Mobilidade para a UESC

Um intercâmbio muda tudo!

A Assessoria de Relações Internacionais se dispõe a oferecer apoio e informações necessárias aos alunos internacionais no processo de adaptação.  

  • Trâmites e documentos
  • Idiomas
  • Custo de vida

Os estudantes estrangeiros devem seguir os trâmites e documentos para regularizar sua situação no Brasil e no curso de graduação ou pós-graduação.

ANTES DO EMBARQUE:

  • Visto de estudante: O candidato deverá providenciar o Visto de Estudante Tipo IV (ITEM IV) no consulado brasileiro no seu país de origem. Confira os documentos necessários no link específico de cada consulado.
  • Seguro internacional: o seguro internacional deve cobrir despesas médicas, laboratoriais e hospitalares em todo território brasileiro e ainda incluir repatriação funerária. O seguro médico deve ser adquirido no país de origem.

NO BRASIL:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM ou Registro Nacional de Estrangeiros/Registro Nacional Migratório (RNM) são emitidos pela Polícia Federal (PF) brasileira. Em Ilhéus, veja a localização da PF no mapa (Google Maps). O comparecimento à Polícia Federal deve ocorrer até 30 dias depois da chegada do estudante. Seguem documentos que se deve levar a PF (essa lista de documentos é apenas orientativa, consulte o site da Polícia Federal para observar se houve mudanças):

    • Requerimento próprio, por meio de formulário devidamente preenchido e assinado;
    • 1 (uma) foto 3x4, recente, colorida, fundo branco, papel liso, de frente;
    • Declaração de endereço eletrônico e demais meios de contato (anexo XIX da Portaria Interministerial nº 3/2018), preferencialmente acompanhada de cópia simples de comprovante de residência;
    • Documento de viagem válido ou outro documento que comprove a identidade e a nacionalidade, nos termos dos tratados de que o País seja parte;
    • Certidão de nascimento ou casamento ou certidão consular ou formulário do visto, quando o documento de viagem ou documento oficial de identidade não trouxer dados sobre filiação;
    • Página do Diário Oficial da União em que conste o deferimento OU formulário original do visto/consulta ao visto no STI, conforme o caso;
    • Documento de identificação do chamante (para visto temporário por reunião familiar);
    • Declaração, sob as penas da lei, subscrita pelo chamante e chamado, que não está presente nenhuma das causas de perda de autorização de residência previstas no art. 135 do Decreto nº 9.199, de 2017 (para visto temporário por reunião familiar)
    • Comprovante de pagamento da taxa de emissão de CRNM, quando aplicável.
    • (código de receita 140120, no valor de R$204,77);

           Consulte o site da Polícia Federal para conhecer:
           Etapas para obtenção da CRNM
           Outras informações como agendamento e guia de recolhimento da união – CRU

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF): É um documento necessário para serviços como matrícula em universidades brasileiras e abertura de conta em banco.
    Preencher o formulário de solicitação no site da Receita Federal no link:
    http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atcta/cpfEstrangeiro/Fcpf.asp
    Levar o protocolo de serviço e os documentos listados no link: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/outros-servicos/cpf
    em uma agência do Consulado brasileiro, da embaixada do Brasil em seu país (levando em consideração o tempo necessário para recebê-lo antes de sua viagem), ou na agência dos Correios de Ilhéus (GOOGLE MAPS).

  • 3 FOTOS 3x4 com fundo branco.
  • Certidão de nascimento ou qualquer documento de identidade do seu país que indique o nome dos seus pais: O consulado brasileiro irá fornecer a você, por ocasião da obtenção do visto, uma “folha consular”, um tipo de documento que possui essas informações. O original desse documento será entregue à Polícia Federal em Ilhéus. Antes de entregá-lo à PF, tire uma cópia.
  • Comprovante de proficiência em língua portuguesa e inglesa: O estudante que não tiver esses comprovantes poderá realizar um curso de português para estrangeiro e um de inglês, observadas as especificidades de cada programa de pós-graduação, e comprovar a proficiência em até 12 meses após ingressar na pós-graduação na UESC (Art. 44 Resolução CONSU 01/2018). Há diferentes formas de comprovar a proficiência, certifique-se na secretaria do seu curso qual será a forma adotada no seu curso. Estudantes naturais de países que tenham idioma oficial o português ou o inglês, a comprovação será dispensada.
  • Formulário de matrícula: na secretaria do curso, no caso da graduação, ou na página da internet do Programa, no caso da pós-graduação.
  • Conta bancária: solicitar a abertura da conta corrente tipo estudante. Para abrir a conta, o estudante poderá comparecer a uma agência Banco do Brasil, e apresentar os seguintes documentos (em original e cópia): comprovante de residência; CPF; número do RNM ou RNE; declaração do coordenador de curso/programa de que receberá a bolsa de estudos; comprovante de matrícula. Importante: A conta deverá ser informada ao coordenador do curso para atribuição da bolsa de estudos. Para evitar problema, faça-o com a maior brevidade possível. Recomenda-se realizar um depósito na conta de um valor simplório, ex. 2,00 (dois reais) para evitar que o banco cancele a conta por inatividade, visto que a tramitação para recebimento da bolsa poderá demorar até 30 dias.
  • Outra opção é criar a conta digital Conta Fácil, do Banco do Brasil. Nessa modalidade o estudante pode abrir a conta pelo celular na hora e já começar a usar, sem precisar ir a uma agência. Para saber como criar uma conta Conta Fácil BB, acesse:
    https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/contas/conta-facil?gclid=Cj0KCQiApY6BBhCsARIsAOI_GjbXYRoGW1eCFW15RQsanVV6Tyi43Oen3imt0KguYRe_-ZliFlCrNIUaAg20EALw_wcB#/
  • Implementação da bolsa de estudos: Após receber o comprovante de abertura da conta bancária, solicitar à secretaria do curso/programa a atribuição da bolsa de estudos. Informe-se na secretaria sobre datas e outros requisitos necessários.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • Revalidação/Reconhecimento de seu diploma de graduação/mestrado: Com base na RESOLUÇÃO CONSU Nº 01/2018, Artigo 25, não é necessário solicitar a revalidação de diplomas e reconhecimento de títulos anteriores para receber o seu diploma do curso atual na UESC. Entretanto, diplomas anteriores precisam apenas estar apostilados de acordo com a Convenção de Haia.

  • Documentos em português, inglês, espanhol e francês não necessitam de tradução. A tradução juramentada somente é requerida para outras línguas ou em casos excepcionais.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web