Comissão Própria de Avaliação - CPA

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

O processo de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional deverá ser permanente e atender ao disposto na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e incorporar o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA o qual foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005.

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UESC é objeto de avaliação constante e sistemática. Abrange todas as dimensões e aspectos da vida acadêmica, bem como busca oferecer à comunidade interna subsídios para a reflexão e consecução dos objetivos e das metas propostos. Possui caráter participativo e, articula-se à Comissão Própria de Avaliação – CPA, como forma de criar condições para que a avaliação esteja permanentemente integrada na dinâmica institucional.

O objetivo geral do Processo de Avaliação Interna é a ampla análise das dimensões estabelecidas pela legislação vigente, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que têm como pressupostos a autoavaliação, a avaliação externa e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE.

Partindo do pressuposto de avaliação continuada e sistemática, o processo avaliativo constitui-se como um instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública.



















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