Bolsas de Pós-Graduação

 

Agências Nacionais

1. CNPq – Oferece bolsas no exterior segundo as seguintes modalidades: Doutorado Pleno (DGE), Pós-doutorado (PDE), Doutorado Sanduíche (SWE), Estágio Sênior (ESN) e Treinamento no Exterior (SPE). As informações detalhadas podem ser acessadas em:  http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm

O CNPq também oferece bolsas específicas para programas de cooperação assinados com alguns países:

Alemanha:
O CNPq/DAAD também tem convênios e programas de cooperação internacional específicos com outros países como a Alemanha: As inscrições são feitas no site do DAAD (http://rio.daad.de/shared/doutorado.htm ) e o edital é lançado anualmente.

2. CAPES - a Capes oferece regularmente diversas modalidades de bolsas para estudo no exterior: Doutorado, Estágio de doutorado, Estágio pós-doutorado, dentre outras.
www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior
www.capes.gov.br/editais/abertos
Alguns programas específicos da CAPES:

  • CAPES/SECyT – Argentina
  • CAPES/MÊS – Cuba
  • CAPES/FTC – Portugal
  • CAPES/ FIPSE – EUA

3. FAPESB
Oferece bolsas de estudos no exterior a partir de editais com a finalidade de apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Estado da Bahia em instituições do exterior (Pós-Doutorado)

PÓS-DOUTORADO 2 - PD2 
Destinada a quem alcançou o título de doutor, e tem vínculo com instituição de enino superior e/ou centro de pesquisa científica e/ou tecnológica com sede na Bahia, para desenvolver projeto de pesquisa em instituição de outro estado ou país.

Programa de Cooperação Internacional da FAPESB
O Programa de Cooperação Internacional da FAPESB busca estreitar as fronteiras entre indivíduos e organizações locais e internacionais, sejam elas governamentais, não governamentais, acadêmicas, empresariais ou industriais. A Cooperação Internacional visa a identificar parcerias que possibilitem a troca de informações e oportunidades para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. È necessário acompanhar as notícias do site para o lançamento do próximo edital.

4. Ministério das Relações Exteriores

DCE

A Divisão de Temas Educacionais –  DCE divulga informações sobre Bolsas de Estudo para brasileiros, oferecidas por Organismos Internacionais e Governos Estrangeiros, visando ao aperfeiçoamento de recursos humanos. Em alguns dos programas de Bolsas de Estudo é necessário que o formulário de inscrição seja enviado à DCE, que o recebe e o encaminha à Embaixada ou instituição responsável. Para mais informações acesse: www.dce.mre.gov.br/bolsas.htm

ABC
A Agência Brasileira de Cooperação tem Programas de Cooperação Técnica com o Japão e o Canadá, além das cooperações que estão em fase de negociação, com a Espanha e a Alemanha. Obtenha informações no site: www.abc.gov.br

5. UNESCO
Ajudas de Mobilidade para cursar Másteres na Universidade do País Vasco (UPV/EHU) oferecidos pela Associação Universitária Iberoamericana de Pós-graduação –AUIP. A AIUP é um organismo internacional não governamental reconhecido pela UNESCO, dedicada ao fomento dos estudos de pós-graduação e doutorado em Iberoamérica... AUIP

• Estudiar em Argentina

O Estudiar em Argentina é o site oficial do Ministério da Educação do governo argentino. Através dele o estudante pode tirar dúvidas e se acercar de questões legais referente às bolsas, os institutos universitários, os cursos oferecidos, os custos com despesas, alimentação, transporte, dentre outros fatores necessários à vida em um país estrangeiro.

Mais informações, consulte o site: http://estudiarenargentina.siu.edu.ar/StudyinArgentina.htm

 

 

 



Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster