Bolsas de Graduação

 

Antes de falar das bolsas de estudos para a graduação, é bom conhecer o conceito de  “mobilidade acadêmica”. Mobilidade é o processo que possibilita ao aluno de graduação ou de pós-graduação, matriculado em uma instituição de ensino superior (IES), estudar em outra instituição brasileira ou estrangeira e, após a conclusão dos créditos e/ou pesquisa, receber um comprovante de estudos da instituição de origem.

A mobilidade acadêmica possibilita o contato dos alunos, professores e pesquisadores com outra cultura, o que muito contribui para a formação humana e o aperfeiçoamento acadêmico.

Normalmente, a mobilidade envolve um período de 1 a 2 semestres e deve ser programada segundo as normas regimentais que organizam a vida acadêmica do aluno na Instituição em que estuda.

• TIPOS DE MOBILIDADE ACADÊMICA

Mobilidade Acadêmica vinculada a programas
Nesse tipo de mobilidade o aluno participa de um dentre os diversos programas oferecidos por outros países, por exemplo:
CAPES/BRAFITEC e Duplo Diploma – França
UNIBRAL – Alemanha
ERASMUS MUNDUS – Espanha e Portugal

Mobilidade Acadêmica livre
Nessa modalidade, o aluno participa do Programa da IES, realizado através de convênios celebrados para esse fim ou estuda numa IES não conveniada que aceite o aluno sem a celebração do convênio. As despesas decorrentes da participação no Programa de Mobilidade Acadêmica ficam a cargo dos estudantes. Nesse sentido, a UESC já possui acordos de cooperação com algumas instituições estrangeiras, o que torna a mobilidade de alunos e professores uma possibilidade mais concreta

• ARGENTINA

Aliança Internacional Argentina
São oferecidas bolsas parciais para um programa cultural e de imersão total em espanhol, promovido pela escola Able (Aprendizaje Baseado em Lenguas Extranjeras), e que será ministrado na cidade de Córdoba. As bolsas cobrirão 60% dos custos da viagem, equivalentes a US$ 750, com outros US$ 490 a cargo dos estudantes contemplados. O valor total refere-se à acomodação, taxas administrativas, taxas de serviços aos estudantes, taxa de registro, material de estudo, impostos e seguro de vida. A bolsa não contempla passagem aérea ou refeições. Para participar, o interessado deve ser estudante de Ensino Médio ou Superior ou ter se formado recentemente.

Inscrições: Os prazos variam conforme o período de aulas. Há programas previstos para começar 1º de fevereiro de 2010, em 2 de junho de 2010 e em 3 de agosto de 2010.

Informações:
http://www.ablespanish.com/home/index.php
http://www.spanishscholarship.blogspot.com
info@spanishinargentina.org

• AUSTRÁLIA

O site Study in Austrália disponibiliza bolsas do governo australiano para estudantes estrangeiros. Há vários tipos de oportunidade, dentre elas, a possibilidade de trabalho e estudo para facilitar a permanência de alunos estrangeiros. Quanto à escolha das universidades não há limitação. Logo, o candidato pode pleitear vaga em uma universidade situada em qualquer um dos estados do país.
Consulte mais detalhes em: http://studyinaustralia.gov.au/Sia/pt/StudyCosts/Scholarships

• CANADÁ

Bolsas – ver os seguintes sítios abaixo:
Associação de Universidades e Faculdades do Canadá
(Informação disponível somente em inglês - em francês)
Escritório Canadense de Educação Internacional
(Informação disponível somente em inglês - em francês)
Conselho Internacional de Estudos Canadenses
(Informação disponível somente em inglês - em francês)
Centro de Informação Canadense sobre Diplomas Internacionais
(Informação disponível somente em inglês - em francês)
Conselho de Ministros de Educação do Canadá
(Informação disponível somente em inglês - em francês)

• ESTADOS UNIDOS

EducationUSA - Programa oferece auxílio pré-embarque aos EUA
O programa Oportunidades Acadêmicas oferece bolsas a jovens talentos internacionais que precisam de auxílio financeiro para dar os primeiros passos em direção às melhores instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos. A iniciativa, oferecida pelos escritórios EducationUSA, cobre taxas de inscrição para testes, custos de tradução dos documentos e registros oficiais dos alunos, postagem internacional da documentação, custos relacionados a solicitação do visto Americano específico e taxas de matrícula nas instituições americanas para as quais o estudante esteja se candidatando. Além disso, os bolsistas também poderão receber transporte de ida e volta, reembolso de despesas com o processamento da admissão, viagem de ida e volta para a Embaixada Americana ou Consulado e transporte para a instituição americana. Também estão inclusas aulas de inglês avançado, auxílio único para despesas iniciais de acomodação e auxílio financeiro limitado para complementar a ajuda oferecida pela instituição de Ensino Superior Americana quando esta for menor do que as necessidades do estudante. Podem concorrer aos auxílios estudantes que tenham mérito acadêmico, interesse e ambição. Os candidatos devem comprovar ainda que não dispõem de recursos financeiros. Este programa está disponível apenas para os candidatos que não estejam recebendo bolsa Fulbright ou outro patrocínio ou bolsa do governo americano.

Inscrições: fluxo contínuo

Informações:
www.educationusa.state.gov http://universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17576

• HOLANDA

Bolsas de estudos na Holanda - Graduação, Mestrado e Doutorado - Nuffic Neso: Escritório de promoção acadêmica holandesa
Programas HSP (Huygens Scholarship Programme), NFP (Netherlands Fellowship Programme) e de bolsas institucionais.
Informações: http://www.nesobrasil.org/home

• JAPÃO

As universidades japonesas por meio do Programa Japan Student Services Organization (JASSO) estão aceitando inscrições para o ano acadêmico 2010-2011. 
As bolsas estão disponíveis para estudantes internacionais que foram aceitos por universidades japonesas ou escolas de graduação participantes do acordo de curta duração, que vai de três meses a um ano. Mais informações consulte: http://www.jasso.go.jp/scholarship/short_term_e.html

Bolsas de estudos - mext
O Governo do Japão através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia oferece seis tipos diferentes de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. As bolsas de estudo são intermediadas pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, desde 1956.

Bolsa de graduação
Bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa, inclui também um ano de curso preparatório no Japão.

Escolas técnicas superiores
As Escolas Técnicas Superiores do Japão têm a duração de 5 anos para os estudantes japoneses formados no 1º grau (equivalente a 9 anos de estudo). A bolsa permite que o bolsista ingresse no 3º ano destes cursos, após 1 ano de curso de língua japonesa. Os bolsistas com bom desempenho poderão solicitar a prorrogação da bolsa por mais 2 anos, transferindo-se para o 3º ano do curso universitário, com exceção do curso de marinha mercante.

Bolsa para curso profissionalizante
Os Cursos Profissionalizantes no Japão têm a duração de 3 anos. Após 1 ano de curso preparatório e aprendizado de língua japonesa, o bolsista ingressará na escola profissionalizante determinada pelo governo japonês, para um curso de 2 anos. Esta bolsa visa proporcionar o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.

Língua e cultura japonesa
Bolsa para estudantes universitários de língua, literatura ou cultura japonesa que visa o aprimoramento em universidades japonesas.
Inscrições: Para cada bolsa há um processo seletivo distinto.

Informações:
http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1.htm
Ou pelo telefone: de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 9:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30 (Depto. Cultural do Consulado)
TEL: (0XX11) 3254-0100

• UNESCO

Bolsas Curtas em Biotecnologia de Plantas do Programa BAC-UNESCO
Oferecidas pela Divisão de Ciências Básicas da UNESCO, essas bolsas têm como público-alvo cientistas de países em desenvolvimento, menores de 40 anos e que trabalham em laboratórios de investigação biotecnológica, por um período de um a três meses.

Inscrições: Até 30/12 de cada ano
Informações: portal.unesco.org

Estudiar em Argentina

O Estudiar em Argentina é o site oficial do Ministério da Educação do governo argentino. Através dele o estudante pode tirar dúvidas e se acercar de questões legais referente às bolsas, os institutos universitários, os cursos oferecidos, os custos com despesas, alimentação, transporte, dentre outros fatores necessários à vida em um país estrangeiro.

Mais informações, consulte o site: http://estudiarenargentina.siu.edu.ar/StudyinArgentina.htm

 



Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster