Bolsas de Pós-Graduação

Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço 2019/2020


É com grande satisfação que a Embaixada da Suíça comunica a abertura das inscrições para o programa de bolsas de estudo destinado a estudantes brasileiros já graduados. As oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas: 
a)    Doutorado: Candidatos interessados em cursar doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 3 anos;
b)    Pós-Doutorado: Pesquisadores que já possuem um doutorado, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses;
c)     Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses. 
Não haverá bolsas para graduação e mestrado. 
Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano acadêmico de 2019-2020 estão disponíveis para consulta na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) por meio do seguinte link:  
https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/topics/swiss-education-area/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html 
A Embaixada da Suíça ressalta que encontrar uma universidade suíça, o programa de pós-graduação e um(a) orientador(a) é responsabilidade dos interessados. 
Todos os interessados que atendam aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido devem solicitar diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil os documentos de candidatura, por meio do e-mail bra.bolsas@eda.admin.ch
Os documentos de candidatura devem ser impressos e preenchidos para serem devolvidos em três vias à Embaixada até a data limite, juntamente com os documentos requeridos.
Data limite para entrega dos dossiês de candidatura: 31.10.2018 (será considerada a data de postagem).

Endereço para envio:
Embaixada da Suíça
“Bolsa de Estudo”
SES Av. das Nações, Quadra 811, Lote 41
70448-900 Brasília DF


Mais informações sobre oportunidades de estudo ou pesquisa nas diversas instituições suíças podem ser encontradas nos seguintes sites:
http://www.swissuniversities.ch/en/
http://www.studyinginswitzerland.ch/
http://www.proff.ch/search.hierarchy.school.do?lCode=en 
Embaixada da Suiça
SES Avenida das Nações, Quadra 811, Lote 41
70448-900 Brasilia – DF

www.eda.admin.ch/brasilia

 

Agências Nacionais

1. CNPq – Oferece bolsas no exterior segundo as seguintes modalidades: Doutorado Pleno (DGE), Pós-doutorado (PDE), Doutorado Sanduíche (SWE), Estágio Sênior (ESN) e Treinamento no Exterior (SPE). As informações detalhadas podem ser acessadas em:  http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm

O CNPq também oferece bolsas específicas para programas de cooperação assinados com alguns países:

Alemanha:
O CNPq/DAAD também tem convênios e programas de cooperação internacional específicos com outros países como a Alemanha: As inscrições são feitas no site do DAAD (http://rio.daad.de/shared/doutorado.htm ) e o edital é lançado anualmente.

2. CAPES - a Capes oferece regularmente diversas modalidades de bolsas para estudo no exterior: Doutorado, Estágio de doutorado, Estágio pós-doutorado, dentre outras.
www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior
www.capes.gov.br/editais/abertos
Alguns programas específicos da CAPES:

  • CAPES/SECyT – Argentina
  • CAPES/MÊS – Cuba
  • CAPES/FTC – Portugal
  • CAPES/ FIPSE – EUA

3. FAPESB
Oferece bolsas de estudos no exterior a partir de editais com a finalidade de apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Estado da Bahia em instituições do exterior (Pós-Doutorado)

PÓS-DOUTORADO 2 - PD2 
Destinada a quem alcançou o título de doutor, e tem vínculo com instituição de enino superior e/ou centro de pesquisa científica e/ou tecnológica com sede na Bahia, para desenvolver projeto de pesquisa em instituição de outro estado ou país.

Programa de Cooperação Internacional da FAPESB
O Programa de Cooperação Internacional da FAPESB busca estreitar as fronteiras entre indivíduos e organizações locais e internacionais, sejam elas governamentais, não governamentais, acadêmicas, empresariais ou industriais. A Cooperação Internacional visa a identificar parcerias que possibilitem a troca de informações e oportunidades para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. È necessário acompanhar as notícias do site para o lançamento do próximo edital.

4. Ministério das Relações Exteriores

DCE

A Divisão de Temas Educacionais –  DCE divulga informações sobre Bolsas de Estudo para brasileiros, oferecidas por Organismos Internacionais e Governos Estrangeiros, visando ao aperfeiçoamento de recursos humanos. Em alguns dos programas de Bolsas de Estudo é necessário que o formulário de inscrição seja enviado à DCE, que o recebe e o encaminha à Embaixada ou instituição responsável. Para mais informações acesse: www.dce.mre.gov.br/bolsas.htm

ABC
A Agência Brasileira de Cooperação tem Programas de Cooperação Técnica com o Japão e o Canadá, além das cooperações que estão em fase de negociação, com a Espanha e a Alemanha. Obtenha informações no site: www.abc.gov.br

5. UNESCO
Ajudas de Mobilidade para cursar Másteres na Universidade do País Vasco (UPV/EHU) oferecidos pela Associação Universitária Iberoamericana de Pós-graduação –AUIP. A AIUP é um organismo internacional não governamental reconhecido pela UNESCO, dedicada ao fomento dos estudos de pós-graduação e doutorado em Iberoamérica... AUIP

• Estudiar em Argentina

O Estudiar em Argentina é o site oficial do Ministério da Educação do governo argentino. Através dele o estudante pode tirar dúvidas e se acercar de questões legais referente às bolsas, os institutos universitários, os cursos oferecidos, os custos com despesas, alimentação, transporte, dentre outros fatores necessários à vida em um país estrangeiro.

Mais informações, consulte o site: http://estudiarenargentina.siu.edu.ar/StudyinArgentina.htm

 

 



Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster