquanto ser; novas dimensões e visões dos problemas fundamental do ser (horizonte contemporâneo)

CIE032 Políticas Públicas e Legislação da Educação

A política educacional no Brasil. A organização dos sistemas de ensino. A crise estado-nação, mudanças no mundo do trabalho e paradigmas em educação. Política de integração: educação superior e educação básica. A política de formação do profissional da educação. A gestão participativa e o compromisso social da educação.

FCH158 Filosofia Política

Concepções da filosofia e teoria da política ocidental com ênfase na questão da democracia

4º semestre

FCH418  História da Filosofia Medieval II

A escola franciscana. São Boaventura. Duns Escoto. Mestre Eckhart. Guilherme de Ockham e o nominalismo. Nicolau de Cusa.

FCH162 Teoria do Conhecimento II

Os limites do conhecimento: tendo como questão central o que pode ser objeto do conhecimento: conhecimento possível; demarcação entre ciência e metafísica.

CIE047 Organização do trabalho escolar I

As características do trabalho escolar: objetivos, finalidades, aspectos teórico-práticos, espaço, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação..

CIE046 Avaliação educacional

Analise critica do sistema de avaliação na educação brasileira. Avaliação: conceituação. Importância, pressupostos, tipos, fases. A avaliação numa perspectiva crítica e humanística da educação.Técnicas e instrumentos de avaliação  

FCH156- Estética

 A Estética. A Arte, fundamentos. A Arte, o Homem e seus fazeres.

5º semestre

FCH147 História da Filosofia Moderna I

A questão do método. A constituição da ciência moderna e os fundamentos do conhecimento.Crítica ao aristotelismo. Construção do racionalismo. Razão e fé.

FCH246 Estágio Supervisionado em Filosofia I

Formação docente e estágio supervisionado. O ensino da filosofia.Pensar e revisitar os conceitos de educação, aula, professor, ensino, aprendizagem, prática, envolvidos no exercício docente.Introdução à pesquisa, elaboração, planejamento e avaliação para realização de aula e curso. Exercício docente da aula. Orientação e supervisão de exercício docente.

FCH157 Filosofia da Linguagem

Enfoque da linguagem sobre o aspecto do significado, vinculando-a a questões concernentes ao uso e às relações que se estabelecem com o pensamento e o contexto social.

CIE048 Organização do trabalho escolar II

Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com as características da clientela escolar. Projeto político pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escolar.

FCH425 Metodologia do ensino e da investigação em filosofia

O ensino como produção e socialização  do saber. A formação investigativa do professor de filosofia. Abordagens e processos na metodologia do ensino da filosofia. O ensino da filosofia e a relação com a pesquisa e a extensão. Investigação pedagógica e a prática curricular. Pesquisa e docência na escola básica.   

6º semestre

FCH159 Filosofia da Ciência

Definição de conceitos de epistemologia; discussão da constituição de racionalidade da ciência e como se dão as mudanças científicas ao longo da história, pondo em evidência o caráter falível da ciência.

FCH148 História da Filosofia Moderna II

. Problemas referentes ao conhecimento: crítica ao inatismo. Questionamento na experiência. Crítica ao empirismo e ao racionalismo.

FCH168 Metodologia da pesquisa em filosofia

Dimensões metodológicas e investigativas da  filosofia. Problematização de temas filosóficos. Elaboração de projeto de pesquisa

FCH427 Estágio Supervisionado em Filosofia II

Exercício docente polissêmico. Vivências de diversas possibilidades de exercício docente em múltiplos espaços educacionais. Exercício docente da “aula” Planejamento de curso de filosofia para realização em múltiplos espaços educacionais. Orientação e supervisão do exercício docente.

CIE029 Currículo

Relações de poder, ideologia e controle social na construção e concepção de currículo. Diferentes perspectivas na relação entre conhecimento científico, conhecimento popular e conhecimento escolar. Formulação de propostas curriculares dos diferentes sistemas, redes e níveis de ensino 

7º semestre

CIE049 Educação e tecnologia

Tecnologia como área do conhecimento humano. Evolução, análise crítica e ênfases contemporâneas. Aplicações tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Novas tecnologias, processo de industrialização de ensino, organização do trabalho escolar e a  formação docente e discente. As concepções pedagógicas e a competência docente: critérios para seleção e utilização de recursos.

FCH149 História da Filosofia Contemporânea I

A filosofia no século XIX. Reações ao sistema hegeliano.

FCH428 Estágio Supervisionado em Filosofia III

Vivências de diversas possibilidades de exercício docente em múltiplos espaços educacionais. Exercício docente da “aula”. Exercício docente de curso de Filosofia em múltiplos espaços Educacionais. Orientação e supervisão de exercício docente.

FCH430 Trabalho de conclusão de curso

Orientações para elaboração do trabalho de conclusão de curso

8º semestre

FCH150 História da Filosofia Contemporânea II

A fenomenologia de Husserl e seus desdobramentos em Heidegger e Sartre.A teoria crítica dos frankfurtianos. Wittgenstein. A hermenêutica de Gadamer. A ética do discurso  de Habermas. Modernidade e pós-modernidade

FCH429 Estágio Supervisionado em Filosofia IV

Exercício docente da “aula”. Exercício docente de curso de filosofia em múltiplos espaços educacionais. Orientação e supervisão de exercício docente

LTA358 LIBRAS

Língua de sinais

 

Disciplinas optativas

LTA357 Língua estrangeira instrumental – Francês

Compreensão da língua escrita. Estratégia de leitura. Consulta bibliográfica. Estudo de textos autênticos visando o plano semântico.

FCH182 Tópicos especiais em filosofia

A definir de acordo com as necessidades dos alunos

FCH172 Antropologia Filosófica

Conceito de homem como sujeito e objeto de um saber e este de observação e reflexão do humano

FCH419 Teorias do Conhecimento e Aprendizagem

A construção do conhecimento e suas bases epistemológicas e psicológicas. Relações entre conhecimento e aprendizagem

FCH420 Tópicos Especiais de Filosofia Antiga

Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia antiga.

FCH 179 - Tópicos Especiais de Filosofia Medieval

Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia medieval

FCH423 Tópicos Especiais de Filosofia Moderna

Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia moderna

FCH421 Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea

Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia contemporânea

CIJ057 Filosofia Jurídica

Definição. Abordagem histórica da filosofia do direito. O problema das categorias jurídicas. Fundamento dos institutos jurídicos. Sistemas jurídicos contemporâneos.

FCH424 Tópicos Especiais em Teoria do Conhecimento

Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da teoria do conhecimento

FCH131 Sociologia Jurídica

Sociologia do direito e ciência do direito. Saber jurídico e ideologia. Direito e estruturas sociais. Normas sociais e normas jurídicas. Direito e poder

LTA 001 História da arte

A história da arte no contexto ocidental

FCH138 Psicologia Geral

Abordagem histórica da Psicologia e a Psicologia como ciência. Matrizes epistemológicas dos principais sistemas da psicologia. Teoria da Personalidade. Principais processos psicológicos e o estudo do comportamento humano.

CIE240 Tecnologias Educacionais

História das tecnologias na educação. Novos paradigmas sociais. Processo de informatização da sociedade. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação. Programas educacionais como recursos didáticos. Categorias de programas educacionais

FCH 175 -  Filosofia da História

Semântica kantiana dos conceitos e juízos históricos. A razão prática. Validade objetiva das leis morais. Papel da filosofia da história na filosofia transcendental.

FCH 188 Hermenêutica

O processo da compreensão e interpretação hermenêutica como modo de investigação. Hermenêutica filosófica. Hermenêutica teológica. Crítica e exegese. Círculo e hermenêutica

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web