Convênios

Os convênios com instituições internacionais são estabelecidos a partir da identificação de oportunidades de colaboração. Os procedimentos para propor um convênio encontram-se descritos em

Os termos de um convênio devem conter uma estrutura padronizada com identificação das partes, objetivos, atividades e outros conteúdos, conforme modelo de convênio bilingue: português e língua oficial da universidade parceira. A seguir, encontram-se os modelos em português-espanhol e português-inglês.

  • Convênios com universidades e institutos
  • Convênios de afiliações

CONVÊNIOS DA UESC POR REGIÕES E PAÍSES

AMÉRICA DO SUL, AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
País Instituição parceira Objeto do convênio
Argentina Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires Convênio firmado em 2015, com vistas a promover o intercâmbio de estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, a colaboração entre professores e pesquisadores e a promoção de eventos científicos.
Chile Universidad de Concepción Convênio firmado em 2016, a fim de executar projetos de pesquisa aplicados.
Colômbia Insituto de Ecologia, A.C (INECOL) Convênio firmado em 2015, com o propósito de promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.
Colômbia Universidad Pedagógica Nacional Convênio firmado em 2017, de modo a promover a cooperação acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa.
Cuba Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas – InSTEC Convênio firmado em 2009, com vistas a promover a troca de informações e transferência de conhecimento técnico-científico, bem como o intercâmbio de pessoal técnico, especialistas e pesquisadores.
Cuba Universidad de las Ciéncias Informáticas - UCI Convênio firmado em 2014, com vistas a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.
Peru La Universidad de Piura - UDEP Convênio firmado em 2016, de modo a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.

 

AMÉRICA DO NORTE
País Instituição parceira Objeto do convênio
EUA Central Connecticut State University Convênio firmado em 2018, com vistas a gerar o intercâmbio de professores, estudantes e funcionários, o treinamento e atividades de pesquisa conjunta, além de materiais acadêmicos e outras informações
EUA Yale University Convênio firmado em 2014, como o objetivo de identificar e apresentar propostas conjuntas ou cooperativas às agências de financiamento para a realização de programas de pesquisa, desenvolvimento, educação e aprimoramento institucional.
México Instituto de Ecologia AC - INECOL Convênio firmado em 2011, de modo a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.

 

ÁFRICA
País Instituição parceira Objeto do convênio
Angola Universidade Agostinho Neto Convênio firmado em 2017, com vistas a promover o intercâmbio de estudantes e de docentes das duas instituições, visando as suas qualificações acadêmicas e profissionais.
Moçambique Universidade Zambeze Convênio firmado em 2013, com vistas a promover o interesse nas atividades de ensino e pesquisa de ambas as instituições.

 

