Convênios

Os convênios com instituições internacionais são estabelecidos a partir da identificação de oportunidades de colaboração. Os procedimentos para propor um convênio encontram-se descritos em

Os termos de um convênio devem conter uma estrutura padronizada com identificação das partes, objetivos, atividades e outros conteúdos, conforme modelo de convênio bilingue: português e língua oficial da universidade parceira. A seguir, encontram-se os modelos em português-espanhol e português-inglês.

  • Convênios com universidades e institutos
  • Convênios de afiliações

CONVÊNIOS DA UESC POR REGIÕES E PAÍSES

AMÉRICA DO SUL, AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
País Instituição parceira Objeto do convênio
Argentina Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires Convênio firmado em 2015, com vistas a promover o intercâmbio de estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, a colaboração entre professores e pesquisadores e a promoção de eventos científicos.
Chile Universidad de Concepción Convênio firmado em 2016, a fim de executar projetos de pesquisa aplicados.
Colômbia Insituto de Ecologia, A.C (INECOL) Convênio firmado em 2015, com o propósito de promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.
Colômbia Universidad Pedagógica Nacional Convênio firmado em 2017, de modo a promover a cooperação acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa.
Cuba Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas – InSTEC Convênio firmado em 2009, com vistas a promover a troca de informações e transferência de conhecimento técnico-científico, bem como o intercâmbio de pessoal técnico, especialistas e pesquisadores.
Cuba Universidad de las Ciéncias Informáticas - UCI Convênio firmado em 2014, com vistas a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.
Peru La Universidad de Piura - UDEP Convênio firmado em 2016, de modo a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.

 

AMÉRICA DO NORTE
País Instituição parceira Objeto do convênio
EUA Central Connecticut State University Convênio firmado em 2018, com vistas a gerar o intercâmbio de professores, estudantes e funcionários, o treinamento e atividades de pesquisa conjunta, além de materiais acadêmicos e outras informações
México Instituto de Ecologia AC - INECOL Convênio firmado em 2011, de modo a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.

 

ÁFRICA
País Instituição parceira Objeto do convênio
Angola Universidade Agostinho Neto Convênio firmado em 2017, com vistas a promover o intercâmbio de estudantes e de docentes das duas instituições, visando as suas qualificações acadêmicas e profissionais.

 

EUROPA
País Instituição parceira Objeto do convênio
Alemanha Museu de Zoologia Koening Convênio firmado em 2015, com vistas a estabelecer atividades de pesquisa conjunta em para ambas as instituições, ademais do intercambio de professores, pesquisadores e estudantes, bem como outros temas.
Espanha Instituição parceira: Universidad de Zaragoza Objeto do convênio:  Convênio firmado em 2018, com objetivoi de estabelecer colaboração para o desenvolvimento docente em matéria de ensino e pesquisa, e de aumentar a qualidade do serviços de formação que prestam às respectivas comunidades.
Espanha Centre de Recerca en Agrigenòmica - CRAG Convênio firmado em 2014, com vistas promover a colaboração em todas as áreas de conhecimento e programas de pesquisa de interesse mútuo.
Espanha Universidad Autónoma de Barcelona Convênio firmado em 2015, com vistas a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.
Espanha Universidad de Las Palmas de Gran Canaria Convênio firmado em 2014, a fim de proporcionar a formação de profissionais em diferentes áreas e em estreita relação com as necessidades regionais.
Espanha Universidad de Oviedo Convênio firmado em 2013, com o objetivo de facilitar a cooperação entre as duas universidades e o propósito de desenvolver o intercâmbio de docentes e estudantes, projetos de pesquisa conjunta e estágios sabáticos.
Espanha Universidade de Extremadura Convênio firmado em 2015, com o objetivo de estimular e apoiar a concretização de projetos conjuntos de investigação entre pesquisadores ou equipes pesquisadores de ambas as partes.
Espanha Universidad Pablo de Olavide Convênio firmado em 2018, de modo a desenvolver pesquisas conjuntas em temas de interesse comum para ambas as instituições.
França Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Developpement - CIRAD Convênio firmado em 2002, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional para o benefício da cadeia produtiva do cacau, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos dois países.
França Université de la Rochelle Convênio firmado em 1999, com vistas a promover o intercâmbio de professores, estudantes e realização de cursos das respectivas línguas nacionais.
França Université Joseph Fourier - UJF Convênio firmado em 2016, com o objetivo de apresentar propostas conjuntas ou cooperativas às agências de financiamento para a realização de programas de pesquisa, desenvolvimento, educação e aprimoramento institucional.
Itália Universidade de Turim Convênio firmado em 2015, com vistas a promover o intercâmbio de professores, pesquisadores, equipe técnico-administrativo e estudantes.
Portugal Universidade de Coimbra Convênio firmado em 2013, com intuito de promover o intercâmbio de estudantes, de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior.
Portugal Universidade do Porto O presente acordo tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas Universidades, em todos os campos de comum interesse. Realizar pesquisas em campos específicos, delimitados oportunamente em aditivos ao presente  acordo, para que tais efeitos se estabeleçam
Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Convênio firmado em 2014, tendo como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre ambas as universidades, em todos os campos de comum interesse.
Reino Unido Alberystwyth University Convênio firmado em 2016, com vistas a facilitar o diálogo contínuo entre as duas instituições em especial no que concerne à disseminação de informação e compartilhamento de experiências entre os servidores e estudantes das duas instituições.

 

ÁSIA
País Instituição parceira Objeto do convênio
Índia University of Hyderabad Convênio firmado em 2015, com o propósito de identificar e apresentar propostas conjuntas ou cooperativas às agências de financiamento para realização de programas de pesquisa, desenvolvimento, educação e aprimoramento institucional.

 

 

OCEANIA
País Instituição parceira Objeto do convênio
- - -

 

 

 

 

 


Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – GCUB

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 83 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. Veja mais aqui: http://www.grupocoimbra.org.br/

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM – foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, na cidade de Maringá, Paraná, em outubro de 1991. Veja mais aqui: http://www2.abruem.org.br/

Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI

A FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. Veja mais aqui: http://faubai.org.br/pt-br/

Universia Brasil S.A.

 

Convênio firmado em 2015, a fim de prover a UESC com notícias científicas e estudos, pesquisas e obras elaboradas no âmbito da IES, bem como fornecer acesso a informações de domínio público. Veja mais aqui: http://www.universia.com.br/

Asociación Colombiana de Universidades

Rede colombiana que reúne diversas universidades do país. Veja mais aqui: https://www.ascun.org.co/

Asociación Nacional de Universidades e Instituiciones de Enseñaza Superior de México

 

A ANUIES é uma associação não governamental, de natureza plural, que reúne as principais instituições de ensino superior do México, cujo denominador comum é a sua vontade de promover sua melhoria integral nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da cultura. Veja mais aqui: http://www.anuies.mx/

Conselho dos Reitores da Alemanha

Convênio firmado em 2011, a fim de envidar esforços para o fomento da cooperação e da mobilidade acadêmica entre as universidades do Brasil e da Alemanha no campo do Estudo, do ensino, da pesquisa e desenvolvimento, do aperfeiçoamento e da transferência de tecnologia e conhecimento. Veja mais aqui: https://www.hrk.de/home/

Associação de Universidades de Língua Portuguesa

Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Somos mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor - e Macau (RAEM). Tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Estimula a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes. Propõe uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos. Veja mais aqui: http://aulp.org/

Fondazioni Conferenza dei Rettori delle Università Italiane - CRUI

 

A CRUI é uma associação de universidades públicas e privadas italianas. Fundada em 1963 como uma associação privada dos reitores, ao longo do tempo adquiriu um papel e uma representação institucional reconhecidos e uma capacidade concreta de influenciar o desenvolvimento do sistema universitário através de estudo intensivo e experimentação. Veja mais aqui: https://www.crui.it/

 

Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster