Arint

 

Uma breve história da Assessoria de Relações Internacionais da UESC

A Assessoria de Relações Internacionais (ARINT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) é o órgão da reitoria habilitado para dar suporte às atividades que envolvam dinâmicas que englobem ou contemplem assuntos da esfera internacional, ou ainda, assuntos nacionais que possam ter desdobramentos no ambiente doméstico e (ou) impacto no âmbito externo. Em outras palavras, a ARINT é a agência diplomática e consular da UESC para assuntos que envolvam questões pertinentes à política internacional da universidade.

Mesmo se tratando de uma instituição jovem, a UESC já possui seu espaço em diversos seguimentos dos três pilares da academia: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, nos últimos anos, sobretudo na última década, no que concerne a assuntos ligados ao internacional, a universidade vem desenvolvendo sua expertise em temas de internacionalização de suas atividades. Para tanto, a ARINT cumpre um papel de inegável relevância, seja ele missões que envolvam a matrícula de um aluno estrangeiro até revalidação de diploma estrangeiro, passando pela colaboração na organização de eventos, ou mesmo a celebração de convênio que permitam um maior diálogo da UESC com instituições de ensino superior já consolidadas e com renome internacional.

A ARINT foi criada na esteira dos eventos que levaram à criação e implantação do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI), ocorridos, respectivamente, nos anos de 2002 e 2003 – o próprio curso é fruto de acordo internacional firmado em 1999 entre a UESC e a Universidade de la Rochelle, na França. Consequentemente, a temática internacional passou a ganhar maior peso institucional, pois, atualmente, as demandas por maiores interações com entes do sistema internacional se faziam cada vez mais presentes. É nesse contexto, portanto, que surge a ARINT no ano de 2006, como um instrumento da reitoria que pudesse não apenas orientá-la em assuntos internacionais, mas, também, prospectar oportunidades de interação global.

Não por acaso, a primeira assessora de relações internacionais foi a Prof.ª Claudete Rejane Weiss, nomeada pelo então reitor Prof. Antonio Joaquim Bastos da Silva em 10 de agosto de 2006 – data de nascimento da ARINT. A Prof.ª Claudete Rejane Weiss, mestre em Integração Latino-Americana, é professora do curso LEA-NI da UESC. Ela permaneceu no cargo até dezembro de 2007.

A partir de então, a ARINT teve um hiato – pelo menos no que diz respeito à sua nomenclatura –, passando a se chamar temporariamente de Assessoria Especial de Relações Institucionais em maio de 2008, quando ocorreu a nomeação do Prof. Luis Antonio Santos Bezerra, professor do curso de Direito. Posteriormente, o Prof. Bezerra é exonerado do cargo e quem passa a responder interinamente pelo cargo, a partir de 01 de abril de 2009, é a Analista Universitária Gilda Maria di Tulio Campos.

Em março de 2010 a Prof.ª Zelina Márcia Pereira Beato, do Departamento de Letras e Artes, assume o cargo de assessora de relações internacionais, voltando a ARINT a receber a definição de Assessoria de Relações Internacionais. Ela permaneceu no cargo até fevereiro de 2012. O sucessor da Prof.ª Zelina é o Prof. Antonio Carlos Silva, do Departamento de Ciências Econômicas da UESC, que assume em fevereiro de 2012 e finda sua gestão em setembro de 2013.

A ARINT passou por um período de três meses sem assessor até a nomeação do Prof. Ronan Xavier Corrêa, do Departamento de Ciências Biológicas da UESC, em janeiro do ano de 2014. Sua gestão desde então vem contribuindo para consolidar o setor como importante órgão de assessoramento da reitoria da UESC, pois, atualmente, a ARINT mostra-se cada vez mais necessária num contexto internacionalização universitária. Nesse período, diferentes regulamentos de internacionalização foram aprovados pelos órgãos superiores.

Quanto aos servidores administrativos, Matheus Gonzaga Teles foi o primeiro secretário da ARINT entre janeiro de 2009 e outubro de 2011. Posteriormente, Luciana Rosa Batista ocupou a função entre outubro 2011 e novembro de 2014. Atualmente, a ARINT conta com dois secretários: Elizane Souza dos Santos, desde abril de 2016, e Romário de Jesus Santos, desde julho 2018. Com um quadro estabilizado de três componentes – assessor e secretários –, a ARINT pode dar seguimentos às atividades anteriormente já empreendidas e avançar para outras que necessitavam de um corpo funcional compatível com as especificidades do setor.



Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web