EUROPA
País Instituição parceira Objeto do convênio
Alemanha Museu de Zoologia Koening Convênio firmado em 2015, com vistas a estabelecer atividades de pesquisa conjunta em para ambas as instituições, ademais do intercambio de professores, pesquisadores e estudantes, bem como outros temas.
Bélgica Université de Liège Convênio firmado em 2010, com a promover a análise da realidade agrícola do Estado da Bahia. Ele visa reforçar as respectivas conquistas científicas, desenvolver projetos de pesquisa comuns e a se associarem para encontrar recursos comuns de financiamento nesse quadro.
Escócia University of Edinburgh Convênio firmado em 2014, com vistas a estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas universidades, nas áreas de conhecimento de comum interesse.
Espanha Centre de Recerca en Agrigenòmica - CRAG Convênio firmado em 2014, com vistas promover a colaboração em todas as áreas de conhecimento e programas de pesquisa de interesse mútuo.
Espanha Universidad Autónoma de Barcelona Convênio firmado em 2015, com vistas a promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, bem como fomentar a cooperação entre seus diferentes cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos e grupos de pesquisa.
Espanha Universidad Complutense de Madrid Convênio estabelecido em 2013, a fim de promover o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes para a realização de projetos conjuntos nos campos de cooperação científica.
Espanha Universidad de Las Palmas de Gran Canaria Convênio firmado em 2014, a fim de proporcionar a formação de profissionais em diferentes áreas e em estreita relação com as necessidades regionais.
Espanha Universidad de Oviedo Convênio firmado em 2013, com o objetivo de facilitar a cooperação entre as duas universidades e o propósito de desenvolver o intercâmbio de docentes e estudantes, projetos de pesquisa conjunta e estágios sabáticos. Saiba mais
Espanha Universidade de Extremadura Convênio firmado em 2015, com o objetivo de estimular e apoiar a concretização de projetos conjuntos de investigação entre pesquisadores ou equipes pesquisadores de ambas as partes.
Espanha Universidad Pablo de Olavide Convênio firmado em 2018, de modo a desenvolver pesquisas conjuntas em temas de interesse comum para ambas as instituições.
França Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Developpement - CIRAD Convênio firmado em 2002, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional para o benefício da cadeia produtiva do cacau, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos dois países. Saiba mais
França Université de la Rochelle Convênio firmado em 1999, com vistas a promover o intercâmbio de professores, estudantes e realização de cursos das respectivas línguas nacionais.
França Université Joseph Fourier - UJF Convênio firmado em 2016, com o objetivo de apresentar propostas conjuntas ou cooperativas às agências de financiamento para a realização de programas de pesquisa, desenvolvimento, educação e aprimoramento institucional.
França Université Paul-Valéry Montpellier 3, UPV Convênio firmado em 2012, de modo a promover o desenvolvimento dos intercâmbios acadêmicos, científicos e culturais, e de atividades de ensino e pesquisa.
Itália Universidade de Turim Convênio firmado em 2015, com vistas a promover o intercâmbio de professores, pesquisadores, equipe técnico-administrativo e estudantes.
Portugal Universidade da Beira Interior Convênio firmado em 2013, tendo como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas universidades, em todos os campos de comum interesse.
Portugal Instituto Politécnico de Coimbra Convênio firmado em 2013, de modo a desenvolver uma ampla e eficaz colaboração acadêmico-científica em temas de interesse comum.
Portugal Universidade de Coimbra Convênio firmado em 2013, com intuito de promover o intercâmbio de estudantes, de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior.
Portugal Universidade de Lisboa Convênio firmado em 2012, tendo como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre ambas as universidades, em todos os campos de comum interesse.
Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Convênio firmado em 2014, tendo como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre ambas as universidades, em todos os campos de comum interesse.
Portugal Universidade do Porto Convênio firmado em 2012, tendo como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre ambas as universidades, em todos os campos de comum interesse.
Reino Unido Alberystwyth University Convênio firmado em 2016, com vistas a facilitar o diálogo contínuo entre as duas instituições em especial no que concerne à disseminação de informação e compartilhamento de experiências entre os servidores e estudantes das duas instituições.

 

ÁSIA
País Instituição parceira Objeto do convênio
Índia University of Hyderabad Convênio firmado em 2015, com o propósito de identificar e apresentar propostas conjuntas ou cooperativas às agências de financiamento para realização de programas de pesquisa, desenvolvimento, educação e aprimoramento institucional.
Saiba mais

 

 

OCEANIA
País Instituição parceira Objeto do convênio
- - -

 

 

 

 

 


Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – GCUB

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 83 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. Veja mais aqui: http://www.grupocoimbra.org.br/

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM – foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, na cidade de Maringá, Paraná, em outubro de 1991. Veja mais aqui: http://www2.abruem.org.br/

Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI

A FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. Veja mais aqui: http://faubai.org.br/pt-br/

Universia Brasil S.A.

 

Convênio firmado em 2015, a fim de prover a UESC com notícias científicas e estudos, pesquisas e obras elaboradas no âmbito da IES, bem como fornecer acesso a informações de domínio público. Veja mais aqui: http://www.universia.com.br/

Asociación Colombiana de Universidades

Rede colombiana que reúne diversas universidades do país. Veja mais aqui: https://www.ascun.org.co/

Asociación Nacional de Universidades e Instituiciones de Enseñaza Superior de México

 

A ANUIES é uma associação não governamental, de natureza plural, que reúne as principais instituições de ensino superior do México, cujo denominador comum é a sua vontade de promover sua melhoria integral nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da cultura. Veja mais aqui: http://www.anuies.mx/

Conselho dos Reitores da Alemanha

Convênio firmado em 2011, a fim de envidar esforços para o fomento da cooperação e da mobilidade acadêmica entre as universidades do Brasil e da Alemanha no campo do Estudo, do ensino, da pesquisa e desenvolvimento, do aperfeiçoamento e da transferência de tecnologia e conhecimento. Veja mais aqui: https://www.hrk.de/home/

Associação de Universidades de Língua Portuguesa

Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Somos mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor - e Macau (RAEM). Tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Estimula a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes. Propõe uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos. Veja mais aqui: http://aulp.org/

Fondazioni Conferenza dei Rettori delle Università Italiane - CRUI

 

A CRUI é uma associação de universidades públicas e privadas italianas. Fundada em 1963 como uma associação privada dos reitores, ao longo do tempo adquiriu um papel e uma representação institucional reconhecidos e uma capacidade concreta de influenciar o desenvolvimento do sistema universitário através de estudo intensivo e experimentação. Veja mais aqui: https://www.crui.it/

 

Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster